Sexta-feira, 30 de Julho de 2021
Audiovisual

Videoclipe valoriza lugares e energia de Manaus com música de Hermeto Pascoal

Feita pelo multi-instrumentista Hermeto Pascoal na década de 1990, música 'Frevando em Manaus' ganhou arranjo e clipe inéditos do Abner Viana Ensemble



17/06/2021 às 17:35

Composta pelo multi-instrumentista Hermeto Pascoal na década de 90, como uma homenagem  capital do Amazonas, a música “Frevando em Manaus” ganhou um videoclipe pela primeira vez. Disponível no Youtube (http://bit.ly/FrevandoManaus), o trabalho leva a assinatura do Abner Viana Ensemble, que registrou a composição com novo arranjo. Em breve, o single também será lançado nas plataformas digitais.

Filmado em dezembro de 2020, respeitando todos os protocolos sanitários, o clipe tem como pano de fundo alguns pontos turísticos de Manaus, como a Ponta Negra e o Mercado Adolpho Lisboa, além das principais avenidas da cidade. O ritmo, como não poderia deixar de ser, é ditado pelo frevo estilizado de Hermeto Pascoal.
“Com o clipe de ‘Frevando em Manaus’, quisemos apresentar a cidade como ela é no seu cotidiano: uma grande capital pulsante dentro da Amazônia. Ao inserir o frevo de Hermeto, nós buscamos transmitir a experiência de frenesi e loucura de uma grande metrópole. A Manaus quente e viva ouve o frevo chegando na cidade e ele se mistura com a nossa realidade”, comenta o diretor de imagens da produção, Matheus Mota.



“A musicalidade do Hermeto é muito intensa e colorida e precisávamos inserir isso como parte da experiência no videoclipe”, completa ele, que escalou os bailarinos Letícia Pinto e Wilham Santos para traduzir a composição em movimentos.


DESAFIOS

O projeto que deu origem ao clipe e ao single foi contemplado no Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 - Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, e envolveu diretamente cerca de 20 pessoas, entre músicos e equipe de produção. Segundo a produtora executiva Maria Lucy Rodrigues, o maior desafio foi contornar as limitações impostas pela pandemia: “O clipe foi gravado após a reabertura gradual das atividades não essenciais na cidade, ainda com muitas restrições. A Ponta Negra estava interditada e conseguimos autorização para filmar na praia, seguindo uma série de recomendações. Tudo isso em meio a sol, chuva, e tomando todos os cuidados de distanciamento para preservar os bailarinos e toda a equipe. Nos dividimos em equipes diferentes durante as filmagens para não aglomerar”.

PRODUÇÃO MUSICAL

O instrumentista amazonense Abner Viana foi o responsável pela produção musical de “Frevando em Manaus” com o novo arranjo, além da orquestração e adaptação da obra. 
Entre os instrumentos da gravação estão: flautim, flauta, clarineta, saxofone alto, trompetes, trombones, vibrafone, guitarra, piano, contrabaixo elétrico, bateria e percussão, compondo uma orquestração menor que a formação de uma big band.
“É uma música difícil, não só do ponto de vista melódico e harmônico, mas do interpretativo também. Hermeto compôs um frevo que expressa a intensa movimentação que já havia em Manaus naquela época. É uma obra que demonstra o elo simbólico que o autor criou durante suas andanças por Manaus”, explica Viana.

 

Ficha técnica
Direção de Imagens: Matheus Mota
Filmagem e edição: Gabriel Leão
Operador de drone: Newton Coelho (Said)
Bailarinos: Letícia Pinto e Wilham Santos
Maquiadora: Samantha Campos
Produção Executiva: Maria Lucy Rodrigues

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.