Publicidade
Entretenimento
Vida

Quadrinhos, ilustrações a caricaturas ganham exposições em Manaus

O quadrinista Alan Moore, o samba e a cultura pop são algumas das referências de mostras que dominam espaços na capital amazonense 13/11/2013 às 15:00
Show 1
Todas as três exposições possuem entrada franca na cidade
Laynna Feitoza Manaus, AM

Os quadrinhos, ilustrações e caricaturas, que exercem grande fascínio sobre a imaginação – e mãos - de muitas crianças e adultos, também dominam a programação cultural do final de 2013 em Manaus: três exposições de desenhos artísticos estão previstas em lugares variados da cidade.

Entre eles, o projeto “Arquivo”, que acontecerá do dia 02 ao dia 16 de dezembro, cujo acervo de quadrinhos homenageará as obras do escritor e mago Alan Moore na Galeria do Sesc; a exposição “Samba no traço e nos compassos”, também prevista para o dia 02 até o dia 08 de dezembro e que retratará, em caricaturas, as figuras expoentes do samba brasileiro no Bar do Caldeira; e a mostra “Exposição de Gelo e Fogo”, que exaltará, por meio de ilustrações, grandes títulos da cultura pop mundial na própria loja Hey You em uma data mais próxima, no dia 29 de novembro.

O projeto “Arquivo”, na verdade, trata-se de uma série de seis exposições que homenagearão, em cada edição, um autor importante dos quadrinhos nacional e mundial, de acordo com o organizador do projeto, o produtor cultural Evaldo Vasconcelos. A série foi criada, ainda segundo ele, em alusão às atividades de aniversário de 20 anos do Clube dos Quadrinheiros de Manaus - comemorados em 2013 - , que é também entidade co-organizadora do evento. Os quadrinhos a serem expostos nascerão das mãos de talentosos nomes do segmento local, como Bero Vidal (diretor do Clube dos Quadrinheiros de Manaus), Gedeon Nunes, Romahs Mascarenhas, Cristoffer Ferreira e Vicente Cardoso.

Quadrinhos de Moore

A ideia principal da exposição é compilar diversas obras de Alan Moore, que, ecléticas, passeiam desde o terror à ficção científica. “Muitos dos quadrinhos dele foram para os filmes, como “V de Vingança”, “Constantine”, entre outros”, aponta o produtor.

Na exposição, 16 paineis com tamanho 66x99 figurarão na Galeria. Os principais temas são obras baseadas em “V de Vingança”, “Constantine” e “Monstro do Pântano”. “Além dos mais conhecidos, tentamos resgatar coisas antigas da obra de Alan. Teremos quadrinhos com títulos dele criados nos anos 70”, acrescenta o organizador.

Caricaturas do samba

No mesmo dia, que é também o Dia Nacional do Samba, inicia a exposição “Samba no traço e nos compassos”, que irá até o dia 08 de dezembro, no Bar do Caldeira. De acordo com o cartunista Romahs Mascarenhas, organizador da mostra junto com Carla Conori, a exposição é voltada aos grandes nomes do samba nacional. “Vamos caricaturar alguns ícones do samba, desde Clara Nunes até Ivone Lara, João Nogueira e Cartola”.

Cultura pop ilustrada

Antecedente às exposições voltadas para Alan Moore (quadrinhos) e aos sambistas locais e nacionais (caricaturas), as ilustrações é quem terão vez na “Exposição de Gelo e Fogo”, produzida pela Strategos Gestão Cultural em parceria com a própria loja Hey You, no dia 29 de novembro. O produtor cultural Evaldo Vasconcelos também trabalha na produção da mostra, e afirma que ela segue o formato do projeto “Arquivo”. Nesta primeira edição, cinco artistas amazonenses expõem suas versões dos principais personagens e cenas da franquia “Game Of Thrones”.

“Serão também seis exposições, e a cada dois meses teremos um tema diferente. E estaremos abordando sempre a cultura pop. Para a segunda mostra estamos esquematizando uma exposição conjunta entre Star Wars e Star Trek. As atividades na loja iniciam às 18h, e além da mostra, em paralelo haverá a presença dos ilustradores e a apresentação de bandas locais como a ‘Meu Primo’ e ‘Quinta Essencial’. Lá as obras estarão à venda, e também terão adesivos, reproduções das obras e a festa em si”, ressalta Evaldo. Entre os ilustradores do conteúdo exposto, estão Deivison Oak, Jaime Filho, Ramon e Leonardo Alfaia.


Publicidade
Publicidade