Publicidade
Entretenimento
CULINÁRIA

Restaurante promove 1º Festival Vegetariano e Panc em Manaus

Participantes poderão saborear um menu de degustação feito com as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Evento acontece no próximo domingo (4) 01/03/2018 às 17:11
Show panc
Foto: Arquivo/AC
acritica.com Manaus (AM)

O primeiro "Festival Vegetariano e Panc" do restaurante BeerShéva GastroPub será realizado no próximo domingo, (4), a partir das 10h, para a oficina, e 12h para a degustação. O evento busca promover um debate sobre agricultura e culinária amazônica. Os participantes terão a oportunidade de saborear um menu de degustação feito com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc).

Como campo de exploração e sustentabilidade da Amazônia e do Brasil existe ainda muitos trunfos escondidos na região com as chamadas “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, ou simplesmente "Panc". As expoentes desse grupo, ainda pouco descoberto, são verduras como urtiga, beldroega, ora-pró-nobis, caruru, serralha, taioba, vitória régia e tantas outras. Na culinária, as "Panc" são saborosas e versáteis. E o aumento do seu consumo pode ajudar a combater a fome, a melhorar a renda de pequenos agricultores locais e a preservar o meio ambiente, pois não o agride na sua produção.

Essas plantas ainda não fazem parte das refeições diárias, mas têm a riqueza e o sabor de verduras que crescem espontaneamente na natureza, e insistem em nascer por conta própria. Classificadas erroneamente de "matos", essas plantas são utilizadas apenas como matéria orgânica, não tem valor comercial, mais já foram amplamente utilizadas antigamente e caíram no desuso, é raro encontrá-las para nosso consumo, com alto valor nutritivo e rico sabores, têm potencial de entrar na nossa alimentação, destacando uma nova cultura de consumo consciente.

As oficinas serão ilustradas pela degustação de pratos regionais com uso das "Panc"  permitindo uma nova percepção dos sentidos e conseqüente aceitação dos  ̈novos sabores ̈ através de uma apresentação atraente e inovadora, contribuindo para resgatar e trazer hábitos saudáveis de alimentação e produção de culturas desconhecidas e esquecidas.

Oficina    

A oficina será ministrada por Alexandre Victor, formado em agroecologia. Victor trabalhou como head chef no Festival Ecológico Manaus 2017, maior evento de alimentação viva e vegana da América Latina. A inspiração para esse trabalho vem do livro "Panc no Brasil", do professor Valdely Ferreira Kinupp. A obra além de ensinar sobre as "Panc" é uma bíblia para estudiosos do assunto além de apresentar centenas de receitas ilustradas.

Durante a oficina os participantes receberão informação sobre história, etnobotância e origem das plantas abordadas. O evento promoverá debates e valorização dos ingredientes e das receitas conhecidas por quem vive no interior, a oficina contextualiza com a alta gastronomia, comidas simples e inovações de forma com que as pessoas descubram a riqueza e sabor do conceito desenvolvido.

A gastronomia depende substancialmente da agricultura, e essa proposta visa além de divulgar as "Panc", conectar possíveis consumidores com agricultores ecológico, mostrar opções locais e orgânica de alimentação natural, para pessoas que estão buscando estilo de vida mais saudáveis.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo número 99202-4088 com o professor Alexandre Victor, ou no local do evento: Restaurante BeerShéva GastroPub, localizado na Rua Ferreira Pena, 535, esquina com a Rua Silva Ramos, em frente ao Fórum Trabalhista, Centro.  O valor do investimento é de R$ 35 (para degustação) e R$ 120 (para oficina e degustação).

Publicidade
Publicidade