Sábado, 17 de Agosto de 2019
Literatura

'Punhos cerrados': antologia será lançada neste sábado (20) no Bar Caldeira

Livro que reúne 26 participantes, entre escritores e ilustradores, será lançado durante a nona edição do encontro Estilhaços Literários



bardocaldeira_7D76558B-522F-404B-9CE5-ADBD9015EEF8.jpg O espaço do bar Caldeira foi o escolhido para o lançamento. (Foto: Divulgação)
17/07/2019 às 15:03

Produções de um grupo de escritores e ilustradores “indigestos” compõem a antologia “7 cortando as pontas dos dedos – Punhos cerrados no front”, que será lançada neste sábado, dia 20, durante a nona edição do encontro Estilhaços Literários. O evento começa às 19h, no Bar Caldeira, localizado na rua José Clemente, 237, Centro.

Segundo um dos organizadores da obra, o escritor Rojefferson Moraes, a ideia do livro está intimamente ligada ao atual contexto político brasileiro. “No ano passado, eu e o poeta Dom Alencar decidimos organizar uma antologia literária que se opusesse ao avanço do fascismo representado pela possível eleição do então candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro”, lembra o amazonense.

“A ideia era desafiar os participantes a produzirem seus textos e ilustrações baseados dentro do tema proposto, e nos enviar em um prazo de sete dias. Os editores teriam mais sete dias para diagramarem a antologia. Conseguimos reunir 35 autores de diversos estados do país e lançamos a antologia às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais. Hoje o cenário é ainda mais caótico e assustador, e por isso decidimos mais uma vez convocar ‘guerrilheiros’ para uma nova edição da antologia”.

“7 dias cortando as pontas dos dedos – Punhos cerrados no front” conta com 26 participantes, entre poetas, contistas, cronistas, desenhistas, cartunistas e artistas plásticos de dez estados diferentes. “Para essa edição reduzimos o número de participantes para que pudéssemos produzir uma versão impressa no formato de fanzine”, completa Moraes. Ele adianta que a versão digital do livro também estará disponível para download gratuito na internet.

Participam da antologia: Luíz Emmanuel (ES), Edivaldo Ferreira (SP), Fabio da Silva Barbosa (RS), Zemaria Pinto (AM), Roge Weslen (PA), Susy Freitas (AM), Everton Luiz Cidade (RS), Glauco Mattoso (SP), Maurício Braga (AM), Flávio Antonini (SE), João Farias (AL), Marciel Cordeiro (ES), Wagner Nyhyhwh (RJ), Daniel Fagundes (SP), Daniel Amorim (AM), Dom Alencar (AM), João Batista Morais (RN), Dani Colares (AM), Max Caracol (AM), Dom Gigio (PA), Jalna Gordiano (AM), Rojefferson Moraes (AM), HQ Gilmal (AM), Rakel Caminha (AM) e Dinho Lascoski (SC).

Destaque

O sarau Estilhaços Literários surgiu da necessidade de novos escritores terem um espaço de divulgação e debates a respeito de suas obras, sua trajetória literária, bem como de sua visão acerca da cena literária local e nacional.

Serviço

O quê:  IX Estilhaços Literários
Quando: Sábado, dia 20 de julho, às 19h
Onde:  Bar Caldeira, Rua José Clemente, 237, Centro

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.