Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
LITERATURA

Projeto artístico traz um pedaço de Pernambuco para Manaus

'Arte da Palavra' promove o encontro dos poetas Agda Moura e Gleison Nascimento, nesta quinta-feira (18)



Gleison_Nascimento_26300BCE-7E73-423D-BDE9-A1D9D917716F.jpg O poeta popular recifense Gleison Nascimento é um dos mais novos nomes da atual cena literária. Foto: Divulgação
17/07/2019 às 15:32

Sinônimo de resistência e renovação, a poesia pernambucana, que no passado encontrou seu auge nos versos de Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, ecoa os costumes e particularidades do Estado pelos quatro cantos do Brasil. Em Manaus, esse eco se fará ainda mais presente nesta quinta-feira (18), a partir das 19h, no projeto 'Arte da Palavra'.

Promovido pelo Sesc AM, o evento gratuito promoverá o encontro de dois poetas pernambucanos no Teatro da Instalação, localizado na Avenida Frei José dos Inocentes, no Centro. Com o tema "Pernambuco em forma de poesia", os poetas Agda Moura e Gleison Nascimento vão apresentar aos espectadores suas poesias nascidas de diferentes experiências vividas no estado nordestino. 



Natural de Santa Cruz do Capibaribe, município situado no agreste pernambucano, a arte educadora Agda Moura, de 25 anos, conta que vem a Manaus pela primeira vez e a causa não poderia ser mais nobre: divulgar o seu trabalho artístico, que tão bem representa Pernambuco.

"Ir buscar e trazer o que se experimenta fora de sua casa, me enlarguece o conhecimento. A oportunidade de conhecer o Amazonas por conta da minha poesia me fez refletir sobre como a palavra abastece lugares desconhecidos dentro de nós", afirmou Agda Moura. 

Para a poeta, apesar de toda a distância geográfica que separa as pessoas, Agda acredita que em todo lugar existe uma cor diferente, que, quando misturadas, nos faz maior do que seríamos sozinhos. 

"É como a cultura pernambucana do retalho, que é um pedaço de pano emendado a outro e a mais outro, e que no fim gera um todo. É essa filosofia que me influencia na simbologia dos objetos, físicos e não físicos", concluiu ela. 

Arte da Palavra

Circuito atuante em todas as regiões do país, o projeto estimula a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Durante o ano de 2019, diversos representantes da literária brasileira percorrerão todos os estados do país a fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores. 

O projeto tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. 

O circuito abarca as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações.

SERVIÇO

O quê:  Arte da Palavra
Onde: Teatro da Instalação (av. Frei José dos Inocentes, s/n, Centro)
Quando: quinta-feira (18)
Horário: às 19h
Valor: Gratuito
Informações: (92) 3198-2000
 

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.