Publicidade
Entretenimento
Vida

Renomado enólogo vem a Manaus para degustação em restaurantes

Enólogo gaúcho veio a Manaus, à convite da Adega Barone, para comandar uma série de atividades na cidade 10/07/2013 às 15:45
Show 1
O primeiro pit stop do enólogo aconteceu na noite da última segunda-feira, nos restaurantes Village
Gabriel Machado Manaus, AM

Considerado um dos principais protagonistas da crescente qualidade dos vinhos espumantes brasileiros, o enólogo gaúcho Lucas Sartori aterrissou em Manaus no início da semana para realizar uma série de atividades em alguns dos restaurantes da cidade. Sartori é gerente de vendas da Domno Brasil, a “filha caçula” da Casa Valduga, e veio a Manaus à convite da Adega Barone, representante exclusiva da marca na cidade.

O primeiro pit stop do enólogo aconteceu na noite da última segunda-feira, nos restaurantes Village (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 948) e Bodega da Vila (Rua Vila Amazonas, nº 10, Nossa Sra. das Graças). No mais novo espaço de gastronomia de Manaus, o gaúcho ministrou um treinamento para garçons e mâitres e, ao final, realizou uma degustação de vinhos e espumantes.

“Ano passado já tinha vindo para cá, mas fiz um trabalho de reconhecimento e fiquei mais na Adega Barone. De lá para cá, percebi que estamos em mais pontos de venda, então está havendo uma aceitação dos nossos rótulos. Agora é pensar na sequência, em como nossos parceiros realizarão a venda dos nossos vinhos”, comentou Sartori, que ainda passará, hoje, a partir das 14h, pelos espaços do Távola Redonda e Pizzaria Loppiano. À noite, ele participará do Wine Meeting com a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV), no Empório Roma.

Harmonização

De acordo com o enólogo, um dos maiores desafios dos restaurantes locais está na hora de casar os vinhos com um dos carros-chefes da gastronomia amazônica: o peixe. “Nós temos vários rótulos que podem harmonizar bem. O que procurei passar para o pessoal é que não necessariamente tem que ser um vinho branco. Com os peixes mais gordurosos e fortes, dá sim para combinar com um tinto, como, por exemplo, o Romeira”, explicou.

Restaurantes apostam em novidades

Não é apenas a Adega Barone que vem investindo pesado para melhor atender seus clientes. A cantina Buona Massa (Avenida Bartolomeu Bueno, s/nº, Dom Pedro II) e o regional Tambaqui de Banda (Avenida Tancredo Neves, nº 9, Parque Dez) também estão com algumas novidades nas mangas.

O restaurante italiano, por exemplo, estreia hoje uma nova seção em seu cardápio. Todas às quartas-feiras, a casa realizará uma noite especial do risotto. Entre as quitutes que ficarão à disposição do público, estão: risotto com filé, à parmegiana, de carne seca, camarão, rabada, ossobuco e abóbora, entre outras. As porções, individuais, serão à lá carte.

O especial não impedirá, no entanto, que o cliente peça algum dos tradicionais pratos da cantina. “Nossa intenção é movimentar as noites de quarta. Inclusive, nos outros dias, caso tivermos os ingredientes, o público poderá também pedir alguns dos risottos”, ressaltou Aurélio Rocha, proprietário do Buona Massa. Para mais informações: 3656-3519.

Bicicletário

Se a cantina apostou em seu menu, o Tambaqui de Banda decidiu investir em sua estrutura. O restaurante lançou, na noite de ontem, ao lado da Comissão dos Ciclistas do Amazonas, o primeiro bicicletário em um estabelecimento do gênero em Manaus. A iniciativa é do empresário Mário Valle e foi inspirada no restaurante GOA, de São Paulo.

Para incentivar o uso da bicicleta, os clientes que forem ao Tambaqui de Banda de bike ganham uma caneca exclusiva. Além de um local coberto para estacionar as bicicletas, o restaurante oferece cadeado e um vestiário para os seus donos.

O bicicletário é uma das ações do estabelecimento para a Copa de 2014 e procura servir de exemplo para mais restaurantes. Dentre outros projetos para a disputa de futebol, estão o cardápio bilíngue (já em uso), uma versão do Tambaqui de Banda para os eventos de rua e um novo restaurante no Largo de São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, no Centro.

Publicidade
Publicidade