Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Rádios conectadas se destacam na cobertura de eventos

A iniciativa da Manifesto Norte (www.manifestonorte. com), que já fez coberturas de eventos até fora de Manaus, é uma mostra da ampliação da atuação das web rádios em Manaus


23/04/2013 às 14:55

<!-- /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}-->Quem não puder ir conferir o Hey You Music Festival, por estar fora de Manaus ou por qualquer outro motivo, ainda poderá ficar por dentro da agitação do festival por meio da Internet. Isso porque o evento, que rola neste final de semana com a promessa de ser um dos maiores do gênero na região Norte, terá cobertura especial da web rádio Manifesto Norte, com entrevistas flashes ao vivo e transmissão dos shows de atrações locais e nacionais.

“Estamos fazendo esta semana uma série de programas só sobre as bandas que irão participar do festival”, antecipa o jornalista Sandro Nine Correia, um dos responsáveis pela web rádio. “Estaremos transmitindo o evento com toda a estrutura, tirando fotos e divulgando na nossa fanpage, fazendo resenha dos shows e trocando ideias com gente da cena”, acrescenta.

A iniciativa da Manifesto Norte (www.manifestonorte.com), que já fez coberturas de eventos até fora de Manaus, é uma mostra da ampliação da atuação das web rádios em Manaus. Graças à audiência crescente dos internautas-ouvintes, estações que se mantêm online, em alguns casos, até há poucos meses, vêm diversificando sua programação nos moldes das rádios tradicionais – com atrações ao vivo, coberturas, entrevistas e por aí vai.

Aqui e lá fora

No caso da Manifesto Norte, online há apenas nove meses, a aposta na cobertura de eventos começou cedo. A emissora já difundiu festivais de Manaus e da região, como Festival Cauxi, TomaRRock (RR) e até a Feira de Música de Fortaleza (CE).

publicidade

“Nas primeiras coberturas que fizemos não houve uma repercussão grande, mas já na Feira de Fortaleza, que tinha participação da Alaídenegão, tivemos uma repercussão ‘massa’, por emails e pela rede social”, conta Correia. O conteúdo ganha repercussão nacional, como conta o webradialista. “Já recebemos email de gente de Fortaleza, Belém, Macapá. Nesses lugares, onde temos intercâmbio com os podcasts ‘Conexão’, a galera fica ligada”.

De web a FM

Outro exemplo da consolidação das web rádios em Manaus é a Voxi (www.voxifm.com.br). A estação surgiu há pouco mais de dois anos, investindo no jornalismo de comportamento e na qualidade musical, da MPB ao repertório internacional. “Não tocamos forró desde o início, pois entendemos que já é um gênero bastante atendido pelas rádios tradicionais”, afirma Cláudio Barboza, diretor presidente da rádio que fundou em parceria com Jucem Rodrigues, George Dantas e Valserlan Cruz. “Tem gente que nos ouve no Canadá, Japão, Inglaterra, interior de São Paulo e Recife”, enumera.

A resposta foi tão positiva que, após um ano, a Voxi estendeu sua atuação à FM, e hoje atua na frequência 87,9, dedicada a rádios comunitárias. Mas o formato tradicional não é prioridade, como assinala Barboza: “Estamos preparando uma nova programação, trazendo novas pessoas para trabalhar na rádio. Entendemos que o áudio aberto é sedutor, mas apostamos muito ainda na Internet”.

Movimento azul online

Há quase um ano e meio no ar, a Rádio Movimento Marujada vem se consolidando como espaço cativo dos torcedores do boi-bumbá Caprichoso. A estação online, que tem audiência acumulada de 600 mil ouvintes, conta com programação diária ao vivo, das 19h à meia-noite, e também faz transmissão dos eventos do bumbá em Manaus e Parintins – que são recorde de audiência.

“Este ano, no anúncio das toadas e da logomarca do boi, tivemos 13 mil ouvintes”, destaca Keynes Breves, presidente do Movimento. Segundo ele, a emissora é bastante acessada via smartphone em Parintins. “Caminhamos hoje para a consolidação desse projeto. Criamos uma fidelidade com os ouvintes. Todo mundo ouve, quer saber as novidades”, afirma.

publicidade
publicidade
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
Celebrações religiosas marcam Sexta-feira da Paixão na Catedral de Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.