Publicidade
Entretenimento
Vida

Rei dos macarrões: Descubra como incrementar o instantâneo

Em comemoração aos 50 anos do Nissin Miojo Lámen, o Vida&Estilo desafiou dois experts da gastronomia a repaginar o modo de preparo do macarrão instantâneo 01/08/2015 às 13:10
Show 1
Bolinho de Pirarucu e Yakisoba Amazônico feitos com macarrão instatâneo
Acritica.com Manaus (AM)

Uma das comidas instantâneas mais disseminadas ao redor do mundo acaba de completar 50 anos no mercado brasileiro - o Nissin Miojo Lámen, que hoje pode ser encontrado em nove sabores nas prateleiras do País. Criado pelo japonês Momofuku Ando após a Segunda Guerra Mundial, o macarrão já foi considerado pelos seus conterrâneos como a melhor invenção da Terra do Sol Nascente no século 20. 

O meio século de um item tão popular nas casas brasileiras levou o VIDA&ESTILO a desafiar dois experts do ramo gastronômico de Manaus. A proposta era que eles repaginassem o famoso macarrão instantâneo com receitas criativas e fáceis de executar – como todo Miojo, que fica pronto em três minutos.

Uma das sócias do Restaurante Ferro Velho (rua Rio Jutaí, 11, Vieiralves), Tassiara Oliveira, diz estar acostumada às experiências na cozinha, apesar de não ser chef por formação. “Faço a parte criativa do nosso menu, e o pessoal da cozinha me ajuda a executar as ideias”, comentou.

A equipe então criou um bolinho de pirarucu com massa de Miojo, petisco que pode ser facilmente adaptado para outros tipos de recheio. A receita você confere ao lado.

Enquanto isso, o chef Paulo Fortunato, do Fish Maria (av. Nilton Lins, Flores, e Shopping dos Carros), usou o Miojo para fazer um yakisoba amazônico. “Cozinhei o Nissin no tucupi e temperei com pirarucu seco e camarão refogados. No fim, acrescentei pimentão amarelo e vermelho para dar um colorido. A proposta era usar ingredientes amazônicos, que são o foco do nosso restaurante”, explicou ele.

Instantâneo a la regional

Bolinho de Pirarucu - Ingredientes 16 bolinhos2 pacotes de Miojo; 300g de pirarucu seco; 2 bananas pacovã maduras; Alho; Cebola; Cheiro verde

Preparo Massa: 1.Cozinhe 1 pacote de Miojo por 8 minutos e despeje o conteúdo do tempero na água. 2.Depois de cozido, amasse o Miojo com um garfo até que ele vire uma massa grudenta.

Recheio: 1.Dessalgue o pirarucu e desfie. 2.Refogue-o com alho e cebola a gosto e acrescete o cheiro verde. 3.Corte a banana em cubos e frite-a. Montagem: 1.Pegue o outro pacote de Miojo que não foi cozido e triture-o para que fique em pedaços bem pequenos. Ele servirá para empanar os bolinhos. 2.Com a massa cozida, modele bolinhas e recheie com o pirarucu, empane com o Miojo triturado e frite. Sirva com a banana frita.

Yakisoba amazônico- Ingredientes 1 pessoa

1 pacote de Miojo; 70g de pirarucu seco dessalgado; 70g de camarão fresco; Tucupi; Salsa; Alho; Cebola; Jambu; Pimentão vermelho e amarelo e Azeite

Preparo: 1.Ponha o tucupi para ferver e, quando levantar fervura, acrescente o Miojo. Deixe no fogo por até dois minutos. 2.  Enquanto isso, refogue o pirarucu no azeite e vá acrescentando em seguida o camarão, o alho, a salsa, a cebola e finalize com o jambu e os pimentões picados; 3.Acrescente o Miojo aos ingredientes refogados e finalize com um pouco do tucupi fervido anteriormente.

Publicidade
Publicidade