Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
AUDIOVISUAL

Rodadas de Negócios do ‘Matapi' movimentam Palácio da Justiça

Evento tem como objetivo reunir profissionais do audiovisual para discutir e fomentar a cadeia produtiva do setor, tanto no Amazonas quanto nos Estados que compõem a Região do CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste).



matap_A153AD73-4EBC-4697-BECB-B85AED1A066F.jpg (Foto; Robert Coelho / Matapi)
30/11/2019 às 14:16

Dezenas de produtores audiovisuais do Amazonas estiveram frente à frente, nesta sexta-feira (29/11), no Centro Cultural Palácio da Justiça (Centro Histórico de Manaus), com representantes de algumas das principais empresas de comunicação do País, como parte das Rodadas de Negócios do 2º ‘Matapi - Mercado Audiovisual do Norte’. Nas reuniões individuais, que aconteceram das 9h às 18h, os participantes puderam apresentar seus projetos/produtos a esses possíveis investidores, em busca de orientações e parcerias para tirá-los do papel. O evento encerra sua agenda de atividades neste sábado (30/11), novamente a partir das 9h.

O ‘Matapi’, uma realização da Dabacuri Projetos e Produções, Leão do Norte Consultorias e Produções e Ministério da Cidadania, tem como objetivo reunir profissionais do audiovisual para discutir e fomentar a cadeia produtiva do setor, tanto no Amazonas quanto nos Estados que compõem a Região do CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste).



Nesta edição, o evento contou com um total de 11 players: Canal Brasil, Descoloniza Filmes, TV Encontro das Águas, Olhar Distribuição, Canal Curta!, TV A Crítica, Têm Dendê Produções, Mov - TV Uol, A Crítica Play, Globo News e Inova TV.

O jornalista Luiz Eduardo Garcia representou a Globo News durante as Rodadas de Negócios do ‘Matapi’. Ele afirma que a empresa veio à capital amazonense em busca de novos projetos que se tornem filmes ou documentários com coprodução da empresa. “Temos interesse em conhecer novas ideias que tenham a temática da região, com o intuito de trazer para nosso canal um pouco do Brasil”, destacou Luiz Eduardo.

De acordo com ele, a Globo News está à procura de projetos interessantes, viáveis e com potencial. “Fiquei satisfeito com o que vi, aqui. Conheci desde propostas que ainda estão em fase inicial a outras bastante avançadas. O próximo passo, agora, é levar esses projetos para discutir com nossos parceiros da Globo Filmes e avaliar a viabilidade de cada um. Torço muito para que eles avancem e essa parceria dê certo”, concluiu.

A produtora Valentina Ricardo, da Fita Crepe Filmes, foi uma das participantes que teve a chance de apresentar seu projeto nas Rodadas de Negócios. Ela revela que a empresa, especializada em produções autorais, está planejando o seu primeiro longa-metragem.

“A gente está entendendo, aqui no ‘Matapi’, quais são as possibilidades que temos de desenvolver, aperfeiçoar e encorpar nossos projetos. Vejo essa segunda edição do evento como esse processo de aperfeiçoamento de trabalhos que já temos e tentamos aprimorar, mas com a conexão com pessoas que têm respaldo no mercado”, frisou.

Distribuição de impacto

Outro destaque da programação do ‘Matapi - Mercado Audiovisual do Norte’, nesta sexta-feira, ficou por conta da mesa ‘Distribuição de impacto: o desafio da construção de audiência e da potência do cinema como ferramenta de transformação social’, ministrada por Rossana Gesteira (Giros Filmes), Luiz González Zaffaroni (DocMontevideo/DocSP) e com a parceria da plataforma online Videocamp.

Após o bate-papo, Rossana, cujo trabalho é voltado a campanhas de impacto, reforçou a importância de mercados audiovisuais como o ‘Matapi’ para que produções com potencial de impacto social ganhem, cada vez mais, espaço no mercado - seja em circuitos alternativos (cineclubes, escolas, Internet etc.) ou nas próprias sala de cinema.

“Acho fundamental movimentos como esse [o ‘Matapi’], que tenham um olhar curioso e atento, porque, na verdade, esse trabalho que estamos fazendo é de aculturamento. Queremos que essas produções ganhem mercado e que o nicho se torne uma indústria, como acontece lá fora”, pontuou a consultora de comunicação da Giros Filmes.

Ela acredita que, eventos como ‘Mercado Audiovisual do Norte’, proporcionam novos olhares e conteúdos a seus participantes: “E isso só nos ajuda nesse aculturamento, fazendo com a gente saia da nossa zona de conforto e reconheça que há novas possibilidades”, acrescentou Rossana.

Segundo a analista de projetos da Videocamp, Mônica Bulgari, o objetivo principal da plataforma online, que atua na democratização da cultura de informação, é fazer com que essas obras de impacto social cheguem “a quem precisa chegar”. 

“É muito importante a gente lembrar nosso cenário de salas de cinema no território brasileiro ou latino-americano, no geral, e a falta de acesso a esses filmes. (…) Nós fazemos questão de estar aqui, no ‘Matapi’, e fazer com que essas produções ganhem cada vez mais espaço de exibição”, finalizou Mônica.

Mais informações a respeito do ‘Matapi - Mercado Audiovisual do Norte’ podem ser adquiridas nas redes sociais oficiais do evento no Facebook (/matapimercadoaudiovisual) e no Instagram (@matapimercadoaudiovisual).

Confira abaixo tudo o que rolou na programação de sexta-feira (29/11):

9h às 18h - Clínicas Jurídicas com Thaís Sales e Diego Medeiros, na sala Rio Tapajós;

9h às 12h30 - Consultorias de empreendedorismo em plano de negócios e financeiro, no estande Sebrae;

9h às 18h - Rodada de Negócios, na sala Rio Tapajós;

9h às 18h - Consultoria de projetos de ficção e documentários com potencial de acesso ao mercado internacional com Sandino Saravia, Rachel Daisy Ellis e Luis González Zaffaroni (DocMontevideo/DocSP), na sala Rio Madeira;

10h às 11h - Painel ‘O mercado de games na região Norte: case Petit Fabrik’ com Olímpio Neto (Petit Fabrik), na sala Rio Negro;

11h20 às 12h30 - Mesa ‘O mercado audiovisual e o lugar das associações e entidades nacionais: produtores como agentes protagônicos da política pública’ com Jorane Castro (CONNE) e Larissa Fulana de Tal (Apan), na sala Rio Negro. A mediação será feita por Vânia Lima (Bravi);

14h às 15h - Painel ‘Gestão de empresas criativas: planos de negócios para produtoras audiovisuais’ com Daniel Azevedo (Sebrae-AM), na sala Rio Negro;

15h20 às 17h - Mesa ‘Distribuição de impacto: o desafio da construção de audiências e da potência do cinema como ferramenta de transformação social’ com Rossana Giesteira (Giros Filmes) e Luis González Zaffaroni, na sala Rio Negro. A mesa, realizada em parceria com a Videocamp, terá mediação de Rodrigo Antonio (Matapi);

17h20 às 19h - Mesa ‘A visão das distribuidoras na formação e ampliação de públicos’ com Paula Gomes (Olhar Distribuição) e Ibirá Machado (Descoloniza Filmes) e mediação de Carol Misorelli (Taturana Mobilização), na sala Rio Negro.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.