Sábado, 16 de Outubro de 2021
Artes cênicas

Projeto ‘Teatro na Rede’ promove oficina em Manacapuru

Ação, idealizada pela atriz Dinne Queiroz, visa gerar, difundir e estimular a linguagem teatral no interior do Amazonas



IMG_0659_CF1E4368-52B2-448C-865A-7C53820BC9B1.jpg A mestra em Artes Cênicas Dinne Queiroz será a facilitadora das atividades (Foto: Divulgação)
10/09/2021 às 13:33

Uma oficina sobre teatro e o lançamento do livro “E aí maninho, bora fazer teatro?” fazem parte das atividades do projeto “Teatro na Rede em Manacapuru”, que acontece no município localizado a 100 km de Manaus neste sábado (11), de forma gratuita das 13h às 17h, na Escola Zoraida Alexandre (Rua Waldemar Ventura, 985, bairro São José). Moradores de Manacapuru que quiserem participar podem se inscrever por meio do endereço linktr.ee/teatronarede.

A ação visa gerar, difundir e estimular a linguagem teatral ao interior do Amazonas, apresentando a este público um material teórico e visual do teatro de Manaus e o contexto do teatro brasileiro, de forma didática e acessível para quem nunca fez teatro. As atividades serão ministradas pela atriz Dinne Queiroz, mestra em Artes Cênicas e idealizadora do “Teatro na Rede”.

Conteúdo

Na oficina, Dinne vai trabalhar com o público jogos teatrais que envolvem o corpo, espaço e situações de improviso, a partir das experiências da artista como professora teatral, e com adaptações de teóricos a exemplo de Viola Spolin e Augusto Boal. A oficina surgiu como um complemento à proposta do livro, de acordo com ela.

“No livro, eu abordo questões históricas e teóricas em relação ao teatro de forma mais didática, e também alguns exemplos de jogos que podem ser aplicados com um grupo ou em sala de aula, voltada ao público iniciante na linguagem, e também voltado para educadores. A oficina então surge para mostrar na prática como o teatro é algo simples. Todos podem fazer e jogar, basta ter disponibilidade para trabalhar a imaginação”, complementa Queiroz.

Dinne acredita no teatro como ferramenta de transformação social, e também como um trabalho que amplia nossos horizontes e percepções de mundo. “Todo mundo deveria fazer em algum momento da vida e pode ser perfeitamente aliado a outras práticas curriculares, trabalhando a transdisciplinaridade e, obviamente, como conteúdo em si”, completa ela.

Perfil

Dinne Queiroz  é diretora, arte educadora e conteudista digital, com experiências diversas nas Artes Cênicas em Manaus e São Paulo em uma trajetória de 12 anos. Bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas, cursa licenciatura teatral pela FAMOSP (2021); especialista em Direção Teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena, egressa em Direção Teatral pela SP Escola de Teatro e Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre o teatro brasileiro e nortista. Participa também do Núcleo de Diretores e do Coletivo Nosotros, ambos de São Paulo.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.