Publicidade
Entretenimento
'DONOS DO PEDAÇO'

Profissionais levam animais para ambientes de trabalho e tornam produção mais alegre

Agências de publicidade e lojas possuem seus mascotes oficiais e funcionários afirmam que atitude deixa o trabalho menos pesado. Na TV A Crítica, apresentadoras do Magazine dividem comando da atração com a cadela Madonna 03/09/2016 às 17:09
Show bruce
Animais tornam o ambiente de trabalho menos estressante, segundo profissionais (Fotos: Aguilar Abecassis e Clóvis Miranda)
Oswaldo Neto e Mayrlla Motta Manaus (AM)

Latidos, miados ou os dois simultaneamente. Engana-se quem imaginou um pet shop. É que pela falta de tempo e até mesmo por conta da informalidade em certos locais, profissionais resolveram levar os pets para seus ambientes de trabalho e tornar a vida deles – e do restante dos funcionários – muito mais divertida. Eles afirmam que a modalidade garante resultados positivos na produção, tomada por muito carinho e parceria.

É o caso do cão Bruce, do publicitário Arnaldo Rocha. Com um ano e três meses de idade, o Chow Chow Bruce é o “xodó” de todos da agência Neotrends, localizada no conjunto Vieiralves, Zona Centro-Sul. Arnaldo conta que Bruce começou a frequentar o local há cerca de quatro meses, período em que o volume de trabalho aumentou e o tempo com o cão começou a diminuir. “Como a gente começou a trabalhar aos sábados e ficar até um pouco mais tarde, acabei trazendo ele para conviver um pouco mais. E ele cobra! Fica chateado de ficar sozinho”, disse o publicitário.

Na opinião de Arnaldo, a presença de um animal reflete no ritmo de trabalho da equipe. “A gente não cria nenhum impeditivo pra trazer um animal de estimação. Tem gente que já trouxe filho pequeno também. Acho que deixa o ambiente mais leve. Você acaba oxigenando um pouco a cabeça e conseguindo ter um dia de trabalho menos pesado”.

Filhos adotivos

A cadelinha Pepé tinha apenas um ano de idade quando foi atropelada por um veículo no Centro de Manaus e teve uma das patinhas extraídas durante cirurgia. Treze anos depois, ela ganhou vários pais hoje é a diversão do grupo da agência Tape, no Parque das Laranjeiras. “Ela foi morar comigo quando tinha uns 3 ou 4 anos. Depois me mudei para um apartamento e ela acabou vindo para a empresa. Desde então ela fica aqui, onde recebe todo o cuidado”, conta o diretor de criação da empresa, Rodrigo Ribeiro.

E o carinho não acaba por aí! Além de Pepé, a Tape ainda tem como mascote o gato Antônio, também adotado das ruas. Para o responsável pelo atendimento da agência, Zamir Mustapha, a parte mais calorosa do dia é quando os animais recepcionam os funcionários antes do expediente. “Esse aqui (Antônio) coloca a barriga pra cima. Ela (Pepé) vem abanando o rabo. Isso muda o dia a dia. Parece que eles adivinham quando você está estressado, com bastante trabalho. Quando eles chegam perto você vai desestressando”, disse.

‘Famosinhos’

Além de amados pelos donos e “colegas de trabalho”, eles são conhecidos nas redes sociais e, se necessário, arriscam até a carreira de garoto-propaganda. Estamos falando da cadela Madona, da agência de publicidade Fermen.To, e o gato Otávio, da loja de decoração Fallabellas.

Com 4 anos de idade, a cadela da raça Golden Retriever conquista não só seguidores, mas também o afeto de qualquer pessoa que visite a agência, localizada no bairro Vieiralves. Quieta e carinhosa, Madona está no local diariamente e é tida pelo sócio-proprietário e CEO da empresa, Aldo Bittencourt, como a “dona” da Fermen.To. Embora ele também comente os benefícios de um animal no local de trabalho, ele destaca a importância de um espaço preparado para recebê-lo.

“Quando a gente criou o espaço foi tudo do zero. Não tinha nada aqui. Fizemos do chão ao teto. Então criamos um espaço aberto, meio “loft”. Não dá pra ser um escritório pequeno, o cachorro pode ficar estressado. Aqui a Madona consegue correr bastante, brincar de bolinha... É mais divertido. Eu recomendo ter um lugar maior”, disse ele.

Quem também aproveita o espaço e a carreira de garoto-propaganda é o gato Otávio, da loja de tatuagens de parede, arquitetura e design Falabellas, localizada no bairro Parque Dez. Com mais de 5 mil seguidores no Instagram, os comentários variam entre elogios sobre os produtos do estabelecimento e da beleza de Otávio, tido como mascote oficial.

Giselle Falabella, que administra a loja ao lado da irmã Raquel Falabella, conta que o bichano está no local há pouco mais de um ano. Segundo ela, Otávio foi jogado no quintal da loja, e a principio iria ficar no espaço temporariamente, mas ele acabou conquistando todo mundo. "Ele dá dicas na internet e faz propaganda de produtos da loja. Com isso, vários clientes vem até à loja somente para conhecer o Otávio. Não conseguimos mais viver sem ele aqui".

Estrela de quatro patas

A TV A Crítica também possui sua mascote oficial! Ela participa todas as manhãs no programa Magazine e "divide" a apresentação do programa com as apresentadoras Ludimila Queiroz e Nathália Nascimento. Estamos falando dela, a pastor australiano Madonna. No vídeo abaixo gravado no estúdio do programa, a apresentadora Ludimila conta um pouco da experiência em comandar a atração ao lado de um animal. 

Publicidade
Publicidade