Publicidade
Entretenimento
Vida

Saiba onde encontrar os mais gostosos sabores juninos

À parte dos supermercados e arraiais, veja onde encontrar as delícias típicas da época  19/06/2015 às 09:50
Show 1
Um dos pratos indispensáveis durante o período junino é o tacacá
LOYANA CAMELO ---

Não há como negar que alguns sabores têm tudo a ver com as comemorações dessa época do ano. A lista é grande: paçoca, cuscuz, arroz doce, cachorro-quente, tacacá, bolos, receitas com milho e banana frita e por aí vai. Como essas delícias são super inspiradoras, nada mais justo que a gastronomia junina ficasse cada vez mais abrangente a ponto de oferecê-las em outras apresentações. Confira alguns locais, à parte dos supermercados e arraiais, onde é possível encontrar os mais tradicionais sabores juninos nos mais variados formatos.

Paçoca

O doce é um dos mais amados pelos brasileiros e a “cara” das festas juninas. Uma alternativa refrescante são as paletas de paçoca, disponíveis em locais como a Los Gelados Paleteria (Rua Rio Branco, nº 260, Vieiralves) onde inclusive há a versão diet; na Hermanos Paleteros (Rua Rio Javari, nº 680, Vieiralves / Shopping Sumaúma / ); na Gusta + Paleteria (acesse o http://gustamaispaleteria.com.br/ para o endereço das lojas) e na La Gabyzita Paletas Mexicanas (Avenida Umberto Calderaro Filho, Nº 992 / Rua Fortaleza, Shopping Adrianópolis).

Bolos caseiros

O bolo é outro protagonista no cardápio junino, em especial, aquele cuja receita transporta para a infância. Na recém-inaugurada Sonho de Bolo (Rua Via Láctea, nº 9, Morada do Sol) há uma infinidade destes que carregam os sabores típicos: milho, macaxeira, fubá, castanha do pará, chocolate, mesclado e muito mais. Outro exemplo é o Bolo da Vovó Tereza (Loja 1- Rua Barão do Rio Branco, Parque das Laranjeiras / Loja 2- Parque Dez, ao lado da Pão de Mel), cujo menu inclui, além dos sabores mais tradicionais, variações diferenciadas como o bolo de fubá com recheio de goiabada, o bolo de milho cremoso e o bolo de arroz com requeijão cremoso.

Banana frita

Ingrediente base de várias delícias juninas, a banana frita pode ser consumida apenas com banana e açúcar, como na cafeteria Café com Leite (Rua João Valério, nº 747 - Vieiralves), onde também é possível encontrar outras comidinhas da época com toque regional, como o cuscuz, o cachorro-quente e variadas tapiocas. A food bike Sorelle (@sorelle.manaus), que trabalha com tortas geladas no pote (de 220g) traz a opção de torta de banana frita.

Tacacá

Na parte das receitas salgadas, são incontáveis os quitutes juninos típicos. O tacacá, no entanto, é ainda mais especial por ser originário da Amazônia. Para não deixar junho passar em branco sem degustá-lo, boas opções são a Tacacaria Parintins (CSU do Pq 10), Tacacaria Amazônia (Praça de alimentação do Parque das Laranjeiras) e o Tacacá da Gisela (Largo São Sebastião). Bom apetite!Divulgação

Sugestões

Brincadeiras - Para entreter todos os convidados o ideal é apostar em algumas brincadeiras típicas da festança. Por exemplo, a corrida de saco e o correio elegante, ou até mesmo um concurso de fantasia caipira mais bonita deixarão todos no clima. É bacana também realizar uma corrida do ovo na colher ou até uma quadrilha com o famoso casamento na roça.

Músicas - A trilha sonora deve conter músicas que combinem com o clima junino. Uma boa sugestão é apostar no sertanejo, vale desde as músicas de raiz até um repertório universitário para colocar a turma para dançar;

Bebidas - Aposte nas tradicionais: quentão e vinho quente, por exemplo.

Decoração - A decoração deve ter uma mesa principal coberta, preferencialmente, por uma toalha xadrez ou por uma toalha de retalhos. Outra opção bacana é utilizar chapéus de palha na apresentação de alguns pratos, dando um charme todo especial à mesa. Coloque balões decorativos, barraquinhas e outros elementos típicos, tornando o visual bastante junino. As bandeirinhas também não podem faltar na decoração;

Trajes - Para o dia da festa, o jeito é encarnar o personagem da roça e se divertir. Tire aquela camisa xadrez do armário, aposte em uma calça rasgada – ou enfeite sua calça com retalhos costurados por cima do tecido, além de lenços e chapéu de palha. A ocasião merece muitas estampas coloridas.

Publicidade
Publicidade