Publicidade
Entretenimento
EVENTO

Projeto Porantim busca consolidar a Amazônia por meio de média-metragem

Projeto será lançado amanhã (23), às 19h, no Teatro da Instalação. Segundo idealizadora, Ellen Fernandes, a produção terá filmagens em diversos pontos da cidade como a Reserva Adolpho Ducke, Inpa, e tribos indígenas 22/07/2016 às 15:43
Show amazonia viva
Projeto une sociedade e arte com foco nas questões amazônicas (Foto: Arquivo/AC)
Mayrla Mota Manaus (AM)

Consolidar a imagemde uma Amazônia Viva unindo arte, meio ambiente e pesquisa. Essa é a iniciativa do projeto Porantim, idealizado pela musicista amazonense Ellen Fernandes, que será lançado amanhã (23), às 19h, no Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, s/n – Centro Histórico.

Ellen explica que o projeto trata-se de “um media-metragem sobre a Amazônia, na qual terá filmagens em diversos pontos da cidade, como a Reserva Adolpho Ducke e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)”, disse Fernandes, que possui produção acadêmica na área de Antropologia, tendo como foco os grupos folclóricos do Amazonas. A produção contará ainda com personagens da tribo Sateré Mawé e participação do poeta Celdo Braga.

O lançamento  busca possíveis apoiadores para o projeto e será divido em dois momentos. No primeiro será apresentado o teaser do projeto, além da equipe de profissionais ligados à área da pesquisa que juntos dão vida ao Porantim. Entre eles, os sociólogos Álvaro Jardel e Silvio Rocha, a antropóloga Inara Nascimento, os músicos Fi Maróstica, Kaneo Ramos e Salomão Soares. Na equipe ligada à produção áudio-visual, Bruno Zanardo, Daniel Guarda, Lucas Marcadante e Victor Camilo.

Em seguida, o evento será comandado por um show musical, com Ellen na companhia de Anderson Cerdeira, Eliberto Barroncas e Kaneo Ramos. André Sateré, tuxaua Sateré Mawé, fará participação especial, além do poeta Celdo Braga, que também é um dos apoiadores da iniciativa.

 Inspiração

A musicista e cientista social conta que sempre teve vontade de elaborar um projeto unindo arte e sociedade com foco nas questões amazônicas.

“Ainda na academia, onde cursei música em São Paulo, sempre escrevia arranjos ligados ao Amazonas. Em setembro de 2015 fui a campo para cantar nos Jogos Sateré e desmitifiquei muita coisa”, relembra Ellen,

Deste modo, Fernandes buscou parcerias cinematográficas para colocar o projeto em ação, movida pela inspiração de desmistificar as muitas ideias que se tem da região amazônica. As filmagens da produção já iniciaram e outros detalhes serão divulgados no lançamento.

Serviço

O quê: Apresentação do Projeto Porantim, seguido de uma breve show musical e coletiva de imprensa.

Onde: no Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, s/n – Centro Histórico.

Quando: Neste sábado (23), às 19h.

Quanto: Entrada gratuita

Publicidade
Publicidade