Terça-feira, 21 de Maio de 2019
GASTRONOMIA

Confira opções de sobremesa para a 'virada'

Rabanada de forno, bolo de chocolate ou biscoito de caramelo? Três receitas deliciosas para começar 2017 doce



VIDA0525-000R.jpg
Rabanada de forno é a opção saborosa e saudável sugerida pela nutricionista Cynthia Antonaccio, da página Nutrição Descomplicada (Fotos: Divulgação)
24/12/2016 às 09:20

Falta menos de uma semana para a chegada de 2017, mas algumas pessoas estão com um dilema. E não é sobre as resoluções de Reveillon ou qual roupa vestir no momento da “virada”. A dúvida é: qual sobremesa escolher para iniciar o novo ano? Figurinha carimbada no banquete natalino, a rabanada pode voltar à mesa da família. Porém, a nutricionista Cynthia Antonaccio sugere uma mudança mais saudável, saindo da tradicional fritura.

“As ceias são festas importantes, cheias de comidas típicas. Devemos aproveitar essa reunião familiar e comer as comidinhas tradicionais sem culpa. A rabanada não poderia ficar de fora. A versão de forno é mais leve, menos calórica e com menos gordura que a original, mas sem perder o gostinho característico da receita, permitindo até quem está de dieta a aproveitar essa delícia de fim do ano”, declara ela, que tem 3,7 mil seguidores no Instagram.

Mas se você não tem tanto tempo para preparar uma grande porção de rabanadas, ou aquela tia já se comprometeu a levar esse prato, uma boa opção é bolo de chocolate. Mas não qualquer um. Uma das mais de 50 sugestões do livro “O Peso das Dietas”, da nutricionista Sophie Deram, é versão a “la francesa” da sobremesa que faz sucesso entre todas as idades. A receita chamada de “Ophélie”, em homenagem a criadora, combina com sorvete de creme.

Mas se a proposta é sair do convencional, os norte-americanos podem ajudar com uma receita simples rápida do site Café Delites. Em inglês, o nome é “peanut butter swirl saltine toffee”, que poderíamos traduzir extra-oficialmente de “biscoito de manteiga de amendoim com caramelo”. São necessários apenas cinco ingredientes e aproximadamente 30 minutos para fazer e servir. Mas um aviso de quem já experimentou: é altamente viciante.

Rabanada de Forno - Ingredientes

6 colheres de (sopa) de adoçante forno e fogão (pode ser açúcar se preferir!)

1 ovo

1 clara

3 colheres (sopa) de água

5 pães franceses cortados em tiras grossas

1½ xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

Canela em pó a gosto

Modo de Preparo: Em uma bacia junte o leite e o adoçante, bata o ovo e a clara e em seguida acrescente a água e reserve. Unte uma assadeira com manteiga. Passe o pão no leite, depois passe no ovo e coloque as fatias lado a lado na forma. Leve para assar em forno já quente por 10 minutos e ainda quente passe-as na canela e no adoçante.

Bolo de Chocolate da Ophélie - Ingredientes

 200g de chocolate meio amargo

50g de manteiga com sal

Amêndoas cortadas em lâminas (opcional)

50g de açúcar

3 ovos

50g de farinha de trigo

Modo de preparo: Pré aqueça o forno a 210 °C. Em uma panela, derreta o chocolate e a manteiga. Em outra panela, doure as amêndoas. Misture o açúcar e os ovos em uma tigela e adicione a mistura de chocolate e manteiga. Acrescente a farinha e as amêndoas e misture bem. Coloque a massa em uma fôrma e leve ao forno. Retire quando o bolo estiver assado por fora e derretendo por dentro. Isso, geralmente acontece depois de 5 minutos no forno.

Biscoito de Manteiga de Amendoim com Caramelo - Ingredientes

35 a 40 bolachas de água e sal (100 gramas)

1 xícara de manteiga sem sal

1 xícara de açúcar mascavo

2 xícaras (230g) de chocolate à escolha

Meia xícara de manteiga de amendoim

Modo de preparo: Pré aqueça o forno a 175 ° C. Forre uma assadeira grande — ou duas menores — com papel alumínio. Organize os biscoitos em uma camada. Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo baixo. Adicione o açúcar mascavo e aumente o fogo para médio. Coloque o caramelo para ferver, sempre mexendo, e deixe ferver por 3 minutos até que fique cor de caramelo. Despeje sobre os biscoitos, espalhando rapidamente e uniformemente com uma espátula. Leve ao forno por 4-5 minutos ou até começar a borbulhar. Retire do forno, polvilhe raspas de chocolate, e retorne ao forno por mais 2 minutos. Retire e espalhe o chocolate derretido por cima. Adicione a manteiga de amendoim e deixe descansar por 2 minutos. Use um garfo para misturar a manteiga de amendoim. Cubra com papel alumínio e leve ao freezer por 15 minutos. Tire da forma e quebre em pedaços para servir.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.