Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Vida

Professora Ierecê Barbosa lança romance paradidático em contextos amazônicos

A obra ‘Os Anjos Também Surtam’, que é o 21º livro da autora e seu primeiro romance, será lançada neste sábado (05) na Livraria Saraiva em Manaus


01/07/2014 às 11:20

Um suicídio misterioso envolvendo uma jovem universitária e os esforços feitos para desvendar os motivos desta tragédia poderia ser o enredo de um livro de Agatha Christie, porém, ao mergulhar o drama em contextos amazônicos, a professora Ierecê Barbosa mostra originalidade em “Os Anjos Também Surtam”, seu 21º livro. O lançamento deste está marcado para o sábado (5), às 17h30, no Espaço Cultural Thiago de Mello da Livraria Saraiva (Manauara Shopping).

A escritora define a obra como um romance paradidático, e, apesar da intimidade com a carreira literária, é o primeiro que Ierecê escreve nesse estilo. Por conta disto, a obra ficou, em suas palavras, “maturando” desde 2006 até os dias atuais. “Um amigo meu, que é professor de Letras, disse que o romance é como se você jogasse uma pedra no lago e formam-se aquelas ondas em círculo. O romance é assim, tudo deve estar conectado, bem amarrado. Isso foi um desafio para mim, daí porque talvez eu tenha segurado um pouco o lançamento”, diz a autora.

Os elementos regionais inseridos por Ierecê permeiam todos os dez capítulos de “Os Anjos Também Surtam”, servindo o estado do Amazonas como uma espécie de divã - na trama, conceitos como depressão, transtorno bipolar, vampirizarão, inibição, dentre outros, são evidenciados. Segundo a autora, trata-se de uma obra que pode ser aproveitada tanto para o ensino de graduação (Psicologia, Filosofia ou Letras, ela sugere) como para leitura pura e simples.

Incursão nas letras

Ao contrário de boa parte dos escritores, Ierecê Barbosa não nasceu com o dom de escrever. Pelo contrário – este foi cultivado com muito esforço e dificuldades pelo meio do caminho. Ela aprendeu a ler muito nova, antes mesmo de saber segurar no lápis, e em pouco evoluiu para um estágio deveras avançado para sua idade.

“Aos sete anos eu já lia fotonovelas. Quando fui para escola, já sabia ler muito bem e escrever não me interessava. Tive muita dificuldade. Minha mãe foi fundamental para me ajudar a vencer isto. Mas até hoje sinto que penso muito mais rápido do que escrevo”, recorda Ierecê.

Hoje, com a titulação de doutora em Educação e após 21 livros, a autora é prova viva de como o amor pela literatura também auxilia na superação. No momento, mais outras duas obras estão no forno - “O homem que jantava sozinho”, com lançamento previsto para novembro, e “O Leilão”, para 2015 ou 2016. A produção não para.

Sobre a autora

Ierecê Barbosa é licenciada em Pedagogia, bacharel em Comunicação Social, Psicanalista Clínica, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Amazonas – UFAM (aposentada); Universidade do Estado do Amazonas – UEA e Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Obras da autora

1987

Sonhos de Papel: poesias ();

1993

Pingos de Ternura: poesias

1994

A Primeira Chuva: 1994 crônicas

1996

publicidade

Favor Transmitir ao Destinatário: uma análise semiológica dos avisos de rádio no Amazonas. Manaus/AM, EDUA, 1996. (Dissertação de Mestrado);

1997

Sabor ZF: poesias

2005

Tempo de Aprender: uma abordagem psicopedagógica sobre as dificuldades e os transtornos da aprendizagem Manaus/AM. UEA Edições, 2005;

2005

Papagaios no Varal: a comunicação intra e interpessoal no processo educativo. Manaus/AM. UEA Edições, 2005;

2006

Chão de Fábrica: ser mulher operária no Polo Industrial de Manaus - PIM Manaus/AM. Ed. Valer, 2006. (Tese de Doutorado);

2007

Diário de Classe: Terapia Cognitiva Comportamental a serviço dos educadores. Manaus/AM. EUA Edições, 2007.

2014

Os Anjos Também Surtam: um romance psicopedagógico. Curitiba. Editora Aprris, 2014.

E mais 10 livros, em coautorias.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Os Anjos Também Surtam”, de Ierecê Barbosa

Quando: Sábado (5 de julho), às 17h30

Onde: Espaço Thiago de Mello da Livraria Saraiva (Manauara Shopping)

publicidade
publicidade
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
No Dia do Livro Infantil, escritora dá dicas para incentivar a leitura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.