Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Gourmet

Aprenda a fazer um delicioso brigadeiro além do tradicional

Para começar, quais ingredientes para acertar o brigadeiro? “Considero quatro pontos: matéria-prima de qualidade, amor pelo trabalho, paciência e o ponto correto”, ressalta a chef Érika Rodrigues, do Miss Doçura



1100062.JPG Até o ‘queridinho’ de chocolate pode ganhar versões com novos ingredientes, como avelã. (Arquivo AC)
03/07/2016 às 15:40

A paixão por esse docinho é quase unânime e, para a maioria, já começa na infância. O brigadeiro, que diz o conhecimento popular, foi criado e batizado para agradar um militar dessa patente, vai muito além do tradicional chocolate. Ah! E eles não são encontrados apenas nas docerias – dá sim para fazer em casa.

Para começar, quais ingredientes para acertar o brigadeiro? “Considero quatro pontos: matéria-prima de qualidade, amor pelo trabalho, paciência e o ponto correto”, ressalta a chef Érika Rodrigues, do Miss Doçura. O chef Thiago Castro, da Brigadore, sugere a troca do achocolatado por chocolate 50% cacau e chocolate em barra, além da manteiga. “Tem gente que usa gema no lugar da manteiga, mas você terá que descartar a clara e isso é desperdício. E a manteiga dá a cremosidade”, diz. 

Já a chef Marília Gabriela, da Marília Gabriela Doces Finos, trocou a manteiga ou mesmo a gema de ovo pelo creme de leite. “Todos dão um bom resultado, vai do gosto de cada um, prefiro o creme pela cremosidade”, diz. 

Os sabores são os mais  variados possíveis. Com exceção ao de chocolate, um dos preferidos dos amazonenses é o de leite ninho. Mas há inúmeras opções. Só a Brigadore tem 35 tipos, entre os mais exóticos estão caramelo com flor de sal, tucumã, a tão famosa raiz forte wasabi, entre outros. “Todos ficam doces, o sabor do ingrediente principal fica bem singelo”, diz Thiago. 

O brigadeiro de wasabi também está entre os 50 sabores do Marília Gabriela Doces Finos, que  entre os mais diferentes conta com os alcoólicos, como de uísque e champanhe, e o de cumaru, uma semente amazônica com sabor semelhante ao da baunilha. “Na Europa essa semente faz muito sucesso e é caríssima. Aqui ela é pouco usada e vendida bem barata”.

O Brigadeirão 

Ao perceber a paixão das pessoas por brigadeiro, a chef Érika Rodrigues, do Miss Doçura, criou o brigadeirão, com 40 a 50 gramas. “Quem pedia não pedia só um, pedia dois.E é uma forma de a gente não repetir os mesmos sabores, durante a semana  a gente vai diversificando ”, diz.Entre o mais pedidos da casa está o leite ninho com doce de leite,  além do casadinho. Lá  tem opções como churros e açaí.   

A chef Érika Rodrigues selecionou uma receita especial para compartilhar um dos brigadeiros mais pedidos também. É o brigadeiro Romeu e Julieta. A receita está disponível no BEM VIVER BLOG. Os assinantes do jornal A CRÍTICA que forem ao  Miss Doçura ganham 10% de desconto  ao apresentar o cartão A Crítica Premium.

Brigadeiro de Limão Siciliano

Ingredientes


1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite (100g)
Raspas de 1 limão Siciliano 
1 colher de manteiga
50g de chocolate branco 
Raspas de chocolate branco para confeitar

Preparo

1.Colocar todos os ingredientes na panela com o fogo desligado. 2.  Ligar o fogo baixo e mexer até que a massa desgrude do fundo da panela. 3.  Fazer bolinhas de mais ou menos 3cm de diâmetro (20g) e passar nas raspas de chocolate branco. 4.  Colocar em forminhas papel plissado.

Brigadeiro de Nutella

Ingredientes


 1 lata de leite condensado
100g de creme de leite
100g de Nutella
1 colher de sopa de cacau em pó

Preparo

1.Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até desgrudar do fundo da panela. 2.  Retire do fogo coloque num refratário espere esfriar e faça as bolinhas. 3.  Opcional passar na farofa de avelã.

Serviço

O quê:  Miss Doçura - (92) 3307-0839 

O quê:  Brigadore -3308-7888

O quê:  Marília Gabriela Doces Finos -98123-7204


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.