Publicidade
Entretenimento
Amazônia

'Pronto pra Casar': jornalista de A Crítica aceita desafio e faz blog sobre projeto de emagrecimento

Desafiado pela Companhia Athletica a encarar projeto de emagrecimento saudável até o casamento, Victor Affonso já iniciou as avaliações médicas e estreia o blog segunda-feira 07/03/2016 às 13:25 - Atualizado em 28/03/2016 às 12:54
Show 1
Casamento pode ser grande motivação para cuidar do corpo e da saúde
Felipe Wanderley Manaus (AM)

O jornalista Victor Affonso, 25, lutou contra a balança durante toda a vida. Desde cedo, nunca foi fã de exercícios físicos e, para piorar, tinha ainda menos apreço por uma dieta saudável. Isso até duas semanas atrás. É que, com a data do casamento marcada para daqui a cinco meses, ele recebeu o convite da Companhia Athletica para um desafio único em sua vida: embarcar num projeto de emagrecimento saudável para chegar à data do casório tão bem fisicamente quanto feliz e realizado de coração. A contrapartida? Publicar num blog no Portal A Crítica a experiência completa do processo, com direito a textos, fotos, vídeos e entrevistas com os profissionais que o acompanham.

Convite aceito, o jovem jornalista já iniciou as avaliações médicas e nutricionais do projeto “Pronto pra Casar”, elaborado em parceria com A CRÍTICA e a One Clinic. A ideia do programa, diz ele, não é proporcionar uma mudança parcial ou temporária até o casamento, mas sim a transformação permanente em seu estilo de vida. Editor-chefe do portal acrítica.com e freelancer de sites e revistas nacionais, a rotina puxada em parte justifica os hábitos pouco saudáveis, como o excesso de fast-food e a dieta desregrada, além da ausência quase completa de atividade física. Mas não mais, diz ele, que já anseia por iniciar o programa que terá como base os exames realizados na One Clinic.

Segundo Victor, o projeto não tem uma meta específica para a perda de peso, porém a expectativa do desafiante é emagrecer pelo menos 4 quilos por mês, somando 20kg até a data do casamento. Enquanto não tem sua primeira conversa com o preparador físico da academia, que deve conduzir o desenvolvimento do projeto ao lado da equipe médica e nutricional, também já começou, aos poucos, a se adaptar ao novo estilo de vida. “A principal mudança foi no café da manhã, que agora estou tomando em casa porque posso controlar mais, substituindo açúcar por adoçante, trocando o pão francês pelo integral ou tapioca... No almoço, continuo comendo fora, mas montando um prato mais saudável e menor, e o jantar focado mais na proteína, sem acompanhamento”, diz ele.

Victor fez exames na One Clinic; no ergoespirométrico (foto), médicos podem avaliar seu preparo físico 

Mudança gradual

O objetivo é não estabelecer uma transformação tão radical nos hábitos de Victor, de forma que ele possa dar continuidade ao projeto sem sacrifícios gigantescos. “Vamos fazer algo que eu consiga cumprir. Não tem como comer pão integral com queijo branco e blanquet todo dia”, brinca o jornalista, explicando que a mudança mais drástica deve ficar mesmo por conta da parte física. “Vai ser um desafio porque eu sempre vi a parte de exercício como vilã do meu lazer. Mudar isso vai ser o mais difícil, mas também o mais importante”, avalia Victor, que tem apoio total da noiva, a também jornalista Debora Holanda. “A gente sempre teve muita parceria e cumplicidade, sem pressão negativa”.

Acompanhado por dois cardiologistas, uma endocrinologista, nutricionista e um preparador físico, além de dispor de toda a estrutura da Companhia Athletica para entrar em forma, Victor tem pela frente cinco meses para provar, aos olhos de seus leitores, que a mudança saudável de hábitos de vida pode ser realizada por qualquer pessoa, até mesmo aquelas que nunca conseguiram equacionar bem sua relação com a balança. Isso, claro, desde que se encontre a motivação necessária. E você, já descobriu qual é a sua? 


O desafiado Victor Affonso em primeira consulta com os cardiologistas Rizzieri Gomes e Tales Esper, da One Clinic

Publicidade
Publicidade