Publicidade
Entretenimento
Culinária cearense

'Quinta da Caranguejada' é novidade para os amantes de caranguejo em Manaus

O restaurante Bodega da Vila, localizado na Rua Macéio, no Vieiralves passa a oferecer noite dedicada ao prato tipicamente cearense; Confira receita exclusiva da iguaria 15/01/2017 às 05:00 - Atualizado em 17/01/2017 às 13:47
Show zvida0515 401f
Prato começou a ser servido pelo local desde a última quinta feira, dia 12 (Foto: Aguilar Abecasis)
Juan Gabriel Manaus (AM)

Em Fortaleza, ele é o queridinho. Aqui em Manaus, ainda soa como novidade. O caranguejo, animal típico dos mangues e das águas salgadas, acaba de ganhar um espaço especial na programação e no cardápio do restaurante Bodega da Vila, localizado na Rua Macéio, no Vieiralves. Desde a última quinta-feira (12,) a casa passa a oferecer a “Quinta da Caranguejada”, uma noite especial dedicada aos amantes da iguaria, regada a música e diversão.

A ideia de trazer o crustáceo veio do proprietário do local, o cearense Tarcísio Muratori. Morando em Manaus há oito anos - três deles à frente do Bodega da Vila - Tarcísio revela que faltava dar ao restaurante uma “identidade cearense”. “Tudo começou em uma conversa de amigos. Eles me perguntavam por que não dar essa pegada cearense e eu comecei a pensar na ideia. Lá em Fortaleza essa cultura de comer caranguejo é muito forte, então estamos tentando trazer um pouco disso pra cá”, explica.

Para a noite de estréia, cerca de cem unidades de caranguejo foram importadas diretamente de Belém. O animal é cozido e preparado a base de leite de coco. Na hora de servir, pimenta e uma farofinha crocante dão o toque final ao prato. Tudo é feito caprichadamente sob os olhares cuidadosos de dona Dulce Muratori, que ajuda a coordenar o lugar ao lado do filho.

Essa mistura de culturas gastronômicas acontecerá a princípio duas quintas por mês, sempre a cada quinze dias, a partir das 20h. “Queremos ver como vai ser a recepção do público e o que eles têm a nos dizer. Nossa intenção é transformar a quinta da caranguejada em um evento semanal e trazer em uma edição por mês algum humorista”, revela Tarcísio.

O VIDA&ESTILO foi conferir de perto a iguaria e de quebra ainda traz pra você a receita tipicamente cearense.

Ingredientes:

05 - Caranguejos

01 - Colher de chá de sal

04 - Dentes de alho

01 - Cebola picada

01 - Pimentão verde picado

01 - Maço de cheiro verde picado

100ml - Leite de coco

- Pimenta a gosto

Modo de preparo:

1 - Em uma panela grande, adicione água, sal, pimenta, alho e deixe ferver.

2 - Em seguida, coloque os caranguejos na panela. A água deve ser o suficiente para cobrir totalmente o animal. Deixe cozinhar por 30 minutos.

3 - Nesse momento, ainda na panela, adicione a cebola, o pimentão, leite de coco e cozinhe por mais 30 minutos.

4 - Retire os caranguejos e sirva com o caldo da panela.

Publicidade
Publicidade