Domingo, 20 de Outubro de 2019
TELEVISÃO

Reality culinário terá participação de chef que morou quatro anos em Manaus

O "Sabor em Jogo" estreia no dia 6 de agosto às 19h30 na tela na GNT e terá a participação da chef Cacau Teixeira



BV0129-2R.jpg Foto: Divulgação
29/07/2018 às 14:30

Os sabores, temperos e texturas únicas da culinária amazonense darão um toque especial no novo reality de culinária do GNT. O "Sabor em Jogo", que estreia no dia 6 de agosto às 19h30 e contará com a presença da chef carioca Cacau Teixeira, que morou durante quatro anos no Amazonas e é apaixonada pela gastronomia local.

Apresentado pelo chef André Mifano, também um dos apresentadores do The Taste Brasil, o reality possui trinta episódios e um formato diferenciado em relação aos programas culinários exibidos no Brasil. No Sabor em Jogo, três participantes disputam em cada episódio a permanência no programa, com a revelação do campeão ao fim de cada episódio. Ao todo, são 90 participantes.



Para julgar os cozinheiros, o chef-apresentador tem ao lado dele a sommelière de cerveja Carolina Oda e Andressa Cabral, dona do Meza Bar, no Rio de Janeiro. O jogo pretende valorizar os ingredientes e pratos brasileiros, com cozinheiros disputando quem tempera melhor seus pratos. A direção geral fica por conta de Roberto d’Avila.

Os candidatos têm diferentes formações profissionais. São proprietários de restaurantes, donas de casa, gente do mercado financeiro, chefs de cozinha. A Chef Cacau conta que se inscreveu no reality a pedido de um amigo. "Passei por algumas eliminatórias e pediram pra enviar um prato autoral - risoto de queijo qualho com tucumã e tambaqui assado -, e eles gostaram. Chamei atenção por conta da selva", conta.

Para Cacau Teixeira, um dos maiores desafios do programa são algumas dinâmicas específicas que testam os conhecimentos gerais dos concorrentes. "É um reality, mas é um game, testa conhecimentos, a pessoa faz dez pessoas ao mesmo tempo. Acho que será um sucesso, pois é muito diferente dos outros realitys", completa. Sabor em Jogo é um programa original desenvolvido pela produtora MoonShot e pelo GNT.

Do jornalismo para a gastronomia

Formada em jornalismo pela Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro, Cacau percebeu que mexer com a alquimia culinária e agradar os mais exigentes paladares estava em sua essência desde criança. “Comecei a me interessar por gastronomia desde pequena já que meu pai foi um dos sócios de dois restaurantes franceses muito famosos no Rio de Janeiro durante a década de 1970 e 1980: O La Pomme D'or, que ficava em Copacabana e Un, Deux, Trois, no Leblon. Cresci apreciando uma boa refeição e convivendo com esse universo”, recorda.

A vinda para Manaus com o marido amazonense e radicado no Rio há mais de 30 anos, o artista e produtor musical Neto Carvalho, se deu em função do projeto de produção musical do esposo. No entanto, os atributos culinários de Claudia em jantares realizados pela sociedade amazonense chamaram atenção dos empresários Igor Mendonça e Cristiano Falcone, proprietários do Bistro Vieiralves, que a convidaram para assumir a cozinha do espaço.

"Conheci várias pessoas e daí foi chegando várias oportunidades de fazer diversos eventos e consultorias de restaurantes", lembra.

Atualmente, Cacau mora no Rio de Janeiro e se divide entre Manaus e a cidade maravilhosa. Recentemente, ela desenvolveu o catering do filme "Wara´ná" com direção de Christian Monassa e gravado na aldeia dos índios Tatuyos, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS). Ela revela ainda que está tocando um restaurante que irá abrir com toques da culinária amazonense.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.