Publicidade
Entretenimento
Vida

Projeto Cine & Vídeo Tarumã da UFAM exibe longas em homenagem aos professores

A programação terá três sessões de filmes que resumem a luta diária de ensinar e as dificuldades enfrentadas pela profissão 13/10/2014 às 11:36
Show 1
“Sociedade dos Poetas Mortos” é um dos filmes que será exibido
Jornal A Crítica ---

Nesta semana, o “Cine & Vídeo Tarumã”, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), exibe uma programação em homenagem a um profissional de grande valor na vida de todos, o professor. Eles lidam com realidades distintas que determinam sua trajetória profissional e educacional. Tem de lidar com alunos recém chegados de esperança ou, em inúmeras vezes, de problemas, mas que acabam por despertar-lhes o interesse além da sala de aula. E é diante disso, que o Cine & Vídeo escolheu três filmes que resumem a luta diária de ensinar e as dificuldades enfrentadas pela profissão, são eles: “Nenhum a Menos”, de Zhang Yimou, “Sociedade dos Poetas Mortos”, de Peter Weir, e “Educação Proibida”, de GermanDoin.

Na segunda (13), será exibido o filme “Nenhum a Menos”, de Zhang Yimou. Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o substituir. Um dos alunos mais difíceis de controlar nas aulas, é obrigado a ir trabalhar na cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. Wei parte em busca do menino, na esperança de que quando o professor titular retornar, não encontre nenhum aluno à menos.

Na quarta-feira (15), será exibido o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, de Peter Weir. Em 1959, na WeltonAcademy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio.

Documentário

Fechando a programação, na sexta-feira (17), “Educação Proibida”, de GermanDoin. Documentário que procura questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma como se concebe a educação, mostrando experiências educativas diferentes e não convencionais, que propõem a necessidade de um novo paradigma educativo.

Destaque

As sessões do projeto Cine & Vídeo Tarumã acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

Publicidade
Publicidade