Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Vida

Risadas para todos: companhias locais investem no humor

Com o “boom” do stand-up comedy, o segmento de humor no teatro ganhou mais força e solidez



1.jpg Escalafobéticos
09/05/2013 às 09:21

Cada vez mais a população busca rir. Mania nacional ou não, Manaus recebe mais e mais espetáculos voltados à comédia. Além disso, algumas companhias da cidade estão apostando nesse segmento que, com o “boom” do stand-up comedy, ganhou mais força e solidez.

Entre os grupos locais que apostam nessa vertente está o Beija-Fulô, que desde o ano de 2008 desenvolve o bem-sucedido “Escalafobéticos”.   Eduardo Gomes, integrante da companhia, disse ficar feliz ao ver o surgimento de vários grupos, regionais ou não, que trabalham com essa temática.

“Creio que muita gente começa a investir nessa linha ao ver que outros trabalhos deram certo e conquistaram a graça do público. É notável que grandes produções de humor consigam levar bastante gente ao teatro. No Nordeste, esta já é uma linha difusa e cultuada pela população”, disse o artista. “Espero que aqui também possa ser assim, que os trabalhos aumentem e que possamos nos orgulhar dos grandes humoristas que temos”, complementou.

O “Escalafobéticos” é um excelente exemplo do sucesso do formato em Manaus, pois, em seus cinco anos de criação, mais de 60 mil espectadores, em Manaus e outros estados, já foram assistir o espetáculo.

Olhar do cotidiano


Os atores da Cês em Cena também investem na comédia, por meio do projeto “X-Caboquinhos”, que conta com esquetes que exploram situações do dia a dia.

“O humor sempre chamou muita a atenção do público de todas as idades. Em Manaus, conheço poucos grupos de humor, mas vejo que essa área está se desenvolvendo. Nós, do ‘X-Caboquinhos’, gostamos de brincar com as cenas do cotidiano e os outros grupos fazem coisas diferentes. Existe espaço para todo tipo de humor e quanto mais o amazonense rir, melhor”, declarou Antonio Carlos Junior, membro do Cês em Cena.

Caçula

Novo ainda no mercado, o Candirus da Comédia, composto por Renê Zafer (AM), Maguii Leonello (RO) e Ricochet (PA), estreou mês passado no palco do Teatro Direcional, contando com uma plateia com mais de 400 pessoas.

“No Brasil, a gente conhece aquele humor cearense, caricato, de piada pronta. Devido à explosão nacional do stand-up, os humoristas passaram a fazer shows de cara limpa. Isso refletiu na formação de novos humoristas, grupos. É um mercado que movimenta, as pessoas querem rir. Entre uma peça de drama e uma de humor, eu tenho quase certeza que o pessoal escolherá o humor, o pessoal quer rir”, disse Renê Zafer, intérprete de Carlos Portta, que também faz sucesso no quadro apresentado no programa “Alô Amazonas” (TV A Crítica).

“Observo muitos grupos nascendo. Há humoristas com bastante tempo de estrada se reinventando e abocanhando uma fatia do mercado, não só fazendo espetáculos para o teatro, mas também para empresas”, finalizou  Zafer.

Opinião do comediante

Para o humorista e radialista, Marcio Braga, a comédia está na moda no Brasil, porém, de uns anos para cá, ganhou mais força.

“O humor começou a se expandir mais. Agora, cada um que seja responsável por seus atos e por sua maneira de fazer humor. Você tem que saber onde se encaixa, qual linha deve seguir, qual humor acredita, arriscar ao mesmo tempo, mas com responsabilidade. Para se ter uma ideia desse ‘boom’, gravo para algumas empresas VTs (para comercial de TV), e o pessoal pede que eles sejam com humor, porém isso é fruto de uma credibilidade que você passa às pessoas. A partir do momento que ofende, ele tem limite, a partir do momento que tem preconceito, há um limite. O humor é sem limite para criação, agora há limite para com a sua plateia”, opinou Braga, que comanda o “Na hora do roxo”, programa da A Crítica FM 93.1.

Nos dias 25 e 26 de maio, no Teatro Direcional, ele fará um espetáculo onde apresentará uma nova maneira de fazer humor. Os ingressos custam R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira).

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.