Publicidade
Entretenimento
Vida

Profissional sugere dicas de maquiagem à prova d’água para serem usadas em Manaus

Combinação entre sol, água e calor não deve ser carregada. Filtros solares com cor, batons para altas temperaturas e pó bronzeador são alguns elementos que podem fazer parte do "kit maquiagem" em dias quentes 24/01/2015 às 16:40
Show 1
Anderson Bueno dá dicas de como se maquiar no calor da capital
Loyana Camelo Manaus (AM)

Usar maquiagem para ir à praia, piscina ou mais especificamente no nosso caso, para os flutuantes, podia causar estranheza há algum tempo. Com a evolução da indústria de cosméticos, porém, a prática deixou de estar ligada somente à vaidade e, com os produtos certos, inclusive, pode ser uma grande aliada na proteção da pele. A make ideal para as programações que combinam água, sol e calor não deve ser carregada. Pelo contrário - para não destoar do frescor da temporada, precisa, antes de tudo, ser leve e valorizar pequenos detalhes.

O top maquiador Anderson Bueno explica a regra mais importante para nós, moradores de uma região quente em diversas épocas do ano: itens de boa fixação. “Além do calor, a pele, nestes locais, geralmente é mais oleosa. Então a durabilidade dos produtos vai ser muito menor. Em se tratando de ir para a piscina, rio ou praia, é melhor ainda usar itens à prova d’água porque além de garantirem o visual bonito e descolado, a maquiagem não vai borrar ou escorrer”, ensina.

Para proteger a cútis, há os filtros solares com cor. A maioria não possui cobertura alta e também por isso é ideal para a praia, piscina ou banho de rio. “Eles não têm a condição de corrigir a pele, mas sim, proteger e tonalizar”, indica. Vale frisar que cada tipo de pele necessita de um fator de proteção diferenciado.

Os rímeis à prova d’água, por si, alongam ou dão volume aos cílios e “um brilho a mais para o olhar”, aponta Bueno.

Bronzeado

O look “garota da praia” não fica completo sem o toque bronzeado. Ele pode ser conseguido de forma rápida com a aplicação do bronzer (ou pó bronzeador), uma espécie de blush de tom marrom-dourado com acabamento perolado. Deve ser aplicado abaixo das maçãs do rosto.

Bueno explica que, se a opção for pelo blush, a melhor escolha são os cremosos ou em bastão. “São mais fáceis de esfumar sobre o filtro solar”, frisa.

Olhos e boca

Os batons “matte” (com cobertura seca) têm boa fixação, e por isso, são ideais para as altas temperaturas. O top maquiador adianta que quem reina é o tom alaranjado.

“Entra ano, sai ano, o laranja permanece como a cor do verão. Também estão em alta o verde, o amarelo, o dourado e os acobreados”. Bueno faz algumas recomendações específicas. “As mais branquinhas não devem fazer uso do dourado porque vão empalidecer. Então o recomendado são os acobreados e avermelhados. Já para as morenas, os dourados mais envelhecidos caem melhor. As negras podem fazer uso brilhantemente dos dourados, tons verdes, rosas e pinks”.

E se a dúvida sobre usar ou não maquiagem na combinação de água, sol e calor permanecer o maquiador relembra: “Por mais leve que seja, a maquiagem vai fazer você se olhar no espelho e se sentir bem. É uma aliada para nos favorecer. A função dela é valorizar o que existe e não transformar. Transforma no cinema, teatro, televisão. Na vida real, ela valoriza o que se tem de bonito”.

Publicidade
Publicidade