Sábado, 20 de Julho de 2019
CULTURA

Programa Espaço Aberto divulga lista de contemplados da 4ª etapa de inscrições

Durante os meses de agosto e setembro, cerca de 60 grupos farão apresentações nos equipamentos administrados pelo órgão



RAP-1534169041.JPG
13/08/2018 às 10:04

Com vertentes artísticas diversificadas, o "Espaço Aberto", programa de ocupação dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), divulgou os nomes dos contemplados no 4º lote de inscrições.  A lista completa pode ser acessada no site da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), através do linkhttp://www.agenciacultural.org.br.

Teatro, dança, artes visuais e circenses, seminários, oficinas e música são as linguagens presentes na programação dos meses de agosto e setembro.

O diretor dos Centros Culturais da SEC, Madirson Souza, afirma que nos dois meses, cerca de 60 grupos farão apresentações nos equipamentos administrados pelo órgão. Sobre a seleção para o programa, Souza explica que é preciso atender requisitos técnicos para participar do "Espaço Aberto".

“Entre os nossos critérios está a excelência artística, a relação dos profissionais que estão envolvidos no projeto, a forma que ele se planeja e adequa suas ações aos objetivos do espaço e a maneira como esses projetos valorizam a diversidade cultural da cidade. Esses critérios são fundamentais para que nós possamos ter a cada três meses, uma programação plural”, afirma.

Espaço Aberto

Iniciado em outubro de 2017, o Programa recebe propostas de ocupação de diferentes vertentes artísticas. Madirson Souza ressalta a importância do programa na difusão e fomento das artes. “É um edital aberto a todos os artistas do Amazonas e visa difundir e fomentar as artes tanto nos centros culturais quanto nos teatros. Qualquer artista que tenha um espetáculo, uma performance, uma exposição, um ensaio, pode participar do edital e pleitear uma vaga em nossos equipamentos”.

Como participar

As inscrições para o 5º lote do programa estão abertas até o dia 5 de setembro. Para participar, basta enviar os projetos para o e-mail espaçoaberto@cultura.am.gov.br. Os projetos poderão ser entregues também pelos Correios e pessoalmente, no horário de 8h até 17h (exceto aos sábados, domingos e feriados) em envelope lacrado na sede da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), localizada na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro – anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro. O envelope deve estar adereçado ao “Setor de Protocolo” da Secretaria, contendo o nome do proponente e título da proposta.

Os documentos necessários para a inscrição são o formulário de inscrição (em anexo no edital), apresentação detalhada da atividade artística, ficha técnica completa, currículo ou portfólio com documentos que comprovem a atividade do artista, grupo ou empresa, e documentação complementar, que pode ser conferida no edital.

Equipamentos disponíveis

Os espaços disponíveis para ocupação são: Teatro Amazonas, Teatro Américo Alvarez, Teatro Jorge Bonates, Teatro Gebes Medeiros, Teatro da Instalação,  Cine Teatro Aldemar Bonates (Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou), Cine Teatro Guarany, Cine Teatro Padre Pedro Vignola, Cine Teatro Comandante Ventura (Centro de Convivência do Idoso), Centro Cultural Casa das Artes, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro Cultural Palácio Rio Negro, Largo de São Sebastião, Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, Centro Cultural Usina Chaminé; os parques Senador Jefferson Péres e Rio Negro; e as praças Antônio Bittencourt e Heliodoro Balbi.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.