Publicidade
Entretenimento
ARTES PLÁSTICAS

Rui Machado faz leitura apaixonada da Amazônia em nova exposição de telas

Artista plástico inaugurou trabalho inédito com temática indígena e de preservação ambiental na galeria Dell Anno, no Adrianópolis 21/02/2017 às 05:00
Show unnamed
Foto: Divulgação
Vinicius Leal Manaus (AM)

“É preciso cuidar do que se ama. É fundamental preservar a existência de tudo ao nosso redor”. Com esse recado de preservação ambiental que o artista plástico amazonense Rui Machado assina a sua nova exposição de telas, VERDEMAIS, inaugurada no dia 2 de fevereiro em Manaus e que fica aberta ao público até abril deste ano, na galeria Dell Anno, no Adrianópolis.

A exposição, composta por dez telas pintadas em acrílico, traz figuras, texturas e símbolos que remetem à fauna e à flora amazônica, e também à cultura indígena e dos povos da floresta. “Eu faço uma leitura apaixonada na divulgação, na preservação e na defesa da Amazônia. A Amazônia com uma leitura diferente, uma leitura universal”, explica o artista.

A mostra, segundo Machado, é uma continuidade do que ele vem produzindo há cerca de 20 anos sobre o tema Amazônia. “Elaborei os quadros para a inauguração da galeria, mas é uma continuidade do que eu venho fazendo. Esta nova série foi criada especialmente para a inauguração da galeria, que numa atitude inovadora do Grupo Dell Anno resolveu incentivar a arte e a cultura da cidade de Manaus”, disse.

Cada tela de VERDEMAIS possui 100 por 50 centímetros, e a união de cada dois quadros forma uma única imagem, como explica o próprio Rui Machado. “Os dez trabalhos estão dentro de um contexto decorativo e de preservação, e acabam por se transformar em cinco imagens. Mas os quadros podem ser adquiridos e utilizados separadamente”, disse.

Foram seis meses de pesquisa e elaboração das telas, usando tinta acrílica. “Além da estética, da beleza e do cuidado como um todo, eu gosto de fazer com que as pessoas também possam refletir sobre o momento atual que vivemos, sobre tudo que existe ao nosso redor”, ressaltou Rui.

A exposição fica aberta até abril na galeria Dell Ano, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga av. Recife), 1296, bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus. As visitações podem ser feitas de segunda à sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 12h. A entrada é gratuita.

Rui Machado é um artista plástico, poeta e compositor amazonense com mais de 30 anos de carreira, com trabalhos premiados em exposições individuais e coletivas em galerias e institutos de Manaus, Belém, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. As mais recentes obras dele ganharam espaço durante o Art ICBEU 60th, em 2016, e Sabor e Arte, no Pátio Gourmet.

Serviço

O quê: exposição VERDEMAIS, do artista plástico Rui Machado
Quando: 2 de fevereiro a abril de 2017, de segunda à sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 12h
Onde: Galeria Dell Anno, na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga av. Recife), 1296, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus
Quanto: gratuito

Publicidade
Publicidade