Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
Edital

Projeto 'Crias de Curupira' é contemplado pelo Natura Musical

Proposta de Anne Jezini, duo Pimenta com Sal e Merm.Ade concorreu com mais de 3 mil artistas do Brasil e agrega lançamento de CD, turnê e ciclos de formação



b0112-2f_1E79BE3C-4CC6-4B34-A55A-EE9971F10417.jpg Carol Amaral e Carol Pedrosa fazem parte do duo ‘Pimenta com Sal’ (Foto: Nicolas Ribas)
16/12/2020 às 14:14

Uma união de estilos, identidades e facetas artísticas, com a proposta cultural de levar diversão, conhecimento e diversidade, seja no palco, cabines ou em encontros e debates sobre produções artísticas.

Isso é possível graças aos nomes por trás do “Crias de Curupira”, um dos dois projetos do Amazonas contemplados pelo edital Natura Musical - um dos mais importantes do cenário artístico do País: a cantora Anne Jezini, o duo Pimenta com Sal, das DJs Carol Amaral e Carol Pedrosa, e Merm.Ade, do DJ Ademar Marinho.



A proposta concorreu com mais de 3 mil artistas de todo o País e foi uma das 43 selecionadas para estar no projeto deste ano. A circulação está prevista para acontecer no segundo semestre de 2021.

O “Crias de Curupira” inclui o novo disco de Anne Jezini, uma turnê por cidades do País ao lado de Pimenta Com Sal e Merm.Ade e mais um projeto chamado LabCurupira, um evento de formação, painéis e oficina. O nome do projeto é uma homenagem ao Curupira Mãe do Mato, espaço cultural de Manaus onde as participantes do projeto se apresentavam com regularidade antes da pandemia do coronavírus.

"O Natura Musical trabalha muito com leis de incentivos locais, e o Amazonas disputava com os artistas nacionais. Esse ano destinaram 20% da cota nacional para o Amazonas e conseguimos ser selecionados. Esse edital é um marco na carreira de um artista e aconteceu tudo no momento certo e na hora certa”, explica Anne Jezini, que desde 2014 tentava ser contemplada pelo edital.

"É um sonho realizado, sem nenhum clichê. Estou nas nuvens. E compartilhar esse momento com minhas amigas, que independente disso são artistas incríveis, está sendo muito especial".

(Cantora Anne Jezini. Foto: Clara Hebron/Divulgação)

Poder criativo

Festa tradicionalmente mensal em Manaus, a Pimenta com Sal viveu, como todos e todas do País, momentos atípicos por conta da pandemia. Mas isso acabou virando algo fundamental para colher os frutos da seleção pelo Natura Musical.

"Durante esse ano de pandemia, eu e a Carol aproveitamos a força de criação que só aflorava desde o ano passado e canalizamos a energia para eventos online, estudos e networking para voltar com a Pimenta repaginada, sendo muito mais que uma festa. Foi muito significativo ser escolhida justamente esse ano, depois de todo esse trabalho, em um dos editais mais importantes do Brasil", diz Carol Pedrosa.

“O mais importante é essa diversidade dentro do próprio projeto, que a gente carrega cada um duas histórias, suas vivências, seus espaços de fala, ritmos e referências. O que a gente mais quer é trocar, aprender e ter esse intercâmbio de experiências e compartilhar o mesmo palco com artistas tão renomados e novos que são tão importantes quanto para edificar a cena cultural do Brasil”, ressalta Merm.Ade.

Mas o “Crias de Curupira” se apresenta como algo além de um lançamento e uma celebração em forma de turnê nacional. Na pauta do LabCurupira, estão temas fundamentais para a arte e para a sociedade em geral, como o papel da mulher negra na identidade artística amazônica, a cultura LGBTQIA+ e sua importância nos blocos de carnaval, elaboração de projetos culturais para editais de fomento e; gerenciamento de marcas e mídias sociais para festas.

"As ‘Crias de Curupira’ não somos só nós. É uma porta que se abre para outros artistas da cena amazonense, para que saibam que é possível, que a gente tem muito poder e energia e pode compartilhar isso com o mundo. Não podemos ter medo de arriscar e meter a cara", defende Carol Amaral, sem esconder a empolgação com a "aventura conjunta" ao lado de amigos pessoais.

"Vai ser melhor ainda por estar ao lado deles e saber que quando voltarmos para casa vamos produzir o LabCurupira, para contar o que passamos e inspirar a todos e todas, para que se inscrevam nos próximos editais possíveis e valorizem suas artes. No final das contas, é sobre isso", acrescenta ela.

(Dj Merm.Ade. Foto: Raphael Bernardino/Divulgação)

News whatsapp image 2019 06 22 at 17.28.20 a187bead 9f3c 42a6 86d0 61eb3f792e97
Jornalista de A CRÍTICA
Jornalista de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.