Terça-feira, 16 de Julho de 2019
Vida

Profissionais ajudam a acabar com a bagunça e dão sugestões para uma vida organizada

No programa “Santa Ajuda”, do GNT, Micaela Góes mostra o passo a passo de como otimizar espaços e descartar o que não usa para melhorar o ambiente



1.jpg No canal GNT, Micaela Góes mostra casos reais de pessoas que não conseguiam se livrar sozinhas daquele ambiente desorganizado.
27/02/2016 às 14:36

Se na internet a “zoeira never ends”, em muitas  casas  parece que  a “bagunça nunca tem fim”. A boa notícia é que tem sim. Semanalmente a atriz e personal organizer Micaela Góes prova que há muitas soluções quando o assunto é deixar a casa – e porque não dizer a vida - bem organizada. Basta uma “Santa Ajuda”.

No canal GNT, Micaela Góes mostra casos reais de pessoas que não conseguiam se livrar sozinhas  daquele ambiente desorganizado. Além de ajudar os participantes, o programa “Santa Ajuda” sugere ideias para os espectadores e passou a dar um holofote ao personal organizer, profissional especializado em “colocar a casa em ordem”.

“Não é desculpa, estamos cada vez mais ocupados e sem tempo para os afazeres domésticos. Mas também acho que não é hábito da nossa cultura. Deveríamos aprender isso na escola, como cada coisa ter o seu lugar, quebrou, conserte, enfim, se organizar mesmo”, diz. 

A passagem do “Santa Ajuda” pelas casas parece até mágica, ou melhor, um projeto de arquitetura: dá um novo visual ao lugar.  Mas, na verdade, o que a personal organizer faz é otimizar o ambiente  com a utilização de ferramentas fáceis de encontrar em qualquer loja, como prateleiras, ganchos, caixas organizadores, e etc.

“Não sou arquiteta, mas tenho ‘feeling’ para saber utilizar os espaços de uma forma que fique funcional e  torne a rotina mais prática”. Além disso, mudar os conceitos da pessoa, como desapegar das coisas que não usa, faz parte do processo de organização.

“É como na alimentação, você precisa fazer uma reeducação organizacional. Você vai ganhar mais tempo e ter menos estresse depois que se organiza”. E como ela é a profissional da organização, além de apresentadora, na televisão Micaela participa de todo o processo de produção e roteiro do “Santa Ajuda”, desde a seleção até a entrega da casa arrumada. “Levamosde  três  até cinco dias para finalizar um episódio. Por conta disso ainda não gravamos em outras cidades, apenas no Rio”.

Formada em artes cênicas e com vários trabalhos artísticos no currículo, Micaela se tornou personal organizer  por sugestão da  amiga de faculdade, a atriz Camila Pintanga, que a convidou para organizar a casa dela. “Foi uma natural, uma amiga indicou para outra,  depois fiz cursos e me profissionalizei. Adoro ajudar as pessoas”, finaliza.  

Dicas da Micaela

  Elimine o que não usa no cotidiano, seja roupa, utensílios de cozinha, livros e roupas. “Desapegue mesmo”, diz a profissional;  Compre menos, apenas o necessário e o que vai usar; Crie um espaço para cada coisa. “Depois que usou, coloque no seu lugar”, diz; A casa precisa ter uma rotina, como dias certos para fazer as compras, pagar as contas, etc.;Quebrou, conserte ou se não for mais útil, descarte.

‘Ajudinhas’ profissionais em Manaus

Manaus conta com profissionais de organização, seja para o closet , malas, casa e até para treinar empregadas domésticas. “Atendo desde o ano passado e geralmente tenho entre quatro a cinco clientes por mês. Algumas pessoas precisam só de um incentivo, sair do caos, depois conseguem manter a tudo no lugar sozinhas, conta a personal organizer Angela Bastos, que também prepara mesas especiais para jantares. 

Personal organizer desde 2013, além de organizar ambientes domésticos, Gizella Lima  é especializada em organização pós funeral. A proposta dela é ajudar familiares a encontrar um destino para os objetos de seus entes queridos. “Percebi que muita gente precisava de ajuda, me especializei nisso, que requer um preparação para lidar com o sentimento da família. É uma atividade muito gratificante”.

Serviço

Quem: Angela Bastos personal organizer 
Contato: (92)99146-4082

Quem: Gizella Lima - OrganizaGL
Contato: (92)98239-7101

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.