Publicidade
Entretenimento
CULTURA

Público aprova 'Academia de Portas Abertas'; projeto ocorre até o dia 21 de outubro

O projeto “Academia de Portas Abertas” seguirá até 21 de outubro com música, exposições, palestras, encontros com imortais e um roteiro de visitação especial na Academia Amazonense de Letras 05/09/2018 às 16:57
Show aal 640a6ac9 3b49 441e aaff 6841ceb3ea62
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

As portas da Academia Amazonense de Letrassão abertas a partir das 17h e Adriano Jorge guia o público pela instituição, explicando detalhes históricos do prédio.

Na sala Mário Ypirangaacontece um encontro com imortais que ouvem e respondem às perguntas do grupo atento. Relatos emocionantes e engraçados deixam as paredes azuis e são compartilhados com os visitantes

Em seguida a Companhia Interarte realiza o Sarau Literário, com participação do público que pode apresentar as poesias levadas pela companhia, alguma de seu autor favorito ou até mesmo versos de autoria própria.

Por fim, música erudita seguida de música popular, ambas as apresentações no Salão Nobre. Umberto Vieira transformou música popular em erudita, com sua voz de tenor e emocionou os visitantes. Lucilene Castro, por sua vez, apresentou músicas amazonenses de compositores consagrados e chamou o público para cantar junto.

O primeiro domingo foi de casa cheia e o segundo trilhou o mesmo caminho,com  crianças e adultos encantados ouvindo cada detalhe da explicação. Para a aposentada Ieda Lucena, o projeto é uma opção de programação para quem não quer ficar em casa.

Esse projeto é inovador! Abrir aos domingos com essa programação maravilhosa, com a gente conhecendo .a Academia,  é maravilhoso. Geralmente no domingo a gente fica em casa, mas agora dá vontade de sair. Eu perdi a apresentação da Fátima Silva, mas vi da Lucilene.Estou com a programação, que pretendo cumprir até o final” disse

Do lado de fora, música ao ar livre; livros e CDs à disposição, para venda ou troca. Os três sebos participantes, Edipoeira, Art Vinil Manaus e Wanki chegam cedo e levam títulos variados. 

O projeto é uma das atividades que estão programadas para acontecer ao longo do ano, em comemoração ao centenário da Academia Amazonense de Letras. Além dele outras programações já estão em pré-produção como o caso da Mostra de Teatro prevista para dezembro, mas que está com edital aberto até dia 12 de setembro.

O presidente da instituição, Robério Braga (biênio 2018-2019) reiterou a importância de ver a casa cheia.

“Queremos isso, queremos o público presente! É importante para nós e para o público que haja esta interação. Agora os visitantes conhecem mais dos imortais, entendem como se tornar um imortal, conhecem algumas histórias e causos de grandes nomes da Literatura Amazonense, e de forma totalmente gratuita" comentou.

O projeto acontecerá em todos os domingos, das 17h às 20h, até dia 21 de Outubro. No próximo domingo, dia 09, Cileno comandará a apresentação de música popular, já a apresentação erudita ficará por conta do Quarteto de Cordas da Amazonas Filarmônica.

Academia de Portas Abertas

O projeto “Academia de portas Abertas” faz parte das comemorações ao centenário da Academia Amazonense de Letras (1918-2018) e traz em sua programação um roteiro especial de visitação, apresentações musicais, performances, exposições, participação de sebos e bancas de revistas, encontro com imortais, tardes de autógrafos, entre outras atividades.A Academia Amazonense de Letras fica situada na Rua Ramos Ferreira, 1009-Centro. Para saber mais sobre esta e outras atividades da instituição, acesse o site academiadeletras.com e siga nossas redes sociais.

Programação Dia 09/09

17h Academia Abertura para visitação guiada

17h às 20h Calçada da Academia na rua Ramos Ferreira Funcionamento das barracas de sebo e tacacá Exposição de obras de arte da AAL

17h às 19h30 Calçada da Academia na rua Ramos Ferreira Música a céu aberto Sax - Dom Carioca

17h30 às 19h30 Hall de Entrada / Sala dos Presidentes Fotos com personagem Adriano Jorge

18h às 18h30 Salão Nobre Sarau ou contação de história Alunos da UEA ou da InterArte

18h30 às 19h10 Salão Nobre Concerto de música erudita Quarteto de Cordas

18h30 às 19h30 Sala dos Presidentes Autógrafo de livros pelos acadêmicos

19h15 às 20h Salão Nobre Show acústico de Música Popular Cileno

Serviço

O quê? Projeto Academia de Portas Abertas

Quando? Todos os domingos, até21 de Outubro, das 17h às 20h.

Onde? Academia Amazonense de Letras, Rua Ramos Ferreira, nº 1009 - Centro

Quanto? Programação Gratuita

Publicidade
Publicidade