Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021
Música

Ian Lecter está no Top 10 nacional do Vans Musicians Wanted

Representante da Região Norte, o rapper amazonense é um dos dez finalistas da etapa brasileira da disputa musical realizada pela marca esportiva



ian__1__0775AF64-2086-42BE-A8FF-E79BDCA16C5D.jpg Ian celebrou o resultado da seletiva (Foto: Isa Hansen/Divulgação)
18/08/2021 às 16:38

O rapper amazonense Ian Lecter escreve mais um capítulo de sua história. Ou melhor, canta. O jovem de apenas 25 anos, nascido e criado na Zona Norte de Manaus (AM), é Top 10 na etapa brasileira do programa musical Vans Musicians Wanted 2021, um projeto da marca Vans, voltado para músicos de todos os gêneros. Os dez artistas selecionados na primeira fase estão disputando a chance de dividir palco com o roqueiro britânico Yungblud, na cidade do México.

Artistas brasileiros em ascensão enxergam, no programa musical, uma oportunidade de terem seus trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente. Foram mais de 5 mil inscrições em nível nacional. No meio de tanta gente talentosa, de todos os lugares do Brasil, o Norte foi selecionado e ganha destaque por meio da música e talento do rapper Lecter.



“Só em ser um dos selecionados já é uma visibilidade importante pro meu trabalho. O mais louco de tudo foi que foram mais de cinco mil artistas e, em meio a isso, ‘tava’ eu, um cara residente da Região Norte do mapa, sem herança ou algo parecido. Apenas com a minha música e uma vontade gigante de cantar sobre o que vivo, vejo, o lugar de onde vim e por onde já passei”, destaca o artista.

Músicas selecionadas

O primeiro disco do rapper foi lançado em março de 2020: "Cor da Alma". O título do álbum é também o nome de uma das nove faixas do disco. A música tem a participação do rapper manauara Victor Xamã. Além dele, outros nomes da 'cena' estão presentes na obra, como o de Karen Francis, Gabriel da Luz, Ghost e Mayer.

Uma das músicas que o artista enviou para a seleção do Vans Musicians Wanted foi a “Tipo Madruga”, primeira faixa do disco que saiu com videoclipe, de composição e autoria do próprio artista, com participação da cantora e compositora Karen Francis.

“Eu acho que essa música foi escolhida justo porque ela fala muito, me define muito, no sentido de realidade, de quem eu sou, identidade. O audiovisual mostra a parte da produção, um audiovisual que fizemos com o celular. Foi precário, foi um ‘corre’. A gente não tinha grana pra fazer acontecer. Então nossa, a equipe era quem tava fazendo tudo. A diretora era roteirista, fotógrafa, era tudo”, relembra o artista.

A segunda música que Ian inscreveu no projeto, intitulada “Climin-A”, é a faixa 5 do álbum. A letra fala sobre amor e carrega muitas referências manauaras: o canto da Iara, Rio Negro e o clima da região como principal referência. Um trecho do refrão diz: “[...] No clima nublado teu corpo molha, você diz saber quando vai chover. Quando é só nós dois tua alma te solta, clima tá propício pra gente se perder...”.

Etapas

O Vans Musicians Wanted é dividido da seguinte forma: dez artistas brasileiros foram selecionados na primeira fase, onde o material – clipe, álbum, portfólio, e etc. – de cada artista inscrito no programa foi avaliado pelos jurados brasileiros. Agora, os selecionados irão passar pela fase das audições.

Lecter relembra a emoção que foi ver seu nome sendo anunciado por um dos jurados do projeto, o cantor e compositor ‘Criolo’. “Na hora que fui marcado na página do programa, eu até entalei com a comida, isso foi na hora do almoço. Então você imagina: eu vendo o ‘Criolo’ anunciar os selecionados pra próxima etapa, não teve preço pra mim, me fez sentir vivo demais”.

Trabalhos e projetos

O trabalho mais recente do artista manauara se chama “Desde Cedo”. Contemplado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, o single foi produzido em São Paulo. “Foi um trabalho que a gente pensou totalmente fora da caixa. Não foi um single pensado pra estourar, foi de apresentação. Foram três dias de gravação, e foi a primeira vez que eu gerei empregos, todos foram remunerados. Foi um passo de muita maturidade no meu trabalho”, relembra.

Talento e força de vontade é o que não falta para este artista manauara. A promessa é que, ainda este ano, seja lançado um EP, que ainda não está gravado; no entanto, o rapper garante que já tem algumas composições. Lecter também fala sobre o lançamento de seu novo single, além do envolvimento em projetos de publicidade, propagandas e lives.

“Até então só conseguimos lançar um single esse ano, devido as circunstâncias. Eu estava morando sozinho em São Paulo. Lá é muito difícil, devido o custo de vida. Passei quase dois anos lá, e foi algo bem puxado pra mim. Tem EP e videoclipe pra sair, além de uns feats. que eu não posso falar ainda com quem são, mas tem muita gente que eu admiro envolvida”, destaca ele.

Expectativa

Lecter está confiante e, assim como os outros dez candidatos, almeja a final do Vans Musicians Wanted. Mesmo assim, não perde a humildade. “O sentimento é de estar próximo, sabe!? Mas ao mesmo tempo distante, pois tem um caminho longo a percorrer, pra que eu chegue nisso de fato. Tem tanta gente boa. Tantos artistas que logo após eu ter passado, fui ouvir a música deles e achei tão incrível, genuíno, tão original, que eu olhei e pensei: ‘se eu for agraciado meu Deus, que seja. Só me abençoa’. Pedi forças da minha mãe também, que não está mais aqui, mas sei que olha por mim”.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.