Publicidade
Entretenimento
Nada de carne

Restaurantes apostam na culinária vegetariana em Manaus

Do café da manhã ao jantar; Confira um roteiro com quatro opções de lugares especializados no preparo de pratos naturais 03/02/2017 às 05:00
Show bv0103 001f
Cresce em Manaus as opções para quem deseja uma alimentação livre de carne (Divulgação)
Juan Gabriel Manaus (AM)

Ser vegetariano não é fácil. A opção em abrir mão do consumo de carne ou até mesmo de qualquer produto de origem animal – no caso dos chamados veganos – esbarra na falta de opções nos cardápios dos restaurantes convencionais. Para suprir essa demanda, cresce em Manaus o número de restaurantes especializados na culinária livre de animais.

Criado há cerca de dois meses, o La Cozinha Bistrô Vegetariano surgiu da paixão da bacharel em letras, Edinelza Araújo, em preparar receitas feitas somente com alimentos sem derivação animal. “Eu e meu marido somos vegetarianos estritos há cinco anos. Na intenção de deixar a comida com uma aparência mais agradável para nossas filhas que também são vegetarianas, comecei a pesquisar muito sobre receitas e formas diferentes de preparar os alimentos”, explica.

O talento na confecção dos pratos caiu no gosto dos amigos que começaram a fazer encomendas e divulgar os quitutes de Edinelza. Com o aumento nas demandas, a solução foi abrir o bistrô, localizado na Rua Pará, 175, bairro Vieralves, em parceria com uma amiga. O local funciona apenas para o almoço, de 11h as 14h de segunda a sexta e domingos de 11h as 15h. No cardápio, uma variedade de opções que se renovam diariamente. Entre as especialidades da casa estão lasanhas veganas e até strogonoffs de berinjela, grão de bico ou proteína de soja.

Pioneiro

Para quem anda pelo centro da cidade, a opção fica com um dos pioneiros na arte de servir pratos vegetarianos em Manaus. Fundada em 1991, a Casa da Pamonha tinha como proposta inicial oferecer somente alimentos derivados do milho. Apenas quatro anos depois, a casa passou a oferecer uma variedade de pratos e produtos naturais pensados especialmente para esse público. “Na época percebemos que faltavam opções para os vegetarianos e então decidimos investir nesse ramo também”, conta Elzira Martiniani, proprietária do local.

Situado na Rua Barroso, 373, próximo ao Teatro Amazonas. O estabelecimento funciona de segunda a sexta, das 7h as 19h e nos sábados, das 7h as 14h, oferecendo opções de café da manhã e almoço. Durante a manhã é possível encontrar sucos naturais, tapiocas, pamonhas e salgados veganos. Já na parte da tarde, o almoço pode contar com lasanha, hambúrguer e almondegas vegetarianas, além de canelone de ricota com espinafre e uma série de verduras não convencionais.

Hambúrguer

Agora se a vontade é sair do convencional e se esbaldar em hambúrgueres, o Naturalize Bistrô Vegetariano é especialista no assunto. Criado nas feiras alternativas da cidade pelos amigos Cristine Pinagé, Jeferson Dias e Gisele Benzecry, foi somente em novembro do ano passado que a ideia ganhou um espaço físico na Rua Jaspe, 52 Conjunto Paulo Nery, bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Parque dos Idosos, com expediente de quarta a domingo, das 18h as 23h.

Em um ambiente descontraído, o local oferece nove opções diferentes dos populares veggies burguers. Entre os sabores mais famosos estão o Regionalize, feito com macaxeira, tucumã e jambu e o Feijoada Desconstruída, hambúrguer feito a base de feijão preto. Além dos sanduíches, uma variedade de pratos que se renovam semanalmente é oferecida no cardápio da casa. “Temos o prato do dia, uma refeição completa que sai na faixa dos R$25,00. Buscamos também realizar finais de semanas temáticos como a noite mexicana, noite japonesa e até o domingo da pizza sem glúten, sempre com música ao vivo”, conta Cristine.

Buscando oferecer uma vida mais saudável, o Impact Hub Manaus realiza toda segunda-feira, a “Sexy Salad”, um almoço vegetariano e/ou vegano com o objetivo de possibilitar a troca de informações sobre esses estilos de vida entre os participantes. O almoço acontece de 12h até 13h, porém, é preciso efetuar reserva até as 10h de segunda-feira pelo telefone 3236-0658.

Localizado na Avenida Efigênio Sales, 1299, bairro Aleixo, o espaço conta com pratos como arroz de forno, tomate recheado, empadão sem glúten, salada de trigo para quibe, moqueca e lasanha veganas ou uma deliciosa salada.
 

Publicidade
Publicidade