Publicidade
Entretenimento
Beleza

Hair stylist dá dicas de como esculpir os cabelos crespos

A técnica de esculpir cabelos crespos, de acordo com a hair stylist Cecy Procópio consiste em analisar os fios e dar a eles o tratamento de uma escultura 16/10/2016 às 05:00
Show dsc 0599
Na modelo, Cecy utilizou um mix de tons dourados, avermelhados e acobreados (Cecy Procópio/Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Cabelos crespos mantém um aparente mistério quanto aos cuidados ideais. Mas com a queda da ditadura dos lisos e o desejo das mulheres – antes reféns de alisamentos – de reconhecer sua identidade diante do espelho, muitas descobriram que não há limites quanto aos tipos de penteados. Uma tendência para os crespos é esculpí-los, de modo a mostrar que um cabelo crespo tem tantas possibilidades quanto qualquer outro.

A técnica de esculpir cabelos crespos, de acordo com a hair stylist Cecy Procópio consiste em analisar os fios e dar a eles o tratamento de uma escultura. “Sou a favor de valorizarmos a expressão das pessoas”, declara ela. “Uma pessoa crespa chega ao salão dizendo que o sonho é ter uma franja. Ela acha que nunca vai poder ter uma franja, mas a gente tenta fazer a franja dentro do que ela quer e do que o cabelo dela é”, complementa.

Para fazer uma franja em cabelos crespos, por exemplo, o primeiro passo a fazer é soltá-lo por completo. “Para podermos analisar o tamanho do cabelo. Se cortamos 1 cm de cabelo em outro tipo de cabelo, no crespo cortamos 2 cm, porque quando ele secar, vai mudar. A franja é feita esculpida mesmo. Primeiro liberamos os cabelos, desfazemos os cachos e vamos moldando, como numa escultura”, pondera Procópio.

Ilusão de tamanho

Segundo Cecy, a preocupação fundamental é essa: deixar o cabelo num tamanho maior do que você está se propondo. “Quando você corta uma franja em um cabelo seco, tem que usar técnicas para, quando lavar e secar, ele ficar exatamente do tamanho que você quer quando ele estiver seco”, diz ela. Na lista de produtos para dar sustentação ao formato e comprimento dos cabelos, Cecy aponta os cremes de limpeza, que podem substituir shampoos e condicionadores, limpando e hidratando os fios.

“A pessoa pode aplicar o produto, deixar secar e esticar o cabelo num efeito ‘black power’. Mas tem pessoas que querem cachos mais modelados, então é outro processo”, diz ela. Para conferir o tal peso natural aos fios, Cecy indica produtos a base de óleos, como o de castanha, argan e abacate. “Mas se seus fios forem finos, o tratamento é diferente”, aponta, listando os finalizadores livres de óleo com as melhores apostas. “Se você usar shampoo com muito óleo em um cabelo crespo e fino, ele resseca mais”, lembra.

Destaque

Os cabelos crespos podem ter várias nuances de cores misturadas, para proporcionar camadas de tons, aponta Cecy. Para as negras de cabelo crespo, Procópio indica criar reflexos nos fios com os tons dourado, avermelhado e acobreado. Numa pessoa parda com fios crespos, ela indica iluminar a pele com pontos de luz, mas escuros, para não “amarelar” a pele. Em pessoas de cabelo crespo e pele clara, usar nuances de loiro escuro acobreado.

Publicidade
Publicidade