Terça-feira, 24 de Setembro de 2019
CINEMA

Região Norte tem quatro filmes selecionados em primeira mostra nacional do Sesc

"O cacto" e "Banho de cavalo" estão entre os curtas-metragens que serão exibidos em todo o País



15055764_1219620894785907_486968573324243128_n.jpg "O cacto", do diretor amazonense Arnaldo Barreto (Divulgação)
14/07/2017 às 15:49

O Serviço Social do Comércio (Sesc) divulgou nesta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro, os vencedores da primeira edição da Mostra Sesc de Cinema. Na ocasião, foram apresentados ao público os nomes dos 34 filmes selecionados, que nos próximos dois anos serão exibidos em todo o País. Dentre eles estão os curtas “O cacto”, do diretor amazonense Arnaldo Barreto, e “Banho de Cavalo”, do rondoniense Francis Madson, radicado em Manaus. Ambos participaram da 2ª Mostra do Cinema Amazonense, realizada em 2016.

“Nosso objetivo é promover a difusão da produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. Com a mostra, cumprimos uma missão importante de democratizar o acesso dos cidadãos ao cinema, além de permitir que artistas e cineastas de todo o Brasil possam mostrar seus trabalhos”, destaca a técnica de cultura do Sesc, Nadia Moreno.

Com direção de Arnaldo Barreto e roteiro de Wallace Abreu, que também protagoniza o filme ao lado de Rosa Malagueta, “O cacto” recorre à metáfora da planta de aparência rude para falar de um jovem sensível e introspectivo que, enclausurado em casa, tenta se proteger do mundo externo.


("Banho de cavalo", de Francis Madson e Michele Saraiva)

Escrito e dirigido em parceria com Michele Saraiva, que também assume a função de diretora de fotografia, “Banho de Cavalo” é uma sucessão de micronarrativas poéticas sobre uma árvore (castanheira), uma Amazônia, corpos e sujeitos enquanto “invenções” de determinados pensamentos sobre a região.

Outros representantes da Região Norte na Mostra Sesc de Cinema são os curtas “Pedaços de pássaros” e “A batalha de São Bráz”, ambos do Pará. No total, a primeira edição da mostra recebeu 1.250 inscrições. Para a próxima edição, as inscrições estarão abertas no período de 1º de agosto a 1º de outubro, e poderão ser feitas por meio do portal www.sesc.com.br/mostradecinema.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.