Publicidade
Entretenimento
Quarteto de Violões

Quarteto de Violões realiza concerto no Palacete Provincial nesta quinta-feira

No repertório da apresentação matinal, o público confere músicas populares, além de clássicos, como “Canoeiro”, de Ronaldo Barbosa, “As Quatro Estações”, de Vivaldi, e “Sebastiando”, de César Lima – esta última, escrita e dedicada ao violonista Sebastião Tapajós 18/10/2016 às 14:03
Show unnamed
(Foto: Divulgação/SEC)
acritica.com Manaus (AM)

Com o objetivo de promover um diálogo entre museus e comunidade, gratuitamente, através de novas experiências e abordagens dos acervos da Secretaria de Estado de Cultura, o Governo do Amazonas dá continuidade à campanha “Experimente Museus”.

Por isso, o Palacete Provincial recebe nesta quinta-feira (20), às 10h, mais uma ação cultural, envolvendo o Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas – OVAM, formado por Adonai Reis, Carlos Junior, Samantha Fonseca e Guilherme Munhoz. Com entrada gratuita, o grupo ainda será acompanhado pelo percussionista Tércio Macambira, também da OVAM.

No repertório da apresentação matinal, o público confere músicas populares, além de clássicos, como “Canoeiro”, de Ronaldo Barbosa, “As Quatro Estações”, de Vivaldi, e “Sebastiando”, de César Lima – esta última, escrita e dedicada ao violonista Sebastião Tapajós.

De acordo com o maestro e professor Davi Nunes, da OVAM, esta apresentação no Palacete Provincial celebra ainda os 16 anos de existência da Orquestra que tem a importante missão de divulgar um dos instrumentos mais populares do mundo: o violão. “Este quarteto representa toda a OVAM, por isso selecionamos os nossos músicos que têm ótimas performances, afinal, nosso maior objetivo é mostrar ao público a ampla gama de possibilidades oferecida por esse instrumento tão simples e tão versátil, ao mesmo tempo”, disse.

A presença de ritmos mais populares em apresentações dos Corpos Artísticos é uma iniciativa do Governo do Estado para incentivar a população a participar da programação cultural que acontece nos espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura.

 Música + museu

Após curtir a apresentação do Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas, o público é convidado para uma experiência diferenciada no Palacete Provincial. Localizado na Praça Heliodoro Balbi, na Avenida Getúlio Vargas, o local ficou conhecido por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar do Amazonas.

Sob a proteção especial da Comissão Permanente de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico, a Secretaria de Estado de Cultura restaurou e revitalizou o prédio para nele abrigar cinco museus do Estado: a Pinacoteca do Amazonas, o Museu da Imagem e do Som, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, o Museu Tiradentes, e o recém-criado Museu e Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça de Souza.

Na campanha Experimente Museus, o local recebe diversas atividades interativas, que convidam o público a fazer parte dessa história que recria a cultura amazonense.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade