Publicidade
Entretenimento
Vida

Rede Calderaro de Comunicação elege 12 personalidades de 2014

Para celebrar as personalidades que fizeram história no Amazonas nos diversos segmentos - político, econômico, cultural, esportivo, social - A CRÍTICA tradicionalmente elege ‘Os Destaques do Ano’ 22/12/2014 às 11:13
Show 1
A CRÍTICA reconhece 12 personalidades do Amazonas
Jornal A Crítica Manaus (AM)

Eles ganharam destaque e foram reconhecidos publicamente no ano de 2014 como consequência de suas conquistas profissionais, pessoais ou pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Para celebrar as personalidades que fizeram história nos diversos segmentos- político, econômico, cultural, esportivo, social - A CRÍTICA tradicionalmente elege “Os Destaques do Ano”. Em 2014, foram 12 escolhidos para receber as homenagens da Rede Calderaro de Comunicação e de toda a sociedade Amazonense. Conheça os nomes que mais brilharam neste ano que chega ao fim:

José Aldo: Esporte


Aos 28 anos, José Aldo é de longe o atleta amazonense de maior evidência na atualidade. Único brasileiro com cinturão no UFC, e que ocupa a primeira posição do ranking mundial dos pesos penas (até 66 kg), ele está invicto desde 2005 e jamais perdeu um confronto no Ultimate. Em 2014, o manauara presenteou o Brasil com mais um espetáculo no octógono do Maracanãzinho, no UFC Rio 5, em outubro, quando derrotou o americano Chad Mendes. Com muita inteligência e técnica, ele empolgou os torcedores e garantiu a vitória por decisão unânime dos jurados (triplo 49 a 46), após cinco rounds em uma das lutas mais duras de toda a sua carreira.

Rita Santos: Gastronomia


Cake designer do ateliê Fofurices da Ritoca, de Manaus, Rita Santos ganhou reconhecimento nacional após ser eleita vencedora do concurso “O Bolo Mais Bonito do Brasil”, promovido pelo programa “Hoje em Dia” (TV Record), como parte das comemorações pelo aniversário de 9 anos do programa. Rita desbancou as concorrentes Tania Gomes, do Pará, e Sandra Silva, de São Paulo. O bolo tinha cinco camadas, incluindo um chanfrado (camada oblíqua) e um grande brigadeiro no topo. A criação da boleira foi a ganhadora na votação das juradas convidadas e dos internautas.

Rebeca Lima: Magistratura


A juíza Rebeca de Mendonça Lima se destacou no ano de 2014 pelo trabalho realizado à frente do Juizado da Infância e da Juventude. A magistrada desenvolveu um sistema para facilitar e agilizar adoção de crianças, principalmente aquelas em situação de risco. Dos 345 processos sobre acolhimento e adoção que passaram pelo juizado, 46 tiveram desfecho positivo. O Juizado foi considerado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o 1º da Região Norte e o 5º do Brasil em um ranking da entidade. Por tudo isso, a magistrada Rebeca Mendonça de Lima é uma das Melhores de 2014.

Leonel Feitoza: Administração


Ele não é o típico homem público que se esconde do povo e só aparece em anos de eleição. Sendo assim, Leonel Feitoza colhe todos os tipos de reações para o bem ou para o mal e encerra o ano marcando de maneira indelével a passagem pela presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM). Vereador em várias legislaturas desde os anos 90, advogado por formação e Defensor Público, Leonel modernizou processos no órgão de trânsito, que hoje podem ser agendados pela Internet; ajudou a desmanchar a máfia dos examinadores e ampliou os serviços instalando postos em shoppings da cidade. O gol de placa, contudo, foi fazer valer a Lei Seca em operações regulares em que, não raro, participa pessoalmente orientando os ‘bebuns’ e apoiando o trabalho dos agentes. Ao ser indicado para o cargo, descobriu-se que tinha mais de 20 pontos em multas registradas na carteira, mas diante da má notícia não se escondeu, se inscreveu no curso de reciclagem e fez questão de ser fotografado ouvindo as palestras. Assim, mais uma vez fez do limão a limonada que hoje é aprovada por quem precisa usar os serviços do órgão.

Fabíola Gadelha: Televisão


Com ela não tem meio termo, é ame-a ou deixe-a! Nessa balada, Fabíola “Rabo de Arraia” Gadelha foi um dos destaques da televisão ao cobrir folgas e férias do apresentador Marcelo Rezende no Cidade Alerta, na TV Record. Com o “reloginho” do Ibope mantido nas alturas e agradando ao público paulista que adora programas policiais, ela foi contratada pela emissora paulista e hoje tem um programa para chamar de seu, o Balanço Geral, que entra às 6h15. Mas antes de acordar o telespectador paulista, Fabíola fez das suas na TV A CRÍTICA com o jeito despojado e corajoso, características elogiadas por Rezende ao pedir a contratação dela.

