Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
OLIMPÍADAS

Quitutes serão prato cheio para turistas conhecerem a culinária brasileira

Coxinha e pão de queijo estão entre as paixões nacionais que ajudarão a apresentar a culinária brasileira



luciana.JPG Coxinha da Lulu Pães & Doces segue receita especial
10/07/2016 às 17:11

Não é de hoje que a caipirinha é a nossa iguaria tipo exportação por excelência, mas os estrangeiros que vierem ao Brasil para os Jogos Olímpicos, a partir de agosto, também terão muito o que experimentar no vasto rol de quitutes genuinamente nacionais. Morando na Alemanha há alguns meses, a advogada Loyana Camelo teve uma prova de que os sabores brasileiros são praticamente irresistíveis ao paladar gringo.

Recentemente, numa escola de idiomas que recebe gente de todos os lugares do mundo, ela participou de uma confraternização em que os alunos teriam que levar para sala pratos de seus países de origem. “Eu não conseguia lembrar de nada que eu conseguisse fazer aqui por conta dos ingredientes, que nem sempre são fáceis ou baratos de encontrar”, contou. Até que veio o insight: por que não apresentar aos colegas a coxinha, um dos quitutes mais populares de Norte a Sul do Brasil?

Dito e feito. Com a ajuda de tutoriais no Youtube, Loyana conseguiu reproduzir a receita brasileira em casa. “No outro dia levei as mais bonitas para a escola e todos amaram. A coxinha foi a primeira coisa que acabou na nossa festinha, apesar de eles nem conseguirem falar o nome”, diverte-se.

Em Manaus, que receberá partidas de futebol masculino e feminino durante as Olimpíadas, um dos muitos lugares em que os turistas poderão encontrar a coxinha é a loja Lulu Pães & Doces (Rua Rio Itannana, 435, Vieiralves).

Na versão clássica de frango com catupiry (R$ 7), o item voltou ao cardápio da casa há cerca de quatro meses, depois de a receita ser aperfeiçoada por Luciana Reston. “Nós a deixamos mais crocante por fora e mais cremosa por dentro”, explica ela.

O diferencial da coxinha da Lulu é a massa tradicional de trigo (em outras receitas pode ser substituído por batata ou macaxeira), que é preparada com o caldo no qual é cozido o frango do recheio. “É esse caldo que vai dar a liga. Além disso, todo o sabor do frango vai para a massa, que não fica com aquele gosto de trigo”.

Pão de queijo goiano

Outra paixão nacional é o pão de queijo, típico tanto em terras mineiras quanto em Goiânia, cuja culinária inspira a Casa da Vovó (@casadavovoam), marca de quitutes comandada por Jerce Queiroz. No momento, ela trabalha com dois sabores, o tradicional e o de calabresa, mas promete para breve uma versão de ervas.

O segredo da receita dela é o ponto da massa e a quantidade queijo usado. “O nosso pão de queijo é um pouco diferente porque usamos um queijo branco curado que vem diretamente de Goiânia. Tem gente que usa essência de queijo, mas não é a mesma coisa”, explica a quituteira, que é natural de Roraima, mas morou 20 anos na capital de Goiás.

Receita de pão de queijo

Ingredientes:

2 copos de polvilho

1 copo de leite líquido

1 copo de água

1 copo menos um dedo de óleo

1 colher de chá de sal

2 ovos

Um pouco mais de 1/2 copo de queijo ralado

Preparo:

1.Coloque o polvilho em um recipiente e misture com o sal.  2. Ponha para ferver a água junto com o óleo e o leite.   3. Em seguida, misture o conteúdo com o polvilho e mexa bem até dar liga.  4. Quando tiver esfriado, misture a massa com os ovos e mexa bem.  5. Acrescente o queijo ralado e mexa novamente. 6. Para enrolar, limpe as mãos e unte ambas com óleo.  7. Leve ao forno pelo período de 25 a 30 minutos.

Serviço

o quê:  Lulu Pães & Doces

onde:  Rua Rio Itannana, 435, Vieiralves

contatos: @lulupaesedoces (Instagram) e (92) 98821-3339

o quê:  Casa da Vovó Quitanda Goiana

contatos: @casadavovoam (Instagram) e (92) 98200-8488


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.