Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
colocar_pe_a.JPG
publicidade
publicidade

NO TEATRO

Projeto ‘A Escola Vai ao Teatro’ chega a fase final em shopping de Manaus

Quatro espetáculos teatrais temáticos já foram apresentados, de forma gratuita, aos alunos da rede pública de ensino e instituições da cidade


06/04/2017 às 12:02

A terceira edição do “A Escola Vai ao Teatro” chega na fase final, nesta quinta-feira (06). Durante os dias 21 a 23 de março e 03 de abril deste ano, o Teatro Manauara proporcionou arte e cultura para alunos da rede pública de ensino, que assistiram gratuitamente aos espetáculos teatrais temáticos, em duas sessões diárias. O projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet,

Para encerrar o evento, hoje (06) será apresentada a peça “O Colorido das palavras”, que explora o tema direito das crianças, em sessões às 9h e 15h.

Sob o comando da Cia Interarte e com texto de Roger Barbosa a encenação, indicada para a faixa-etária de 6 a 12 anos, narra a história em um reino onde tudo é preto e branco; as crianças não têm direito a nada porque tudo é decidido por um Rei Mandão que nunca aparece. Misteriosamente, surgem palavras coloridas que despertam a curiosidade das crianças para descobrir que a vida pode ser diferente.

Sucesso

A primeira semana de inscrições do “A Escola Vai ao Teatro 2017” foi um sucesso, esgotando rapidamente o número de participantes que tiveram ingressos e transportes gratuitos escola- teatro – escola.

“Tivemos a participação de instituições como Gacc e Gustavo Capanema e de 42 escolas da rede pública, sendo algumas destas localizadas em área de risco, com grande incidência de tráfico e outros crimes. Elas se inscreveram nas  apresentações com a temática sobre o perigo das drogas e direito da criança e adolescente. No último dia ainda receberemos turma de alunos especiais”, ressalta Carolina Bim, coordenadora do projeto.

As peças teatrais que estão sendo apresentadas durante o projeto contêm cunho educacional, em prol da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, abordando temas como saúde, meio ambiente, arte, abuso infantil e assuntos essenciais para a proteção do menor.

Interpretadas por atores da Cia Interarte e textos de Roger Barbosa a programação contou com as apresentações de: ‘O Invasor’, do dia 21 de março, ‘Comer para Viver’, no dia 22 de março, ‘Segredos’, no dia 23 de março, ‘Jogos Vitais’, no dia 03 de abril e agora encerrará com a peça ‘O Colorido das Palavras’, no dia 6 de abril. 

Confira a lista da programação:

Proposta

O projeto “A Escola Vai ao Teatro” estimula e viabiliza o acesso de alunos das escolas da rede pública para o teatro, com entradas e transportes gratuitos, e tem como objetivo promover a formação de novas plateias e o desenvolvimento cultural da cidade.

A terceira versão do projeto, já realizado em 2014 e 2015 conta com a apresentação de 5 peças teatrais, com duas sessões cada: uma pela manhã, às 9h e outra pela tarde, às 15h.

“A proposta é envolver crianças e adolescentes no universo da cultura, incentivando o entretenimento de qualidade e proporcionando um contato mais próximo com o mundo mágico do teatro. Muitos alunos ainda não tiveram acesso a um teatro. Esse projeto possibilita esta inclusão social e experiência”, pondera Adriano Gobeth, gestor do Teatro Manauara.

Ao interagir com o grupo na peça são estimuladas várias habilidades importantes, como assimilação, desenvolvimento cognitivo, psico-motor e social. O teatro possibilita ao aluno compreender o pensamento e a linguagem do outro, constituindo-se num instrumento de construção do conhecimento, individualidade e personalidade.

O projeto é uma excelente ferramenta de educação participativa, sendo um atraente programa de extensão escolar. É uma oportunidade para o aluno realizar uma atividade cheia de movimento, misturando aprendizado e diversão numa experiência marcante para crianças e adolescentes.

publicidade
publicidade
Musical 'Chapeuzinho Amarelo' será apresentado no dia 20 de abril em Manaus
Vanessa da Mata apresenta show 'Caixinha de Música' em Manaus, no mês de junho
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.