Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
NO TEATRO

Projeto ‘A Escola Vai ao Teatro’ chega a fase final em shopping de Manaus

Quatro espetáculos teatrais temáticos já foram apresentados, de forma gratuita, aos alunos da rede pública de ensino e instituições da cidade



colocar_pe_a.JPG Para encerrar o evento, hoje (07) será apresentada a peça “O Colorido das palavras" (Foto: Divulgação)
06/04/2017 às 12:02

A terceira edição do “A Escola Vai ao Teatro” chega na fase final, nesta quinta-feira (06). Durante os dias 21 a 23 de março e 03 de abril deste ano, o Teatro Manauara proporcionou arte e cultura para alunos da rede pública de ensino, que assistiram gratuitamente aos espetáculos teatrais temáticos, em duas sessões diárias. O projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet,

Para encerrar o evento, hoje (06) será apresentada a peça “O Colorido das palavras”, que explora o tema direito das crianças, em sessões às 9h e 15h.



Sob o comando da Cia Interarte e com texto de Roger Barbosa a encenação, indicada para a faixa-etária de 6 a 12 anos, narra a história em um reino onde tudo é preto e branco; as crianças não têm direito a nada porque tudo é decidido por um Rei Mandão que nunca aparece. Misteriosamente, surgem palavras coloridas que despertam a curiosidade das crianças para descobrir que a vida pode ser diferente.

Sucesso

A primeira semana de inscrições do “A Escola Vai ao Teatro 2017” foi um sucesso, esgotando rapidamente o número de participantes que tiveram ingressos e transportes gratuitos escola- teatro – escola.

“Tivemos a participação de instituições como Gacc e Gustavo Capanema e de 42 escolas da rede pública, sendo algumas destas localizadas em área de risco, com grande incidência de tráfico e outros crimes. Elas se inscreveram nas  apresentações com a temática sobre o perigo das drogas e direito da criança e adolescente. No último dia ainda receberemos turma de alunos especiais”, ressalta Carolina Bim, coordenadora do projeto.

As peças teatrais que estão sendo apresentadas durante o projeto contêm cunho educacional, em prol da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, abordando temas como saúde, meio ambiente, arte, abuso infantil e assuntos essenciais para a proteção do menor.

Interpretadas por atores da Cia Interarte e textos de Roger Barbosa a programação contou com as apresentações de: ‘O Invasor’, do dia 21 de março, ‘Comer para Viver’, no dia 22 de março, ‘Segredos’, no dia 23 de março, ‘Jogos Vitais’, no dia 03 de abril e agora encerrará com a peça ‘O Colorido das Palavras’, no dia 6 de abril. 

Confira a lista da programação:

Proposta

O projeto “A Escola Vai ao Teatro” estimula e viabiliza o acesso de alunos das escolas da rede pública para o teatro, com entradas e transportes gratuitos, e tem como objetivo promover a formação de novas plateias e o desenvolvimento cultural da cidade.

A terceira versão do projeto, já realizado em 2014 e 2015 conta com a apresentação de 5 peças teatrais, com duas sessões cada: uma pela manhã, às 9h e outra pela tarde, às 15h.

“A proposta é envolver crianças e adolescentes no universo da cultura, incentivando o entretenimento de qualidade e proporcionando um contato mais próximo com o mundo mágico do teatro. Muitos alunos ainda não tiveram acesso a um teatro. Esse projeto possibilita esta inclusão social e experiência”, pondera Adriano Gobeth, gestor do Teatro Manauara.

Ao interagir com o grupo na peça são estimuladas várias habilidades importantes, como assimilação, desenvolvimento cognitivo, psico-motor e social. O teatro possibilita ao aluno compreender o pensamento e a linguagem do outro, constituindo-se num instrumento de construção do conhecimento, individualidade e personalidade.

O projeto é uma excelente ferramenta de educação participativa, sendo um atraente programa de extensão escolar. É uma oportunidade para o aluno realizar uma atividade cheia de movimento, misturando aprendizado e diversão numa experiência marcante para crianças e adolescentes.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.