Publicidade
Entretenimento
Vida

Quase 60% das mulheres usam produtos errados na hora de fazer a limpeza do rosto

Mesmo que 100% das mulheres tenham cuidado com a limpeza facial, apenas 59% são usuárias de produtos corretos para este fim, segundo pesquisa 30/08/2015 às 17:13
Show 1
Peles merecem tratamentos especiais conforme o tempo vai passando
Artur Cesar ---

Grande parte da população não tem nenhum tipo de cuidado específico com o rosto. Este foi o resultado de uma pesquisa encomendada pela empresa de cosméticos Natura e realizado pelo instituto Provokers com 1.200 mulheres de cinco capitais brasileiras. A mesma identificou que 100% das entrevistadas limpam o rosto, mas apenas 59% são usuárias de produtos específicos.

“Praticamente todas as brasileiras lavam o rosto diariamente, mas a maioria utiliza somente água ou o mesmo sabonete do corpo. A maioria não compreende a importância de cuidar do rosto com os produtos específicos, que respeitem a composição natural da pele nessa região. Como o nosso mercado possui uma oferta de produtos mais concentrada em tratamentos antissinais, as brasileiras acostumaram-se a ideia de que os produtos para o rosto custam caro e são somente para essa finalidade”, explicou Joana Miranda Formigone, gerente de desenvolvimento de produto da Natura, em entrevista exclusiva ao VIDA & ESTILO. 

Joana afirma que a lição tirada dessa ação é de que é preciso levar mais informações sobre a importância de cuidar da pele corretamente no dia a dia – e mostrar que esse cuidado não precisa ser uma rotina demorada e complicada. A falta de informação clara sobre o assunto é um dos principais motivos para a falta de segurança das brasileiras na hora de usar um produto para a pele do rosto.

“Os produtos, em geral, são apresentados de um forma muito técnica e de difícil compreensão – o que gera muitas dúvidas sobre o que é mais adequado para o seu tipo de pele e quais os efeitos que elas irão perceber durante o uso. Muitas têm receio de investir em um produto que desconhecem e que possa causar alguma alergia ou irritação numa área tão exposta e delicada como o rosto”, destaca Joana.

Sabonete é o preferido

O Brasil é o País que mais usa sabonete em barra no mundo. Mas isso requer atenção, alerta a gerente. “Os consumidores devem ficar atentos ao cuidar da pele do rosto, pois produtos de limpeza que elevam o pH (pH alcalino) podem deixar a pele do rosto mais sensível e ressecada, aumentando o risco de reações adversas aos produtos utilizados após a limpeza. É importante que os produtos para o cuidado da pele não alterem esta importante característica. Sabonetes com alto ph (9-11), como sabonetes em barra corporal, não são recomendado, pois podem alterar o pH da pele. Sabonetes com pH mais baixo (5,0 – 6,0) não alteram o pH da pele”.

Cuidados básicos

Todo o cuidado é pouco nos cuidados com a pele do rosto, afinal, trata-se de nosso cartão de visitas, não é mesmo? E quais os cuidados básicos que devemos ter? Segundo Joana, devemos nos preocupar em manter a pele limpa, hidratada e protegida contra a radiação solar todos os dias. Preparar a pele diariamente é muito importante para aumentar a eficácia do tratamento facial. Para uma preparação adequada é recomendado limpar, esfoliar e, por fim, tonificar a pele.

“Para isso, a linha TEZ traz o Sabonete Líquido Pele Normal a Seca, o Sabonete Líquido Pele Mista a Oleosa e o Sabonete em Barra para Limpeza e tonificação e ainda os Lenços Umedecidos que limpam, tonificam e esfoliam”, enumera a gerente de desenvolvimento de produto da Natura, citando os novos lançamentos da marca.

Fora isso, ela também explica que a exposição a condições de estresse físico, ambiental e emocional pode levar a um desequilíbrio das funções da pele. Desta forma, hábitos saudáveis como uma boa noite de sono, são importantes para manter o equilíbrio da sua pele.

O estresse psicológico e físico (privação de sono, excesso ou ausência da prática de atividades físicas, má alimentação etc.) desencadeia uma série de reações fisiológicas em nosso organismo que têm influência na função de barreira da pele, que permite maior perda de água para o ambiente e influencia na geração de radicais livres que, de maneira geral, aceleram o envelhecimento.

Firmeza da pele

Produtos ricos em vitamina C, se usados continuamente, aumentam a firmeza e a elasticidade da pele, melhoram a luminosidade e dão um toque aveludado na medida certa. Esta é a proposta do recente lançamento de Profuse, linha de dermocosméticos do Aché Laboratórios: o sérum antirrugas Essencele Filler C. O produto chega às farmácias em duas versões, para o rosto e para os olhos.

Publicidade
Publicidade