Publicidade
Entretenimento
Estilo

Sandra Fóz revela dicas para causar boa impressão em jantares e recepções

Para montar uma mesa caprichada, ela destaca que é necessário observar alguns detalhes importantes como: a escolha das louças 05/06/2016 às 21:53 - Atualizado em 06/06/2016 às 18:17
Show 1090105
Atualmente em alta, o serviço de aluguel de louças e pratarias de luxo são uma boa opção, segundo a especialista, para quem vai promover um jantar fino ou um almoço importante. (Victor Almeida e Alan Brugier /Divulgação) 
Lucy Rodrigues Manaus (AM)

Desde a infância, quando observava os jantares impecáveis promovidos pela mãe na casa da família, a empresária e decoradora Sandra Fóz alimentava uma paixão pela decoração de mesas e a arte de bem receber. Esse encantamento foi crescendo com ela, tanto que inspirou o trabalho e virou livro: “Decor Tables”, lançado recentemente pela editora Magu. Em entrevista ao A CRÍTICA, ela revela algumas das dicas listadas na publicação para causar uma ótima impressão em jantares e recepções. 

“Ainda menina comecei a gostar de mesas, louças, talheres, toalhas...Minha mãe promovia jantares inesquecíveis, por isso a arte do bem receber sempre fez parte de minha vida”, reafirma. 

Para montar uma mesa caprichada, ela destaca que é necessário observar alguns detalhes importantes. “Em primeiro lugar o que chama minha atenção em uma mesa são as louças. Elas fazem muita diferença, considero a parte principal. A partir delas é que você vai escolher a toalha, os talheres, os copos. A louça é o ponto de partida. A temática também é fundamental na hora de montar uma mesa, já que determina detalhes importantes. Por exemplo, a mesa Claude Monet, que apresento no livro é toda guiada pelas cores que têm relação com a obra do artista francês”, ensina.

Aluguel de louças

Atualmente em alta, o serviço de aluguel de louças e pratarias de luxo são uma boa opção, segundo a especialista, para quem vai promover um jantar fino ou um almoço importante, mas não é indispensável. 

“Acho que é possível montar uma mesa linda e criativa com as coisas que você tem. Por exemplo, caso more em uma casa é possível pegar flores do jardim e montar um vaso para o centro da mesa - uma sopeira pode ser usada como vaso. Não é preciso ter coisas cinematográficas. Além disso, é muito importante usar e dosar as cores, que dão muita vida para uma mesa”, indica. 

Livro

Decor Tables é dividido em sete seções e, além da apresentação e de um breve histórico sobre a profissional, apresenta mesas de exposição, mesas de arte e mesas de fim de ano e imagens das coleções de Sandra. São composições feitas com os mais finos e exclusivos cristais, porcelanas, cerâmicas, pratarias, móveis, enfeites e acessórios.

Na seção intitulada “A Arte de Receber Bem”, Sandra divide com os seus leitores toda sua experiência de vida, marcada por viagens ao redor do mundo, cursos, visitas a museus e, claro, a presença e a organização de inúmeros jantares requintados, apresentando de forma direta dicas úteis e simples, que fazem toda a diferença em qualquer tipo de 
evento.

“Tenho várias referências, mas a criatividade, a imaginação e o coração estão acima de tudo. Usar a intuição é mais importante do que qualquer referência”, destaca.
Ela lista também 31 regras de etiqueta fundamentais para causar uma ótima impressão em jantares e recepções. Entre elas estão desde a importância de uma boa música de fundo, em um volume que não atrapalhe a conversa dos presentes, até a melhor maneira de enviar os convites para o encontro: no caso de jantares pequenos para os íntimos, um telefonema ou uma mensagem por SMS pode resolver; ocasiões mais formais pedem carta ou e-mail. O uso de um arranjo central, a preparação antecipada de bebidas e aperitivos e a diversidade dos convidados também são citados na publicação.
 
Sem dúvida, um bom guia para quem quer fazer bonito na hora de receber os amigos e familiares em torno da mesa.

Perfil

Sandra Foz  Formada em artes plásticas pela  FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), usa referências de sua infância e adolescência aliadas à paixão por arte, decoração, arquitetura, design e cultura brasileira para imprimir sua personalidade ao trabalho como decoradora. É também proprietária da distribuidora de cinema Paris Filmes e da Pousada do Sandi, em Paraty.

Ficha

Livro:  Décor Tables

Autora:  Sandra Fóz

Editora:  Magu Comunicação

Fotos: Victor Almeida e Alan Brugier

Páginas:  200 

Preço sugerido:  R$ 120

Publicidade
Publicidade