Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Vida

Projeto leva intervenções teatrais e iluminação cênica à avenida Joaquim Nabuco, em Manaus

Projeto "Lugares que o dia não me deixa ver" transforma a avenida Joaquim Nabuco com pontos a iluminação cênica unida às intervenções teatrais. Nela, personagens de época farão um passeio histórico por três casarões antigos – entre eles o Palacete Nery



1.jpg Iluminação, teatro e história no terceiro dia do projeto ‘Lugares que o dia não me deixa ver’
16/09/2013 às 18:13

Agora é a vez da performance emoldurar junto às luzes o terceiro dia da 2ª edição do projeto "Lugares que o dia não me deixa ver", que acontecerá nesta segunda-feira (16), das 18h às 22h. Três casarões antigos – entre eles o Palacete Nery – localizados na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus, receberão intervenções teatrais além das iluminações cênicas. A ação é realizada pela Cia. De Ideias, em parceria com o Ponto de Cultura Casarão de Ideias.

O idealizador do projeto, o ator e bailarino João Fernandes, explica que a escolha da Avenida Joaquim Nabuco para receber a temporada de luzes se deve à importância da Avenida, que é uma das precursoras nas atividades de comércio e convivência na capital amazonense. Além do Palacete Nery, os dois outros casarões a receberem o banho de luz situam-se lado a lado, próximo à esquina da rua Quintino Bocaiúva, em paralelo à Avenida Joaquim Nabuco.

“Toda a cidade começou a fluir naquela avenida, naquele espaço no entorno da Praça dos Remédios. Além de ser uma das avenidas mais importantes de Manaus, ela também abriga o Palacete Nery, cuja fachada é de 1899. E o palacete foi moradia do ex-governador Silvério Nery, reforçando o valor histórico da obra para a nossa cidade”, pontua Fernandes.

As iluminações acontecerão simultaneamente nos três pontos da Joaquim Nabuco até às 22h. No entanto, a intervenção teatral seguirá das 18h às 19h. O jogo de performances – que será encenado pela Companhia de Ideias – contará com atores devidamente trajados com a indumentária de época – chapéus e bengalas fazem parte do figurino.

Durante uma hora, os personagens passearão por todos os três pontos iluminados da avenida, e farão encenações demonstrativas das vivências de época. O elemento central do figurino, porém, é uma máscara neutra que estará vestindo o rosto de cada ator, simbolizando os traços da história esquecidos em meio ao tempo, salienta Fernandes.

“Vamos fazer uma performance sobre essa questão das figuras históricas perderem sua identidade em meio aos lugares. A máscara neutra faz analogia com a face do passado e da história dos nossos patrimônios, que com o passar dos anos foram apagados e esquecidos”, ressalta o idealizador.

O ‘Lugares Que O Dia Não Me Deixa Ver’ acontecerá durante as segundas-feiras do mês de setembro, sempre a partir das 18h. O projeto, que ‘iluminou’ na edição passada apenas quatro lugares - entre eles o Relógio Municipal, o Complexo da Booth Line e o antigo Cabaret Chinelo - abrangerá nesta temporada 15 locais.

Sobre o projeto

A ação tem como principal premissa despertar a atenção da população e autoridades para a preservação e revitalização do patrimônio histórico da cidade, por meio de técnicas de iluminação cênica - cujo efeito reaviva traços e formas de edifícios - e intervenções artísticas em frente às construções abandonadas e com valor histórico na capital amazonense. A 1ª edição do projeto foi realizada em 2012.

Serviço

O que é: Terceiro dia do projeto ‘Lugares Que O Dia Não Me Deixa Ver’

Quando: Segunda-feira (16)

Onde: Avenida Joaquim Nabuco (no Palacete Nery e em dois casarões antigos da avenida, situados lado a lado, próximo à esquina da rua Quintino Bocaiúva)

Horário: Das 18h às 22h

O que é: Intervenção teatral do projeto ‘Lugares Que O Dia Não Me Deixa Ver’

Quando: Segunda-feira (16)

Onde: Avenida Joaquim Nabuco (no Palacete Nery e em dois casarões antigos da avenida, situados lado a lado, próximo à esquina da rua Quintino Bocaiúva)

Horário: Das 18h às 19h

*Com informação de assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.