Terça-feira, 18 de Junho de 2019
Vida

Receitas fit e dicas de alimentação na web: será que funcionam?

Vários perfis postam conteúdo relacionado a alimentação saudável e dicas para emagrecimento nas redes sociais mas é preciso ter cuidado ao seguir



1.jpg Uma das mais populares blogueiras fitness do País, Gabriela Pugliesi já tem mais de 1,1 mi de seguidores
08/05/2015 às 18:02

Não é só de selfie que vivem os usuários da rede social Instagram. Vários perfis investem no segmento fitness e postam conteúdo relacionado a alimentação saudável, dicas para emagrecimento e informações sobre como integrar esses hábitos à rotina das mulheres contemporâneas.

Nesses perfis, o destaque são as fotos de pratos e ingredientes menos calóricos, que ajudam quem quer ficar sarado(a) na malhação ou perder aqueles quilinhos extras para ganhar em estética e qualidade de vida.

A onda que invadiu as redes advém de uma necessidade que várias pessoas que já tentaram uma dieta, uma rotina de exercícios ou um diferente estilo de vida, que combina as duas coisas, mas não conseguiram: motivação. A oportunidade de ver notícias e informações que incentivem a manutenção de um regime ou de uma atividade física direto no celular acaba dando força para quem está na luta para viver mais saudável.

Além disso, é comum as blogueiras fitness colocarem suas próprias histórias de vida e seus cardápios pessoais, uma atitude que as aproxima de suas leitoras e dá inspiração para elas. As mais interativas até postam conteúdo de leitoras que conseguiram emagrecer para estimular as demais.

Conteúdo

Nas publicações, o carro-chefe são as receitas fit, que promovem a substituição de alimentos e ingredientes por opções menos calóricas mas que provêm os mesmos nutrientes e mantêm o balanceamento de uma dieta diária.

E na hora de cortar calorias, as blogueiras são inventivas: receitas que levam farinha de trigo, como bolos e tortas, acabam levando farinha de aveia no lugar, e vários cafés da manhã de blogs locais trocaram o pãozinho pela tradicional tapioca.

Cuidados

No entanto, é preciso entender que seguir as dicas de pessoas que, muitas vezes, não são profissionais de nutrição pode deixar um sabor amargo na boca. A nutricionista Flávia Ignez Fernandes, especialista em nutrição esportiva funcional, alerta para os perigos de se basear exclusivamente nessa fonte de informação.

“Eu sigo muitos desses Instagrams, até para saber o que surgiu de novo neles e eu possa orientar meus pacientes adequadamente”, explica, antes de dar este recado: “Olha, para quem segue esses Instagram e quer fazer essas dietas sem assistência, uma dica: não faça. A pessoa pode estar postando uma coisa que funciona para ela mas pode não funcionar para você”. 

“Muitas blogueiras são enfáticas ao estimular o uso de produtos light, que retiram o açúcar dos alimentos. Elas esquecem que, no lugar de açúcar, inúmeras químicas são colocadas nos alimentos para conservar e dar sabor a eles, muitas delas cancerígenas. Uma substância chamada glutamato monossódico, por exemplo, que é usado como realçador de sabor em produtos como nuggets e aqueles caldos prontos de cozinha, é veneno puro”, conta Flávia.

Acertos

A despeito das críticas, Flávia reconhece blogs que dão dicas acertadas: “O Instagram da Gabriela Pugliesi é muito bom e já virou, de certo modo, referência. Ela não é nutricionista, mas tem o seu nutricionista, tem seu preparador físico, e fala do estilo de vida dela”. Uma das mais populares blogueiras fitness do País, Gabriela já tem mais de 1,1 mi de seguidores, entre eles famosas como Sabrina Sato e Claudia Leitte.

Flávia ainda comentou que várias blogueiras fitness recomendaram recentemente o consumo da biomassa da banana verde, que reduz a absorção da gordura da dieta e a absorção da glicose da dieta, bem como promove saciedade. Além de ajudar no emagrecimento, a biomassa de banana verde possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos e da pele e contribui para o crescimento, bem como apresenta vitaminas dos complexos B, B1, B2 e B3. O alimento natural também fornece doses de potássio, manganês e fósforo.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.