Domingo, 24 de Outubro de 2021
Artes cênicas

Publicação reúne avaliações sobre espetáculos do PAN!

Na Revista Arte Documenta, críticos relatam suas apreciações acerca das obras apresentadas no evento de artes cênicas fundado no Amazonas



a1231-6f_98AB1762-A503-4DCC-8A7B-9188AA5D4438.jpg Espaço aproxima debatedores, críticos e artistas (Foto: Divulgação)
31/08/2021 às 17:22

O Núcleo de Crítica, integrante da programação do Potência das Artes do Norte (PAN!), fez o lançamento de sua produção textual do festival na Revista Arte Documenta. São quatro textos críticos sobre os espetáculos exibidos e dois sobre o evento realizado em abril, no formato online. As críticas fazem parte do volume 7 da publicação e podem ser acessadas pelo site www.artedocumenta.com.

O Núcleo de Crítica do PAN! é uma ação pioneira no campo das artes da cena do Norte do Brasil por reunir críticos, estudantes e pesquisadores de diferentes estados do País para promover um registro apreciativo sobre as produções artísticas da região amazônica. Foram selecionadas cinco pessoas para compor o grupo: Márcio Braz (AM), Paula Barros (PA), Klara Cruz (AM), Paulo Tiago (AM) e Quemuel Costa (RN). A coordenação do Núcleo ficou a cargo de Daniele Avila Small (RJ), editora do site Questão de Crítica.



Interação

Segundo Ítalo Rui, produtor do PAN!, o Núcleo se tornou um espaço de conexão e aproximação entre debatedores, críticos e artistas amazônicos. “É curioso perceber que, mesmo sendo dos estados da Região Norte, alguns críticos também desconheciam as produções nortistas, o que mostra como incentivar essa aproximação é necessário para criarmos espaços de troca mais constantes”, dz Ítalo.

Além dos 16 textos críticos lançados na nova edição da Revista Arte Documenta, outros dois, escritos por Heloísa Sousa e Clóvis Domingos, participantes convidados do Núcleo de Crítica, foram disponibilizados nos sites Farofa Crítica (RN) e Horizonte da Cena (MG), com os títulos ‘Desviando Rotas, Reposicionando Olhares’ e ‘Navegações estético-políticas e escutas críticas a partir da travessia por um rio chamado PAN’, respectivamente.

"Totalizando os textos que foram produzidos sobre o PAN!  e lançados na revista Arte Documenta, Farofa Crítica e Horizonte da Cena, temos 18 produções textuais acerca do evento. O que representa uma produção bastante interessante e volumosa sobre as artes cênicas produzidas na Região Norte e que estiveram na programação do festival”, complementa Ítalo. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

23 Out
plantacao_de_satelite_001_FC7D87B9-5873-48B7-A680-276E09E7E37D.jpg

Geotecnologia apoia investigações sobre crime organizado

23/10/2021 às 19:26

O Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro) recebeu investimento de R$ 50 milhões em recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública está sendo usada pelas secretarias de segurança pública de Amazonas, outros 14 estados e do Distrito Federal


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.