Publicidade
Entretenimento
BELEZA

Rodrigo Nakamura da Deva Curl fala sobre corte, tratamento e pintura para os cabelos

Rodrigo esteve recentemente na cidade para ministrar o curso de 'Cortes, tratamento e pintura para cabelos cacheados' 26/03/2017 às 11:00
Show vida0426 70f
Cleice Costa com Rodrigo Nakamura, durante o curso de corte e tratamento para cachos. Foto: Divulgação
Mayrlla Motta Manaus (AM)

Os cabelos cacheados merecem um cuidado especial.  Nas mãos do cabeleireiro Rodrigo Nakamura da Deva Curl, os cachos ganham um tratamento diferenciado. Com as técnicas da “Arquitetura dos Cachos” e “Pintura é Arte”, as madeixas são valorizadas de acordo com a forma e ainda trazem uma luz a mais para os traços do rosto feminino. 

Rodrigo esteve recentemente na cidade para ministrar o curso de “Cortes, tratamento e pintura para cabelos cacheados”. Ele conta que teve a oportunidade de passear pelo Centro de Manaus, o que o permitiu observar a quantidade de encaracoladas residentes na capital. 

Sobre o corte de cabelo Deva, Nakamura explica que ele é feito com o cabelo seco, e não molhado. “Na arquitetura dos cachos fazemos o corte modelando juntamente com o rosto da pessoa e com o tipo de cacho ela tem. Durante o corte, o profissional não pode esticar o cacho, pois toda vez que você o estica, ele muda a forma. Por isso chamamos a técnica de arquitetura dos cachos”, explicou.

Segundo o expert em cabelos cacheados, o corte pode ser feito em qualquer tipo de cabelo cacheado. “O corte é o mesmo para todos os tipos de cachos. O que pode mudar é a angulação. Por exemplo, se o cabelo for bem encaracolado ou crespo, na parte superior da cabeça você não pode trabalhar muito, se não ele enrola demais e achata”, acrescenta.

Para o Rodrigo, os ensinamentos dele passados para os profissionais da cidade amplia a possibilidade das cacheadas escolherem profissionais capacitados para atendê-las.  “Mas o corte é o que eu falo aos meus alunos: vocês não aprenderam a fazer um corte de cabelo, aprenderam sobre o que acontece com cada movimento que se faz com as mãos”, define. 

Outra técnica apresentada por Nakamura foi a Pintura é Arte. “Essa é uma técnica de fazer mechas, aonde você vai colocando as cores no cacho que quer. Nela você tem a liberdade de criar cores para sua cliente, quantidade de cores e iluminar o rosto dela, de acordo com o que você quer fazer”, disse.

De acordo com ele, a pintura é feita com uma ferramenta trazida dos Estados Unidos. “Nela não usamos papel e nem alumínio. Você usa simplesmente a sua arte com as mãos livres”, opina.

+ Dicas 

Como o clima da capital amazonense é bem úmido os cabelos precisam estar bastante hidratados. Para isso, o expert recomenda às manauaras utilizarem a máscara da Deva Curl Heaven in hair. “Quando o cabelo não encontra água no ar isso ocasiona o frizz. Essa máscara é ideal, pois contem manteiga para manter a cutícula do cabelo hidratada. Pode ser usada durante 10 dias”, orientou.

Universo das cacheadas

Um local totalmente reservado para os cabelos encaracolados. Essa é a proposta do salão Universo Cacheado. Criado para cuidar dos cachos naturais, sem transformações químicas, o espaço administrado por Cleice Costa está fazendo a diferença nas madeixas das mulheres desde fevereiro. “Eu atendo em Manaus desde 2005. Antes os atendimentos eram feitos em domicílio”, conta ela. 

No local, situado no Mini shopping do bairro Coroado, são oferecidos serviços como: ritual Deva Curl, tratamentos profundo para todo grau de curvatura; Ritual Kahnoa, reconstrução hidratante para clientes em transição capilar; ritual Wave protein, para cabelos quimicamente danificados por tintura, descoloração, relaxamento, alisamentos em geral; e o ritual Nutri Wave, umectação com blend de óleos essenciais vegetais.

A proprietária do espaço foi uma das alunas do curso ministrado por Rodrigo Nakamura. Segundo ela, mesmo sendo uma profissional atuante na área há bastante tempo, ela foi surpreendida com os ensinamentos. “Aprendi técnicas de pintura ao ar livre com a ferramenta combrush que não desestrutura os cachos. Com isso podemos resolver um dos principais problemas enfrentados pelos cachos no ato da pintura: a perda da forma anelada, geralmente ocasionado pelas técnicas de pintura utilizadas em salões comuns”, disse ela. “Era o item que faltava no meu currículo, pois muitas cacheadas de Manaus me procuravam almejando um Blond Curl perfeito”, finaliza.

Publicidade
Publicidade