Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Vida

Respeito aos fios brancos: grisalhos apostam em estilo e ousadia

Bem mais do que nos homens, os cabelos brancos nas mulheres sempre foram visto como bicho-papão para a grande maioria delas. Porém, quando bem cuidados, as madeixas grisalhas também são expressivas de um estilo que esbanja autenticidade



1.jpg O músico e professor Mateus Gondim, 36 , “ganhou” o primeiro fio grisalho aos 12 anos e aos 28 já tinha os cabelos quase completamente brancos
20/05/2013 às 08:27

O músico e professor de filosofia Mateus Gondim tinha apenas nove anos quando o primeiro fio de cabelo branco resolveu “pintar” em sua cabeça. “Diziam que se arrancasse um nasceriam outros três”, lembra ele, que não ousou desafiar a predição. Mas não teve jeito: hoje, aos 36 e com as madeixas quase completamente grisalhas, ele conta que adotou o estilo e diz que a juventude está no espírito, não na cor dos cabelos.

“É sua atuação no mundo que vai definir sua juventude”, diz o vocalista e guitarrista das bandas Soda Billy e Dry Martinis. No entanto, Mateus não se importa em parecer mais velho. Segundo ele, os tons grisalhos podem expressar certo grau de autoridade e respeito. “Você levanta a mão numa reunião e todos se viram pra você”, exemplifica.

Mas se ele não vê problema na associação com a chamada Terceira Idade, muita gente por aí vê. “O lado negativo é que há uma coisa invertida de que as pessoas mais velhas não são muito respeitadas hoje em dia”, diz Mateus, que já chegou perto de pintar o cabelo por duas vezes: a primeira, quando tinha apenas alguns fios grisalhos, e a última mais recentemente, ambas, digamos assim, mal sucedidas.

“Quando tinha 15 anos, cheguei a comprar a tinta, mas acabei desistindo na hora. E há cerca de um ano e meio, minha namorada chegou até a pintar, mas depois não aguentei e cortei. Estava me sentindo como aqueles caras que tentam parecer mais jovens”, diverte-se Mateus.

Estilo

Bem mais do que nos homens, os cabelos brancos nas mulheres sempre foram visto como bicho-papão para a grande maioria delas. Porém, quando bem cuidados, as madeixas grisalhas também são expressivas de um estilo que esbanja autenticidade e simboliza ousadia e segurança.

Para a psicóloga e doutora em antropologia social Maria Inês Higushi, é preciso ser “dona de si” para deixar os cabelos grisalhos, mas também atentar para os cuidados necessários para a saúde e embelezamento das madeixas. “Ao contrário do que muita gente pensa, o cabelo branco exige muito cuidado”, diz ela, que lava com shampu especial e escova todos os dias o cabelo, além de fazer hidratação a cada 15 dias.

“A maior parte das pessoas elogia, diz que combina comigo, que no meu caso não aparenta idade. Mas eu também procuro equilibrar sempre com um bom corte e roupas de tons mais escuros”, diz ela, revelando que desde a juventude tem fios grisalhos e que só deixou de pintar quando foi fazer doutorado na Europa.

“Com 40 anos já tinha muitos e sempre pintava, mas quando fui fazer doutorado na Inglaterra, os salões eram muito caros, além do mais muitas amigas usavam cabelo grisalho e me diziam que ficava bonito”. E ficou!

Ediney Souza: pedagogo e professor de inglês

“Eu nem me lembro direito a primeira vez em que vi o primeiro fio branco. Hoje não são muitos, mas é o suficiente para as pessoas perceberem, comentarem. A maioria acha bonito, mas também já perguntaram porque eu não pinto. É uma questão de genética. Minha mãe tem cabelo quase totalmente branco. Ela fala pra eu pintar, mas tenho medo de pintar e ficar estranho. Nunca pintei. Nem pretendo pintar tão cedo... só se realmente já tiver tudo branco”, confessa o pedagodo e professor de inglês Ediney Souza.

50 tons de cinza: charme

Filmes como “O Diabo Veste Prada”, em que a poderosa editora de moda Miranda Priestly (Maryl Streep) assume com elegância os fios brancos, encorajam cada vez mais pessoas a apostar no grisalho. O jornalista William Bonner e a linda cantora Emylou Harris também são adeptos do estilo que expressa charme e autenticidade

Cuidados

Para cuidar bem dos cabelos brancos, há uma série de produtos especiais para eles, como os shampus desamareladores, condicionadores próprios para cabelos grisalhos, além de cremes de hidratação e máscaras de tratamento.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.