Publicidade
Entretenimento
Vida

Sabor natural: confira um top dez de frutas que matam a fome

Estudo apresenta quais delícias saudáveis ajudam a diminuir e a controlar o apetite. Exemplos são a banada e o melão 16/11/2014 às 16:44
Show 1
Não se deve substituir uma refeição completa por uma dessas frutas, mas colocá-las como opção de lanche
Rafael Seixas Manaus (AM)

É difícil encontrar alguém que esteja em paz com a balança. Muitas pessoas buscam dietas milagrosas, métodos para comer menos e até investem em crenças populares. Mas quando o assunto é emagrecer, milagres não existem. Contudo, sempre há uma luz no fim do túnel. Incluir alguns alimentos saudáveis no seu dia a dia pode ajudar nessa tarefa.

É o caso de algumas frutas que, por terem um número expressivo de fibras, causam a sensação de saciedade e diminuem o apetite. A professora Katia Cristina Andrade, do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, em entrevista ao caderno VIDA & ESTILO, listou, por meio de uma pesquisa, as dez melhores frutas para controlar a fome.

Encabeçando a lista está a banana que, segundo a profissional, além de possuir muitas fibras, aumenta a produção de serotonina. “A banana promove o que outra fruta não faz que é a liberação de serotonina, resultando nessa sensação de bem-estar”, explica. 

“A gente elencou as frutas conforme algumas de suas propriedades. A banana é a primeira porque tem a característica de gerar essa sensação de bem-estar. Quando a gente busca um alimento não é só para nos saciar. A banana tem essa capacidade, digamos, de nos deixar mais felizes”, acrescentou.

A professora disse que a maioria das frutas possui o teor de fibra alto, mas que no estudo foram divididas em duas classes: as que não possuem e possuem fibras alimentares solúveis. “A solúvel forma um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, proporcionando essa saciedade. Ela faz que a nossa digestão e movimentos gástricos sejam mais lentos e com isso a gente fique saciado com mais facilidade”. 

Nessa tarefa é de fundamental importância o papel da mastigação. Segundo a nutricionista, é importante saber que a sensação de saciedade proporcionada por esses alimentos é, em parte, causada por este processo. Ou seja, fazer um suco pode comprometer esse benefício. A dica é comer a fruta natural mesmo, sempre entre as refeições e em quantidade moderada. 

O recomendado é comer entre duas e três porções de frutas por dia, em horários alternados. “Uma fatia de melancia, melão ou outras frutas grandes é o equivalente a uma porção. Já frutas pequenas, como banana ou pera, uma unidade é o suficiente”, declarou a pesquisadora.

Dicas

1 – Banana: Além de possuir muitas fibras, ela aumenta a liberação de serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar, no sangue.

2 – Melão: A hidratação é um dos grandes benefícios dessa fruta, já que ela possui grande quantidade de água. O melão também ajuda a desintoxicar o corpo, pois tem efeito diurético.

3 – Kiwi: Evita a prisão de ventre e outros problemas intestinais. O kiwi também contém enzimas que auxiliam a digestão das refeições.

4 – Melancia: Assim como o melão, a hidratação é um dos diferenciais da melancia. Graças ao potássio que possui, a fruta participa do equilíbrio hídrico do corpo. Por este motivo, ela ajuda a eliminar água em excesso e estimula os rins a trabalharem melhor, previnindo assim a retenção de líquidos.

5 – Mexerica: A mexerica cítrica é rica em vitamina C, que, entre outros benefícios, protege o sistema imunológico, e potássio. Ela ainda possui um componente antioxidante que controla e impede a elevação do colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares.

6 – Laranja: Bastante conhecida por ser uma fonte de vitamina C, a laranja também ajuda na formação do colágeno, favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência às infecções.

7 – PeraÉ uma ótima fonte de boro, um mineral que ajuda o corpo a reter cálcio e, dessa maneira, é grande aliada na prevenção da osteoporose.

8 – Manga: Por ser uma fonte de vitamina A e de betacaroteno, a manga ajuda no rejuvenescimento da pele, proporcionando brilho a ela.

9 – Frutas secas (ameixa, damasco, uva passa): As frutas secas devem ser consumidas antes dos exercícios físicos, pois são ótimas fontes de energia.

10 – Oleaginosas (castanhas, amêndoas): As oleaginosas ajudam a diminuir o risco de doença cardíaca, já que ajudam a reduzir o nível de colesterol do sangue.

Publicidade
Publicidade