José Melo: Política


Contrariando e desmoralizando as pesquisas de intenção de votos, José Melo é o 3º político nascido no interior do Estado, após a redemocratização do País, a ser eleito governador do Amazonas. Nascido em Eirunepé (a 1.245 quilômetros de Manaus), o governador conseguiu a reeleição no segundo turno com 55,55% dos votos, contra 44,45% (695.972) obtidos pelo senador Eduardo Braga (PMDB). Com 67 anos, Melo inicia em janeiro um mandato cujo carro chefe promete ser a educação, setor no qual ele iniciou sua vida pública e com o qual se identifica. Pela experiência e compromissos assumidos na campanha, carrega em si a expectativa de implementar um projeto para alavancar a economia nos municípios do interior.

Artur Bisneto: Conquista


Aos 35 anos de idade, o deputado estadual Artur Bisneto conseguiu um feito histórico em 2014: tornou-se o deputado federal eleito com a maior votação que um candidato ao cargo já obteve no Amazonas. Ao todo, foram 250.916 eleitores que apostaram no trabalho que Bisneto irá desenvolver na Câmara Federal a partir do ano que vem. Na bagagem, ao desembarcar em Brasília, o parlamentar leva consigo as instruções do pai, o prefeito Artur Neto, reconhecido no Brasil inteiro como um dos congressistas mais influentes do País enquanto atuou na capital federal. Ao se despedir da Assembleia, onde passou os últimos 12 anos, Bisneto disse: “Farei de tudo para cumprir o meu melhor mandato”.

Socorro Guedes: Eleições 2014


Desafiada a dirigir o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) no ano das eleições gerais do País, a desembargadora Socorro Guedes superou a missão dada a ela e atuou com isenção diante da guerra travada entre os principais candidatos ao governo. A carreira ascendente de Socorro Guedes iniciou em 1987, quando assumiu o cargo de promotora no Ministério Público Estadual. Em 2004, ela foi nomeada desembargadora do TJ-AM. Dez anos depois, a magistrada assumiu a condução do TRE/AM. Em seu discurso de posse, no dia 9 de maio deste ano, Socorro Guedes disse: “Tenham a certeza que não medirei esforços para que o processo eleitoral de 2014 transcorra na mais absoluta lisura e transparência. E que o voto popular seja respeitado”. Assim foi feito.

Roberto Lima: Empreendedorismo


O empresário e empreendedor Roberto Lima é o visionário que transformou o óbvio em negócio, ao satisfazer o paladar do manauara com a comida que o brasileiro mais gosta: churrasco. Dono da franquia Picanha Mania, ele transformou o empreendimento em sucesso ao oferecer pratos a preços acessíveis, e qualidade reconhecida, nas principais praças de alimentação da cidade. Por meio do serviço delivery, entretanto, Lima foi além, deixando a churrascada nas mãos de quem não quer sair de casa.

Hilo Carriel: Cultura


Não é sempre que um regente do Amazonas tem a oportunidade de reger uma das mais célebres orquestras do País. Pois um maestro de apenas 23 anos realizou a proeza: nas duas últimas semanas, Hilo Carriel conduziu a Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) numa série de concertos na Sala São Paulo e no interior paulista. É mais um feito numa trajetória de destaque: ainda enquanto estudava piano no curso de Música da UEA, a partir dos 16 anos, foi várias vezes premiado no Concurso de Piano Maria Izabel Desterro e Silva. Desde 2010, é pianista do Coral Infantil do Laocs, e no ano passado atuou como pianista correpetidor no Festival Amazonas de Ópera. A recente temporada na Osesp confirma seu nome como talento promissor no cenário erudito do Estado. Bravo, maestro!

Ana Cláudia Soeiro Soares: Copa 2014


Enquanto o setor de bares amargou prejuízo durante a Copa do Mundo de 2014 em Manaus, o tradicionalíssimo Bar do Armando, no Largo de São Sebastião, Centro, manteve ainda mais viva a memória de seu fundador, Armando Soares. O bar destacou-se como o point preferido dos turistas nacionais e estrangeiros que passaram pela capital amazonense no período do Mundial. Além da localização privilegiada, merece todo o destaque o empenho da sócia-proprietária, filha de Armando, Ana Cláudia Soeiro Soares, que junto com o marido, o administrador Roberto Carvalho, conseguiu atender a enorme demanda, mantendo estoques sempre abastecidos e quadruplicando o quadro de funcionários.

Fábio Monteiro: Promotoria


Combatente ferrenho da corrupção na administração pública, e com atuação decisiva em casos de grande repercussão, o promotor de Justiça Fábio Monteiro deixou a Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Cao-Crimo) para assumir a chefia do Ministério Público Estadual (MPE/AM) no dia 14 de outubro deste ano. Ele foi eleito por maioria de votos e escolhido pelo governador José Melo para chefiar o órgão pelos próximos dois anos. No MP desde 1996, e agora procurador-geral da instituição, Monteiro dará prioridade às promotorias do interior, sem deixar de lado a atuação do órgão na capital.

Publicidade
Publicidade