Quinta edição do Festival Amazonas de Dança terá oficina com grupo de cadeirantes e coreógrafo paulista
Festival vai acontecer em Manaus e Novo Airão e vai contar com a presença de membros do grupo de dança de cadeirantes da Paraíba, Roda Viva, e do bailarino e coreógrafo paulista Vanderlei Oliveira. Escolha dos espetáculos do Festival começaram na segunda (19) 20/08/2013 às 17:54
Além de espetáculos de 10 grupos artísticos, a 5ª edição do Festival Amazonas de Dança terá uma programação acadêmica realizada tanto no Município de Novo Airão (a 180 km de Manaus), quanto em Manaus. Nelas, destaques para a presença de membros do grupo de dança de cadeirantes da Paraíba, Roda Viva, além do bailarino e coreógrafo paulista Vanderlei Oliveira.
Em Manaus, as apresentações acontecem nos dias 30 e 31 de agosto, com cinco espetáculos de dança por noite, no Teatro Amazonas. E entre os dias 04 e 07 de setembro, elas acontecem na quadra municipal de Novo Airão. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Oficinas acadêmicas
Com o tema “Dança esportiva em cadeira de rodas”, a oficina a ser realizada em Manaus terá como ministrante a representante do Roda Viva, Luciene Rodrigues. A oficina acontecerá no dia 9 de setembro, às 16h, no Museu Casa Eduardo Ribeiro.
As inscrições para a oficina em Manaus podem ser feitas gratuitamente no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, até dia 6 de setembro, no horário de 8h às 11h30 e 14h às 17. O grupo de dança também será uma das atrações do FAD. O Roda Viva iniciou suas atividades, em 1995, e hoje tem como objetivo inserir bailarinos portadores e não portadores de deficiência no mercado como bailarinos profissionais.
Em Novo Airão, que recebe o FAD entre os dias 4 e 7 de setembro, serão realizadas outras três oficinas de dança. O destaque fica para a Oficina de Dança Livre, que será ministrada pelo dançarino paulista Vanderlei Oliveira, no dia 6 de setembro. Antes disso, no primeiro dia do evento em Novo Airão, a dançarina e coreografa amazonense Carla Patrícia e o dançarino Ricardo Figueiredo realizam uma oficina voltada para a dança de salão. No dia 5, o professor de dança do projeto Jovem Cidadão, Salomão Carvalho, ministra outra oficina sobre danças urbanas, tratando das novas tendências da arte.
As oficinas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Luiz Jorge da Silva (Ferrari), no Centro da cidade, para 30 alunos cada, todas gratuitas, com inicio às 8h. As inscrições podem ser feitas no dia 4 de setembro, no local. Podem participar pessoas a partir de 11 anos de idade.
Escolha dos espetáculos
A escolha dos dez espetáculos artísticos que participarão do 5º Festival Amazonas de Dança (FAD) começaram nesta segunda (19). Este ano, 22 grupos se inscreveram para participar da seleção , inclusive um vindo de Belém do Pará.
De acordo com o presidente da Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas (Aprodam), Augusto Domingos, a curadoria responsável por selecionar os espetáculos será formada por Wanderleia Dimas Barbosa, representante da dança local, Carmem Lucia Meira Arce, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o curador convidado Agesandro Rêgo, que vem de Macapá.
Os critérios de avaliação que serão utilizados pelos curadores serão a qualidade técnica, o conteúdo artístico, a criatividade, o conteúdo original, qualidade de movimentos, figurino, roteiro, concepção e adequação técnica dos espetáculos aos espaços disponibilizados pelo Festival
Os espetáculos selecionados deverão ter a duração de dez minutos para a apresentação em Manaus e 20 minutos para as apresentações em Novo Airão.
+ Entretenimento
-
Biquíni Cavadão faz show em Manaus para apresentar a...
-
Teatro Amazonas recebe recital de cravo ‘Melancolia’
-
Inspirado na Broadway, 'O Rei Leão' chega ao Teatro ...
-
Wanderley Andrade agita bloco em Manaus com ritmos d...
-
Clowns de Shakespeare promovem laboratório de teatro...
-
Thiaguinho lança nova música e revela data de show e...
-
Novo serviço leva grupos para ensaios fotográficos n...
-
Filme ‘Marighella’ é resposta a cenário político, di...
-
Evento discute maternidade e carreira
Veja também
- Adolescente suspeito de assaltos é morto a tiros no São José
- AM registra casos de H1N1 e Susam reforça unidades com antiviral
- Subida dos rios faz 4 cidades decretarem situação de emergência no AM
- Filho de adolescente estuprada pelo pai é e achado morto no Tarumã Açu’
- Após ouvir ofensas homofóbicas, homem é agredido com guidão
- MP denuncia 7 envolvidos em linchamento de estudante por homicídio
- Litro da gasolina comum em Manaus está custando até R$ 3,99
- AM fechou 2018 com 268 mil desempregados e rendimento R$ 319 menor