Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Vida

Roteiro cultural movimenta a cena paulistana

A capital paulista reafirma-se como epicentro da cultura no País, com exposições, peças teatrais, shows e musicais



1.jpg Nesta temporada, três grandes exposições destacam-se no circuito das artes
28/07/2013 às 16:42

Conhecida como destino de negócios no Brasil, por sediar eventos durante todo o ano e ainda pelo circuito gastronômico, a cidade de São Paulo se reafirma como meca do turismo cultural no Brasil com uma série de exposições, peças teatrais, shows nacionais e internacionais, além de despontar com os musicais.

Nesta temporada, três grandes exposições destacam-se no circuito das artes: a que enfoca o Renascimento, no Centro Cultural Banco do Brasil; “Transit”, no Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera, e a do pintor e gravurista Lucian Freud, no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até 23 de setembro, a mostra inédita “Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas” apresenta um panorama do florescimento cultural dos séculos 15 e 16 com obras de mestres como Rafael, Ticiano, Tintoretto e até mesmo Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Já a mostra “Transit_São Paulo” conta com gravuras, instalações, pinturas, fotografias, esculturas e vídeos de 19 artistas vindos de oito diferentes países africanos, além de um americano e dois europeus. A seleção traz obras recentes e outras históricas que representam a diversa e rica produção contemporânea africana.

No Masp, a procura é grande pela exposição de Lucian Freud (1922-2011), também conhecido como o neto do pai da psicanálise. Representando o maior número de obras da exposição, 44 gravuras mostram dois períodos de sua produção: o início na juventude, durante a década de 1940, e a produção mais recente, na primeira década deste século. É destaque deste período a tela “Jovem com flores” e também os nus femininos e masculinos. Mas, o que também chama atenção é a mostra paralela de fotos de David Dawson, assistente de Lucian, que registrou, em fotos, momentos do pintor em ação.


Mais exposições

Entre vários museus, galerias e centros culturais espalhados pela cidade, destacam-se, ainda, uma retrospectiva de Waldemar Cordeiro, no espaço Itaú Cultural; mostra da pintora Lucy Citti Ferreira, aluna de Lasar Segall, na Pinacoteca de São Paulo, que também expõe em outra mostra 400 retratos de Santa Fabíola – as imagens são inspiradas na pintura do artista francês Jean-Jacques Henner e foram encontradas por Francis Alÿs em mercados populares, antiquários e coleções particulares na Europa e Américas.

A trajetória da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch pode ser vista na Galeria Olido enquanto a exposição de esculturas, desenhos e instalações do designer nipo-americano Isamu Noguchi (1904-1988) ocupa espaço no Instituto Tomie Ohtake. Em outro segmento, destacam-se a exposição sobre o escritor Rubem Braga, no Museu da Língua Portuguesa; e “O Imaginário do Rei - Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga”, que refaz a carreira do artista pernambucano entre vídeos, instalações e fotos, na Oca do Ibirapuera, até 15 de setembro.

Destaque

Para 2014 São Paulo anuncia aquela que deverá ser a grande atração do primeiro semestre: a mostra, no Museu da Imagem e do Som, que vai abrigar retrospectiva da carreira do músico britânico David Bowie; agora em agosto, o Sesc Pompeia recebe a terceira edição do festival de música Jazz na Fábrica, com uma seleta de músicos nacionais e internacionais do gênero.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.