Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
TEATRO

'Recriando Mitos Tikuna' e 'Retratro de Qorpo Santo' são opções para fim de semana

Para produzir o espetáculo 'Recriando Mitos Tikunas', a diretora explicou que extraiu trechos de uma peça encenada em 1996. 'Falamos sobre o confronto dos indígenas para com a colonização'



pe_a.JPG Peças serão encenadas no Bloco do Curso de Artes da Ufam e no Les Artistes Café Teatro, sempre a partir das 19h
30/05/2016 às 22:00

“As peças são releituras de obras da dramaturgia  e, de certa forma, um resgate da cultura”. Assim define a diretora Nereide Santiago, ao falar sobre os espetáculos “Recriando Mitos Tikuna” e “Retratos de Qorpo Santo”, encenados pela Companhia Teatral “A Rã Qi Ri”. As peças, contempladas pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), serão apresentadas entre 2 a 5 de junho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e no Les Artistes Café Teatro. 

Para produzir o espetáculo “Recriando Mitos Tikunas”, a diretora explica que extraiu trechos de uma peça encenada em 1996. “Falamos sobre o confronto dos indígenas para com a colonização. Essa peça é sobre como tratamos a mitologia tikuna, a partir da visão do “homem branco”. 

Segundo ela, em alguns momentos o público é convidado a participar da encenação. “O narrador convida o ‘homem branco’ para ler algumas crenças. Nós já apresentamos essa peça em outros lugares e nesse momento percebemos o quão distante vivemos dessa cultura”, conta. Para Nereide, o espetáculo visa resgatar os costumes da etnia e fazê-los conhecidos. “Não vemos e também não conhecemos sobre a mitologia indígena. Pois com o passar do tempo fomos afastados dela. Queremos resgatar isso”, defende.

Adaptação
Já o espetáculo “Retratos de Qorpo Santo”, é uma releitura de obras como “Relações Naturais” e “Um parto”, do dramaturgo José Joaquim de Campos Leão. “Fizemos uma adaptação da obra escrita por ele no século 19, mas com características mais centradas. Recortamos alguns trechos e adaptamos nessa peça”, explica Nereide.

As apresentações das peças serão gratuitas. No dia 9 de junho, a Ufam recebe “Recriando Mitos Tikuna”, e no dia seguinte “Retratos de Qorpo Santo”. A encenação ocorrerá no bloco do Curso de Artes da Ufam, bloco Mário Ypiranga, sala 6, sempre às 19h.

Já as encenações no Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida Sete Setembro, 377, Centro, serão nos dias 4 (Recriando Mitos Tikuna) e 5 de junho (Retratos de Qorpo Santo), também às 19h. 

Serviço

O quê: Espetáculo ‘Recriando Mitos Tikunas’

Quando: 09/06 - às 19h no Curso de Artes da Ufam - Bloco Mário Ypiranga - Sala 6. e no dia 04/06 - 19h no Les Artistes Café Teatro - Avenida Sete de Setembro, 377, Centro.

O quê:  Espetáculo ‘Retratos de Qorpo Santo’ 

Onde:  10/06 - 19h; Curso de Artes da Ufam; e no dia 05/06 - 19h, no Les Artistes Teatro.

 

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.