Publicidade
Entretenimento
Vida

Romance ‘Órfãos do Eldorado’, de Milton Hatoum, começa a ser filmado

Escritor amazonense fala sobre a adaptação de seu romance para as telonas 15/08/2013 às 09:58
Show 1
Longa terá filmagens em Belém e em Manaus
Rafael Seixas ---

Milton Hatoum certamente é o escritor amazonense com maior prestígio nacional e internacional. Não é à toa que, por muitos críticos literários, o romancista foi chamado de “aquele que coleciona prêmios”. Em entrevista exclusiva, ele falou do novo projeto e da adaptação de seu livro “Órfãos do Eldorado” para o cinema. A obra cinematográfica, que marca a estreia de Guilherme Coelho como cineasta, terá Manaus como uma das locações e será estrelada pelos atores Daniel de Oliveira e Dira Paes.

“Não li o roteiro, mas acho que vai ficar muito bom. É o primeiro longa do Guilherme Coelho, gosto dos documentários produzidos por ele. ‘Órfãos do Eldorado’ dediquei para minha mãe, é um livro importante para mim, todos são, mas esse e o ‘Relato de um certo oriente’ eu tenho um certo envolvimento quase passional. A Dira e Daniel são dois atores ótimos”, declarou Milton Hatoum, que hoje se encontra em Belém acompanhando as filmagens – ele ficará na capital do Pará quatro dias.

Segundo ele, o motivo de ainda não ter lido o roteiro é que não gosta de interferir neste processo de construção. “O filme usa outra linguagem. Só espero que ele guarde a essência da história. Gostei dos documentários do Coelho e de seu olhar sobre o romance. Ele se envolve com a história, gosta muito da obra e tem algo a dizer sobre isso visualmente. O interesse dele por essa obra sempre foi grande”, disse o romancista, complementando que o leitor não pode assistir ao longa-metragem com a mesma expectativa que leu o livro.

Participação do escritor

Um fato inusitado do filme é que ele contará com a participação de Hatoum como ator. É uma participação breve, com 20 segundos de duração, onde interpretará, de acordo com o próprio, um pescador de tucunaré. “Vou lembrar de quando ia pescar com meu amigo Paulo Ney Avelino, com 15 anos de idade. Naquele tempo, talvez fossemos mais pobres e felizes. A minha esperança é que na edição eles cortem esta cena (risos)”.

Próximas adaptações

Na última entrevista concedida ao jornal A CRÍTICA, em maio deste ano, Hatoum enumerou seus outros títulos que serão adaptados para o cinema e TV: “Dois irmãos” (série para a TV Globo), “A deusa do comandante”, conto de “A cidade ilhada”, que será adaptado pelo cineasta Sérgio Machado; e “Relato de um certo oriente”, que será feito pelo diretor Marcelo Gomes.

“O contrato de ‘Dois irmãos’ foi renovado com a TV Globo e parece que a série será filmada ano que vem em Manaus. Ainda estão fazendo os roteiros dos livros ‘Relato de um certo oriente’ e ‘A deusa do comandante’. Vou ajudar no roteiro de ‘A deusa do comandante’, mas esses projetos de cinema irão demorar um pouco. Tudo no cinema e na literatura demora, são ritmos diferentes”, explicou o escritor.

Crônicas

Em sua próxima vinda até Manaus, provavelmente este ano, Hatoum pretende lançar “Um solitário à espreita” (Editora Companhia das Letras, selo Companhia de Bolso), obra que traz uma seleção de suas crônicas feitas nos últimos dez anos. A maioria dos textos foram publicados no “Caderno 2”, do jornal “O Estado de S.Paulo”. Ao encerrar a entrevista, o romancista adiantou ainda que “Cinzas do Norte”, “Dois irmãos” e “Relato de um certo oriente” serão traduzidos, respectivamente, para o dinamarquês, tcheco e árabe.

Ficha

‘Órfãos do Eldorado’

Em Desenvolvimento, Ficção, 35mm, 120’, Brasil

De volta à sua cidade de infância, Arminto apaixona-se por uma mulher esquiva, que todos dizem querer morar numa cidade submersa. Na busca por esse amor inalcançável, ele se desfaz do patrimônio de sua família e de sua razão, enquanto se aproxima do universo mítico amazônico – transformando sua própria vida em fábula e tragédia.

Direção

Guilherme Coelho. Baseado no mais recente romance do escritor brasileiro Milton Hatoum, “Órfãos do Eldorado” é uma história de amor, obsessão e enlouquecimento de um homem na Amazônia.

Empresa produtora Matizar

Roteiro

Guilherme Coelho, Hilton Lacerda e Aline Portugal

Produção

Marcello Maia, Mariana Ferraz, Maurício Andrade Ramos e Tatiana Leite

Elenco

Daniel Oliveira e Dira Paes

Publicidade
Publicidade