Publicidade
Entretenimento
Vida

Rosto versátil: óculos dão tom diferente aos looks

Viciados em armações revelam seus modelos preferidos 10/05/2013 às 08:39
Show 1
A coleção de David Negreiros conta com 22 modelos (10 de sol e 12 de grau) e reúne marcas como Ray-Ban, Herchcovitch, Gucci, Calvin Klein e Chilli Beans.
Rosiel Mendonça Manaus, AM

Cada vez mais, os óculos têm assumido um papel de destaque no conjunto de acessórios usados tanto por homens quanto por mulheres. Multicoloridas ou sóbrias, populares ou de grifes mundialmente conhecidas, as armações de sol e de grau se tornaram um verdadeiro vício fashion. O professor de inglês David Negreiros é um dos que usam os óculos como elementos importantes na composição do look do dia.

A coleção dele conta com 22 modelos (10 de sol e 12 de grau) e reúne marcas como Ray-Ban, Herchcovitch, Gucci, Calvin Klein e Chilli Beans. “Essa mania começou quando eu passei a usar óculos, aos 15 anos, por conta do meu problema de miopia e astigmatismo. No começo, eu usava só um modelo, e as pessoas me achavam muito diferente sem óculos, por isso comecei a comprar outras armações para não ficar muito repetitivo”, disse ele, que tem pares específicos para a balada, trabalho e reuniões com amigos.

Apesar disso, Negreiros não se apega às marcas – cores e design contam mais na hora de escolher um novo item para a coleção. “Toda vez que viajo compro uma armação diferente. As últimas foram compradas em Amsterdã e na França”. Sua joia é um Ray-Ban comprado em Londres, mas o preferido é um modelo de sol da mesma marca achado por cinco euros.

Sem ciúmes

Proibida pelo oftalmologista de usar lentes de contato, a administradora Marianna Rebelo gosta de ter vários tipos de óculos à disposição na hora de montar o look.

“Dependendo do lugar para onde vou, posso colocar um modelo mais fashion e colorido ou um mais discreto”. Hoje, aos 28 anos, Marianna diz que o vício esfriou um pouco – a coleção congelou em cerca de 50 armações. “Antigamente, trazia cinco ou seis novos pares de uma viagem. Agora, compro mais para minhas filhas. Não compro aqui porque tenho pena do meu bolso”.

A administradora garante: na roupa pode até ser básica, mas no quesito acessórios ela quer ser diferente, e os óculos não escapam a essa regra. As inspirações vão desde os modelos usados pela cantora Adele até os que apareciam emoldurando o rosto de Jackie Kennedy. Marianna também não é nada ciumenta com sua coleção, que inclui um Baroque de grau, da Prada, e armações Balengiaca e Chloé (os seus xodós).

Vantagem

“Uso óculos de grau desde os oito anos de idade, então acabo enjoando um pouco de estar sempre com a mesma ‘cara’. Ando até incomodada porque estou usando a mesma armação [um Ray-Ban] para trabalhar e para sair... é uma questão de vaidade”, contou a professora aposentada Ana Alcídia, que já chegou a se revezar entre quatro modelos.

Ela também tentou usar lentes de contato, mas não se adaptou. “Variar a armação é uma forma de mudar um pouco o rosto, uma vantagem que as pessoas que usam lentes não têm”, opinou.

Opinião de quem entende

O brasileiro já considera os óculos como acessórios de moda indispensáveis. Quem confirma isso é o criador da hypada Chilli Beans, Caito Maia. “Temos dez lançamentos semanais e trabalhamos com foco no cliente que troca de óculos como quem troca de roupa. Assim ele tem a possibilidade de mudar de acordo com o look do dia, com o humor”.


Exemplo de quem investiu nisso, a Chilli Beans tem a meta de ser uma marca global, com mil pontos de venda até o fim de 2016. Mas, por incrível que pareça, o vício do seu criador é outro. “Adoro óculos, mas tenho mais relógios. Aí já são mais de 200!”.

Eles também adoram

Lady Gaga

De grau ou de sol, a diva pop coleciona todos eles, especialmente os excêntricos.

Elton John

O cantor e compositor inglês combina a cor das armações com a da roupa.Britto Jr.O apresentador do Programa da Tarde tem mais de 100 pares na coleção.Jô Soares“A natureza não sabia que íamos usar óculos, mas fez nossas orelhas”.Marília GabrielaA apresentadora é tão apaixonada que lançou sua própria linha.


Publicidade
Publicidade