Publicidade
Entretenimento
Vida

Programação acadêmica do AFF traz cineastas britânicos

Os cursos serão ministrados por instrutores escoceses do ''Glasgow Youth Film Festival', importante festival de cinema jovem da Escócia, no Reino Unido 29/10/2013 às 12:04
Show 1
Paul James McGregor e Megan Wallis Michell serão instrutores na programação acadêmica do Amazonas Film Festival
ACRITICA.COM ---

Como parte da programação do 10º Amazonas Film Festival (AFF), o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e o Conselho Britânico realizam entre os dias 2 a 5 de novembro o Workshop do Dia da Juventude, com oficinas de cinema voltadas para jovens com idade entre 18 e 24 anos. No dia 5 de novembro, haverá uma programação aberta.

Os cursos serão ministrados pelos instrutores escoceses Paul James McGregor e Megan Wallis Michell, do ''Glasgow Youth Film Festival', importante festival de cinema jovem da Escócia, no Reino Unido. O encontro terá a participação dos representantes do Conselho Britânico, Will Massa (Londres) e a gerente de projetos, Sabrina Candido, representante da entidade no Rio de Janeiro.

A proposta dos organizadores do “Glasgow Youth Film Festival” tem como objetivo incentivar os participantes a experimentarem diferentes estilos cinematográficos, o desenvolvimento da análise crítica e a criação de uma plateia jovem.

As atividades acadêmicas iniciam no sábado (2), de 9h às 12h e de 14h às 17h, e seguem até terça-feira (5), com a realização do Dia da Juventude.

As oficinas consistem na exibição de filmes para exercício de práticas de observação com variados gêneros cinematográficos, técnicas de divulgação para imprensa e também a organização do cerimonial de um festival, como parte das atividades a serem desenvolvidas no Dia da Juventude.

As atividades serão coordenadas pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e a Assessoria de Relações internacionais da SEC , e realizadas na Casa Museu Eduardo Ribeiro, na Rua José Clemente, 322, Centro, e as inscrições poderão ser feitas através do e-mail fc.liceu@gmail.com e por telefone (92) 3232-2440.

Animação

Ainda no domingo (3), de 13h30 às 17h, a Casa do Cinema (rua Ferreira Pena) abrirá espaço para o Workshop de Animação Stop Motion ,com o premiado cineasta escocês Ainslie Henderson. Serão disponibilizadas seis vagas para os interessados que tenham fluência intermediária na língua inglesa.

Ainslie Henderson é um animador, diretor e roteirista que trabalha e mora em Edimburgo, capital da Escócia. Em 2012, ele ganhou um BAFTA (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão) pela co-roteirização de “The Making of Longbird”, com o diretor Will Anderson. O cineasta também é ganhador de 25 prêmios internacionais, incluindo Melhor Curta Britânico em Encounters, na Disney.

Na oportunidade, o diretor irá mostrar o seu filme “I am Tom Moody” e como seus bonecos foram feitos. O cineasta orientará os grupos na criação de seus próprios personagens, onde serão repassadas instruções passo-a-passo sobre as técnicas e materiais necessários para a confecção de cada um.

Na terça-feira (5), Henderson irá ministrar uma ’’Master Class’’ de animação a convite dos instrutores escoceses Paul James McGregor e Megan Wallis Michell, como parte do Dia da Juventude. Os participantes das oficinas terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer mais o trabalho do prestigiado diretor.

Programação aberta

Outra grande novidade fica por conta da escolha de um participante da oficina que terá a oportunidade de conhecer, em fevereiro de 2014, o festival em Glasgow a convite do Conselho Britânico. A seleção será feita pelos escoceses e o sortudo será anunciado durante a cerimônia de encerramento do AFF.

O Workshop da Juventude encerra no dia 5 de novembro com uma programação aberta ao público sem necessidade de inscrição no Cine Teatro Ademar Bonates, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou. Quem participar do evento terá a oportunidade de conferir um filme selecionado pelos participantes das oficinas.


Publicidade
Publicidade