Evento é promovido pelo Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba (MG)
(Foto: Divulgação)
Realizado de maneira remota devido à pandemia do novo coronavírus, o 27º Concurso Nacional de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” encerrou a edição premiando três representantes locais. Os amazonenses Lucas Gabriel Pereira Oliveira e Sofia Hudzelaits dividiram o 1º lugar na categoria Piano Solo (14 a 15 anos), enquanto o paraense Filipe Alexandrino – radicado em Manaus (AM) desde os cinco anos – conquistou o 2º lugar na categoria Livre.
Em sua primeira participação, Lucas – de 15 anos – também foi coroado como Melhor intérprete de III Miniaturas do compositor Caio Senna, o homenageado da edição do evento, promovido anualmente pelo Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba (MG). “Eu não esperava por essa. Eu e meu professor nos preparamos muito. Foram os meses mais tensos que eu tive, porque nós fizemos muitas aulas e nos dedicamos muito”, destaca.
Praticante de piano desde os seis anos de idade, Sofia – também de 15 anos – detalha que é sempre muito gratificante ver que os esforços estão mostrando bons resultados. “Avalio essa edição como uma grande experiência. Um bom resultado dá ainda mais ânimo para continuar estudando”, pontua.
Os dois gravaram seus vídeos de inscrição em setembro, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, que cedeu o piano do Centro Cultural Palácio da Justiça.
Sob orientação
Tanto Lucas quanto Sofia são alunos dos Cursos de Extensão em Música da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), orientados pelos professores de piano Gabriel Coelho e Halina Kuushynchykava, respectivamente.
Halina declara seu orgulho pela aluna, que já conta com diversas conquistas: 1º lugar no Concurso Amazonense de Piano “Maria Isabel Desterro e Silva”, em 2017; 2º lugar do III Turno do XXV Concurso de Piano Souza Lima, em 2016; e 3º lugar no Turno 3 do XVII Concurso de Piano Cora Pavan Caparelli, em 2019. “Ela é uma jovem muito talentosa, muito dotada musicalmente. É minha aluna desde o nível iniciante. Agora já está no nível avançado”, especifica.
Já Gabriel detalha que a preparação intensiva para o concurso iniciou justamente no momento da chegada da pandemia, o que criou certas dificuldades, já que as aulas tiveram que ser realizadas de forma online.
“Apesar disso, esse período de quarentena acabou se tornando muito fértil para o crescimento musical dele. Como foi o seu primeiro concurso e o meu primeiro orientando um aluno, ficamos bastante surpresos com o resultado. Significa que estamos no caminho certo. É um grande incentivo pra continuarmos trabalhando e nos desenvolvendo”, aborda.
Comemoração
Além do segundo lugar no concurso de Ituiutaba (MG), o bacharel em Piano pela UEA e Mestre em Piano Performance pela University of North Dakota (EUA) Filipe Alexandrino ficou entre os cinco finalistas do Linda Bustani International Piano Competition em agosto deste ano. Os dois resultados são a cereja do bolo do seu “aniversário de dez anos de piano”.
Orientado pelo professor de piano Diego Caetano, ele deixa claro que, mais do que ganhar ou perder, esses concursos servem como uma oportunidade de amadurecimento durante o processo de preparação para eles. “Independente do resultado, a gente acaba crescendo muito”.
LISTA
RESULTADO: GRUPO C
1º Lucas Gabriel Pereira Oliveira
1º Sofia Hudzelaits
2º Henrique Soares Bueno
3º Lucas Garcia Sanches Muniz
Melhor intérprete de Bach – Henrique Soares Bueno
Melhor intérprete de III Miniaturas de Caio Senna - Lucas Gabriel Pereira Oliveira
RESULTADO: GRUPO LIVRE
1º Ingrid Rodrigues Uemura
2º Filipe dos Santos Alexandrino
2º Pedro Brack Aguilar
3º Luis Felipe Lima Alves de Oliveira
Melhor música brasileira – Lais Mendonça dos Reis
Melhor concepção performática – Luis Felipe Lima Alves de Oliveira
Menção Intérprete de Bach – Helber Fernandes Ribeiro